Questões sobre Princípios da Redação Oficial

Lista completa de Questões sobre Princípios da Redação Oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Qual a definição correta para um texto conciso?

    A) É o que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    B) É o que vai diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

    C) É o que apresenta a articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada.

    D) É o que apresenta a escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.

A redação oficial deve caracterizar-se pela, EXCETO:

    A) Clareza e precisão.

    B) Concisão.

    C) Informalidade.

    D) Impessoalidade.

A Redação Oficial é a forma correta adotada pelo Poder Público na redação de seus documentos. É baseada no Manual de redação da Presidência da República. A Redação Oficial segue alguns princípios. São princípios da Redação Oficial, exceto:

    A) Regionalização da linguagem.

    B) Impessoalidade.

    C) Nível de linguagem.

    D) Formalidade.

    E) Concisão.

A redação oficial é utilizada na produção de comunicações dos órgãos públicos. Sua finalidade básica é comunicar com objetividade e clareza. Para isso, faz uso da norma culta da Língua Portuguesa, dando ênfase a alguns atributos básicos. Analise as afirmativas abaixo que tratam desses atributos e indique as corretas:


I- Coesão é a capacidade de escrever textos em que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

II- Impessoalidade é a necessidade de se fazer uso sempre da terceira pessoa do singular, ao redigir qualquer texto oficial.

III- Formalidade refere-se ao uso da norma culta e à formalidade no tratamento, visando à uniformidade das comunicações oficiais.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) I e III, apenas.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a redação oficial tem por finalidade básica comunicar com objetividade e máxima clareza, para tanto existem os atributos da redação oficial. O atributo que, igualmente, é um princípio da administração pública, conforme consta o Art. 37, da Constituição Federal, é:

    A) Coesão.

    B) Coerência

    C) Objetividade.

    D) Impessoalidade.

    E) Clareza.

A redação oficial deve apresentar atributos que lhe permitam atender à sua finalidade básica, que é comunicar com objetividade e máxima clareza. Portanto, a redação oficial deve caracterizar-se por: clareza, precisão, objetividade, concisão, coesão, coerência, impessoalidade, formalidade, padronização e uso da norma padrão da língua portuguesa. Para que se redija um texto oficial, devemos observar algumas recomendações, sugestões ou dicas. Escolha abaixo a alternativa que não apresenta uma recomendação aceitável na redação oficial:

    A) Para a obtenção de clareza, sugere-se: não utilizar regionalismos e neologismos, pontuar adequadamente o texto, explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela.

    B) Para um texto com precisão, escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.

    C) Para obter um texto objetivo, vá diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

    D) A consulta ao dicionário e à gramática e? dispensável na redação de um bom texto.

“Utilizar palavras e expressões simples; usar frases curtas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; não utilizar regionalismos e neologismos; pontuar adequadamente o texto. ” Todas estas são ações a se aplicar para que seja respeitado ao atributo da redação oficial denominado:

    A) Clareza.

    B) Objetividade.

    C) Concisão.

    D) Coesão.

    E) Impessoalidade.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018, p.16-19.), a finalidade básica da redação oficial é comunicar-se com objetividade e com máxima clareza.
Sobre clareza, precisão, objetividade e concisão de todo texto oficial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Um texto conciso dispensa caracterizações, adjetivos, advérbios e subordinações excessivos. ( ) A objetividade do texto suprime a criatividade, as palavras e os detalhes fundamentais à sua compreensão. ( ) A ordem inversa das orações indica preciosismo da redação, requisito fundamental das comunicações públicas. ( ) Palavras e expressões em outro idioma são indispensáveis nos textos oficiais, que prezam pelo intercâmbio das comunicações.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) F, F, V, V.

    B) V, F, F, F.

    C) F, V, F, V.

    D) V, V, V, F.

Os servidores públicos produzem, cotidianamente, comunicações com objetivos diversos como estabelecer regras de conduta dos cidadãos, regular o funcionamento dos órgãos e instituições públicas ou mesmo para informar o público interno e externo por meio de expedientes oficiais.
Avalie as assertivas sobre os atributos necessários à redação oficial.
I – A clareza é um atributo fundamental, na medida em que é inconcebível que um texto oficial ou um ato normativo não seja compreendido pelos cidadãos por causa da forma como foi escrito e elaborado. II – A formalidade das comunicações refere-se ao uso do padrão culto da língua na sua produção, o que significa selecionar palavras rebuscadas e fazer uso de estilo literário para aumentar a qualidade do texto. III – A impessoalidade consiste na necessária isenção da interferência da individualidade de quem comunica, assim como deve prevalecer também o caráter impessoal do próprio assunto tratado nas comunicações. IV – A concisão refere-se à necessária economia de pensamento na elaboração das comunicações oficiais, o que consiste na redução do tamanho do texto mesmo que isso signifique a retirada de partes substanciais do texto.
Está correto apenas o que se afirma em

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) II, III e IV.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre características da redação oficial. ( ) Deve valer-se da impessoalidade. ( ) Pode fazer uso de regionalismos e jargões, respeitando o linguajar e a cultura local. ( ) Preza pela articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. ( ) Precisa usar o padrão culto da língua. ( ) As comunicações administrativas devem ser sempre formais, quer por meio de documentos eletrônicos ou impressos. ( ) As orações devem ser escritas sempre na ordem indireta, buscando sempre as intercalações. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • V • F • F • F

    B) V • F • V • V • V • F

    C) V • F • V • F • F • V

    D) V • F • F • F • V • V

    E) F • V • F • V • F • V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...