Questões sobre Princípios da Redação Oficial

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Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
Considerando as características de uma redação oficial, analise as afirmações a seguir:
I. O autor do texto é o responsável pela redação, por isso pode expor impressões pessoais sobre o conteúdo. II. Um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações sem eliminar informações fundamentais. III. Os textos feitos em meios eletrônicos, como e-mail, também precisam respeitar as regras de formalidade e formatação.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações CORRETAS.

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    D) Apenas a afirmativa III está correta.

Acerca dos fundamentos e técnicas de redação oficial, é correto afirmar que:

    A) O tratamento por meio de Doutor confere a formalidade desejada.

    B) O vocativo será sempre seguido de dois pontos.

    C) Os termos “Respeitosamente e Atenciosamente” são utilizados como fecho.

    D) O cabeçalho é utilizado apenas na segunda página do documento, justificado na área determinada pela formatação.

    E) Na grafia de datas em um documento oficial, o texto da data deve ser alinhado à margem esquerda.

Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) III apenas.

    B) II apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II e III.

A ambiguidade ocorre quando um enunciado pode ser tomado em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Leia os enunciados abaixo e identifique os que apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção.
I- Beatriz estudou muito para o concurso, e sua irmã também. II- Mãe e filha grávida morrem em acidente em Brasília. III- IV- Os sindicalistas obedeceram à decisão do juiz.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) I e IV.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e IV.

    D) II e III.

    E) I.

Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) III apenas.

    B) II apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II e III.

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) II e III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I, III e IV.

    E) IV.

Sabe-se que a redação oficial deve caracterizar-se por: I. Clareza e precisão; II. Objetividade; III. Concisão; IV. Coesão e coerência; V. Impessoalidade; VI. Formalidade e padronização; VII. Uso da norma padrão da Língua Portuguesa.
Considerando-se as características anteriormente citadas, leia um modelo que exemplifica uma nota que se trata de uma parte componente de um contrato hipotético de direito privado da administração.
“Nota – A referência a inexigibilidade de licitação só é aplicável nos casos em que presentes os requisitos que a configuram (Leixxxx/xx, art. xx, xx). Quando as necessidades de instalação ou localização não condicionarem a escolha do imóvel, a licitação será exigível, embora possa ser dispensada, desde que, mediante a devida justificação, a hipótese possa ser enquadrada entre as previstas no [...]”
Após a leitura anterior, é correto afirmar que NÃO foi(foram) observada(s), dentre as características citadas da redação oficial:

    A) VI.

    B) VII.

    C) I e II.

    D) V e VI.

    E) III e IV.

A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.

    A) Roubaram a mesa na qual eu costumava trabalhar.

    B) O Ministro comunicou a própria exoneração a seu secretariado.

    C) Durante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Marcelo no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.

    D) Meu pai foi embora da loja que vende sapato.

    E) Eu visitei uma igreja naquele país longínquo.

A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.

    A) Roubaram a mesa na qual eu costumava trabalhar.

    B) O Ministro comunicou a própria exoneração a seu secretariado.

    C) Durante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Marcelo no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.

    D) Meu pai foi embora da loja que vende sapato.

    E) Eu visitei uma igreja naquele país longínquo.

Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail. ( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação. ( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial. ( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial. ( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, V, F, V e F.

    B) V, V, F, V e V.

    C) V, V, V, F e F.

    D) V, V, V, F e V.

    E) F, F, V, V e V.

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