Questões de Relações Internacionais

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A estabilidade do sistema monetário internacional e das trocas comerciais entre os países eram objetivos fundamentais para o reordenamento das relações econômicas internacionais após a Segunda Guerra Mundial. Para isso, procurou-se determinar um sistema capaz de estabelecer o valor das moedas nacionais que se pautava em

  • A.

    taxas de câmbio flutuantes, obedecendo à dinâmica do mercado.

  • B.

    taxas de câmbio flutuantes, determinadas pela cotação do ouro no mercado internacional.

  • C.

    taxas de câmbio fixas e determinadas segundo quantidade específica e invariável de ouro.

  • D.

    taxas flutuantes em relação ao dólar norteamericano.

  • E.

    taxas de câmbio fixas, mas ajustáveis, em relação ao dólar norte-americano, que, por sua vez, teve seu valor determinado em uma quantidade fixa de ouro.

No Brasil, atribui-se o termo "mercado cambial" ao conjunto de instituições e normas com base no qual interagem agentes públicos e privados interessados na compra e venda de moedas e divisas estrangeiras. Entre os principais agentes autorizados a atuar diretamente nesse mercado, destacam- se:

  • A.

    indivíduos, operadores de câmbio, Tesouros, Bancos Centrais.

  • B.

    empresas, bolsas de valores, corretoras de crédito e Tesouros.

  • C.

    bancos comerciais, empresas, instituições financeiras não-bancárias e Bancos Centrais.

  • D.

    bancos comerciais, as autoridades monetárias e operadores de câmbio.

  • E.

    indivíduos, empresas, corretoras de crédito e bolsas de valores.

Em relação aos Direitos Especiais de Saque, assinale a opção correta.

  • A.

    É moeda escritural criada pelo Fundo Monetário Internacional e empregada como ativo de reserva internacional, cujo valor se define com base em uma cesta de moedas nacionais, podendo, ainda, ser utilizada em transações entre os Bancos Centrais.

  • B.

    São linhas de crédito suplementares do Fundo Monetário Internacional a que podem recorrer os países que cumprem rigorosamente suas obrigações para com o próprio Fundo.

  • C.

    São recursos oferecidos em condições especiais pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial aos países em desenvolvimento para enfrentar situações de crise econômica.

  • D.

    É moeda escritural criada pelo Banco Mundial com a qual são contabilizadas as operações de assistência ao desenvolvimento.

  • E.

    São reservas monetárias depositadas nos Bancos Centrais, às quais os bancos privados podem recorrer em situações emergenciais para restaurar sua liquidez.

Em relação ao sistema padrão-ouro, tal como praticado anteriormente à Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que

  • A.

    as taxas de câmbio eram fixas, uma vez que o valor das moedas estava definido em uma quantidade específica de ouro.

  • B.

    as moedas, embora lastreadas nas reservas de ouro depositadas nos Bancos Centrais, tinham seu valor estipulado em libras esterlinas.

  • C.

    as taxas de câmbio oscilavam acompanhando o nível das reservas de ouro do país.

  • D.

    a garantia do valor do meio circulante estava associada às reservas de moeda estrangeira no Banco Central.

  • E.

    as moedas não eram conversíveis em ouro, mas seu valor era definido de acordo com a oferta daquele metal precioso no mercado internacional.

A operação de câmbio em que ocorre a compra e venda simultâneas da mesma moeda, com o objetivo de obter lucros em razão de diferenças entre as taxas cambiais vigentes em diferentes centros, é denominada

  • A.

    operação futura

  • B.

    swap

  • C.

    operação simbólica

  • D.

    arbitragem

  • E.

    hedging

Os principais pilares do Sistema de Bretton Woods foram:

  • A.

    o Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, o Acordo Geral de Tarifas e Comércio.

  • B.

    o Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, a Organização Internacional do Comércio.

  • C.

    a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT) e o Fundo Monetário Internacional.

  • D.

    a Comunidade Econômica Européia, a Organização Internacional do Comércio (OIC) e Fundo Monetário Internacional.

  • E.

    a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional.

O Fundo Monetário Internacional, entre outros objetivos, visa

  • A.

    avalizar empréstimos contraídos por governos dos países membros, monitorar as políticas macroeconômicas dos países em desenvolvimento e fiscalizar as contas nacionais.

  • B.

    fornecer ajuda ao desenvolvimento mediante o financiamento de projetos de cooperação e prestar assistência financeira aos governos dos países membros em situações emergenciais.

  • C.

    fomentar o equilíbrio da balança comercial dos países membros mediante a concessão de empréstimos em condições favorecidas.

  • D.

    fiscalizar as contas nacionais dos países membros.

  • E.

    fomentar a expansão equilibrada da economia internacional, a estabilidade cambial e auxiliar os países, temporariamente, na correção dos desequilíbrios do balanço de pagamentos.

Segundo o sistema de partidas dobradas, o registro de toda transação internacional no balanço de pagamentos

  • A.

    é realizado duas vezes, uma vez como crédito e uma vez como débito.

  • B.

    é realizado apenas uma vez como crédito ou débito, de acordo com a natureza da operação.

  • C.

    é realizado duas vezes na conta corrente ou na conta de capital.

  • D.

    é realizado simultaneamente na conta de transações correntes e na conta de capital em uma delas como crédito, na outra como débito.

  • E.

    é realizado apenas uma vez, como débito ou crédito, em uma das contas do balanço de pagamentos.

O Brasil apresentou, nos últimos anos, déficits na conta de transações correntes, o que significa que:

  • A.

    o valor das importações de bens realizadas no período de um ano é superior ao valor das exportações de serviços no mesmo período.

  • B.

    houve saída de capitais, se considerado o desempenho da balança comercial, da balança de serviços e as transferências unilaterais.

  • C.

    os fluxos de investimento direto não têm sido suficientes para compensar a transferência de recursos para o exterior feita sob a forma de pagamento de serviços de dívida, remessa de lucros e amortização de empréstimos.

  • D.

    as importações de bens e serviços têm sido financiadas por remessas de residentes no exterior e com a receita obtida com saldos comerciais e o recebimento de royalties.

  • E.

    o pagamento de juros e royalties é superior ao montante de investimentos diretos recebidos.

No que diz respeito ao equilíbrio do balanço de pagamentos, um país que apresente déficit na conta de transações correntes deve produzir:

  • A.

    superávit na balança comercial

  • B.

    déficit na conta de capital

  • C.

    superávit na conta de serviços

  • D.

    superávit na conta de capital

  • E.

    déficit na conta de serviços

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