Questões de Saúde Pública

Lista completa de Questões de Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da Lei nº 11.350/2006, marque a alternativa CORRETA:

    A) É essencial e obrigatória a presença de Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família.

    B) Educação Popular em Saúde são as práticas político-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção somente da saúde individual, mas não da saúde coletiva.

    C) A participação no planejamento e no mapeamento institucional, social e demográfico é uma atividade exclusiva dos Agentes Comunitários de Saúde.

    D) A aferição da pressão arterial durante a visita domiciliar e encaminhamento do paciente para a unidade de saúde de referência é uma atividade que pode ser executada por qualquer Agente Comunitário de Saúde.

Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de todas as ações listadas abaixo, exceto:

    A) vigilância sanitária;

    B) fiscalização do exercício profissional dos trabalhadores de saúde;

    C) vigilância epidemiológica;

    D) saúde do trabalhador;

Em relação aos Sistemas Nacionais de Informação, marque a alternativa CORRETA:

    A) Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é um sistema de informação territorializado, que coleta dados que possibilitam a construção de indicadores populacionais cobertas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

    B) O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) têm, como instrumento padronizado de coleta de dados, a declaração de nascido vivo (DN), cuja emissão, é de competência exclusiva das secretarias municipais de saúde.

    C) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é alimentado, exclusivamente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

    D) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi desenvolvido entre 1990 e 1993, para tentar sanar as dificuldades do Sistema de Notificação Compulsória de Doenças (SNCD).

De acordo com a Portaria nº 2.488/2011, é uma atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde:

    A) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Básica de Saúde.

    B) Participar das atividades de educação permanente.

    C) Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.

    D) Realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.

Sobre as Doenças transmissíveis, seus sintomas, cuidados e tratamento, marque a alternativa INCORRETA:

    A) Não existe tratamento para hanseníase, o que pode ser feito são tratamentos alternativos, mas que não levam a cura da doença.

    B) A eritromicina é o antimicrobiano de escolha para o tratamento da coqueluche, visto ser mais eficiente e menos tóxico.

    C) A presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas, aderentes, que se instalam nas amígdalas e invadem estruturas vizinhas, é a manifestação clínica típica da Difteria.

    D) A medida terapêutica na difteria é a administração do soro antidiftérico (SAD), que deve ser feito em unidade hospitalar e cuja finalidade é inativar a toxina circulante o mais rapidamente possível.

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens I, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos

Em relação as doenças de notificação compulsória, marque a alternativa CORRETA:

    A) A febre amarela é uma doença de notificação compulsória semanal.

    B) A leptospirose é uma doença de notificação compulsória imediata para o Ministério da Saúde.

    C) Hanseníase é uma doença de notificação compulsória semanal.

    D) A Esquistossomose é uma doença de notificação compulsória imediata.

A portaria nº 399, DE 22 de fevereiro 2006, divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são, EXCETO:

    A) Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    B) Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    C) Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias.

    D) Contribuir para a redução do trabalho infantil e em situação de risco.

    E) Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

    B) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

    C) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

    D) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

Sobre as responsabilidades abordadas na Portaria nº 2.488/2011, é CORRETO afirmar que:

    A) Compete às Secretarias Municipais de Saúde e ao Distrito Federal definir estratégias de institucionalização da avaliação da Atenção Básica.

    B) Compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal contribuir com o financiamento tripartite da Atenção Básica.

    C) Compete ao Ministério da Saúde analisar os dados de interesse estadual, gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos.

    D) Compete às Secretarias Municipais de Saúde e ao Distrito Federal definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite, as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...