Questões de Saúde Pública do ano 2020

Lista completa de Questões de Saúde Pública do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do controle químico do Aedes aegypti, assinale a opção correta.

    A) O temefós é uma das opções preferenciais de adulticida, em razão de sua alta eficácia e baixa toxicidade.

    B) O spinosad é indicado apenas em situações experimentais, pois ainda não está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    C) Bti WDG, diflubenzuron e novaluron são exemplos de adulticidas recomendados para uso no Brasil.

    D) Atualmente o malathion é a principal opção de inseticida organoclorado para uso em aplicações espaciais a ultra baixo volume (UBV) no Brasil.

    E) Os carbamatos bendiocarb e propoxur são indicados para uso em aplicações residuais.

De acordo com a Lei n.º 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), assinale a opção correta.

    A) Em contexto de pandemia, o limite orçamentário estabelecido no plano plurianual reconfigura o dever do Estado em relação à garantia do direito à saúde, uma vez que estabelece a formulação e a execução de políticas econômicas e sociais seletivas, cujo público prioritário são idosos, crianças, gestantes, deficientes e pessoas com renda per capita familiar de um quarto do salário mínimo.

    B) O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) tem meritória função social e é reconhecido como entidade representativa dos entes municipais para tratar de matérias atinentes à saúde.

    C) É proibida a translação de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, enquanto perdurar situação de calamidade pública em um município.

    D) O subsistema de atenção à saúde indígena deverá ser centralizado, a exemplo do SUS, sendo os atendimentos desse segmento ofertados pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, os quais configuram uma rede de serviços implantados nas cidades próximas a terras indígenas.

    E) É atribuição privativa da União, no âmbito administrativo, a realização de pesquisa e estudos na área de saúde.

Assinale a opção que apresenta a denominação dada ao estabelecimento pertencente ao SUS que tem, pelo menos, uma equipe de saúde da família, que funciona com carga horária mínima de quarenta horas semanais, por, no mínimo, cinco dias da semana, durante os doze meses do ano.

    A) unidade de pronto atendimento

    B) unidade básica de saúde

    C) unidade de saúde da família

    D) unidade do programa saúde na hora

    E) unidade de pronto-socorro

Acerca da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), assinale a opção correta.

    A) A PNVS é uma política de governo e função essencial do SUS, tem caráter universal, vertical e orientador do modelo de atenção, e é desenvolvida com a participação conjunta do poder público e do terceiro setor.

    B) A PNVS envolve a articulação de processos e práticas relacionados à vigilância epidemiológica, à vigilância em saúde ambiental, à vigilância em saúde do trabalhador e à vigilância sanitária.

    C) Os dados da PNVS são ordinariamente coletados e analisados pelo Ministério da Saúde, que determina as ações de vigilância a serem desenvolvidas nos municípios.

    D) Compete à União, no âmbito da PNVS, promover e oficializar a pactuação regional.

    E) O financiamento das ações de vigilância em saúde está incluído no orçamento geral do SUS municipal, sendo definido pelo gestor municipal o valor a ser efetivamente aplicado em ações de vigilância, em função da realidade local.

Acerca das medidas de controle do Aedes aegypti, assinale a opção correta.

    A) O controle biológico pode ser feito por meio de patógenos, como o Gambusia affinis, cujos esporos funcionam como inseticida.

    B) O uso de mosquiteiros, telas nas janelas ou a destruição de pneus velhos são classificados como métodos de controle biológico de vetores.

    C) O controle químico é feito essencialmente por meio do uso de piretroides, devido ao baixo nível de resistência dos mosquitos prevalentes no território brasileiro.

    D) O uso do larvicida temefós deve ser evitado, devido aos altos níveis de resistência das populações do mosquito nas capitais brasileiras.

    E) O uso do spinosad deve ser evitado, por ser um adulticida com alta toxicidade para humanos.

A respeito de epidemia, surto e vigilância em saúde, assinale a opção correta.

    A) Epidemia é a elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinado lugar e por certo período de tempo, que caracteriza, mesmo que de forma hipotética, um excesso em relação à frequência esperada.

    B) Surto é um tipo de pandemia em que os casos não se restringem a uma área geográfica unicamente e atingem grandes números de populações.

    C) O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é ampliar o conhecimento sobre novas doenças e sobre aquelas já conhecidas.

    D) É exemplo de epidemia o aumento esperado de casos de dengue no verão e de gripe no inverno.

    E) É essencial a detecção precoce de epidemias e surtos, para que medidas de controle sejam adotadas oportunamente, de modo que um grande número de casos e óbitos possa ser evitado.

Os agentes de combate a endemias, de acordo com a legislação que regula seu exercício profissional, devem fazer cursos de aperfeiçoamento

    A) anualmente, custeando-os com seus próprios recursos financeiros.

    B) anualmente, custeados com recursos financeiros exclusivos dos municípios.

    C) bianualmente, custeados com recursos financeiros exclusivos dos estados.

    D) bianualmente, custeados com recursos dos municípios, dos estados e da União.

    E) sempre que houver novas endemias, custeados com recursos dos municípios ou dos estados, conforme a extensão da endemia.

Com base na legislação vigente que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) e que regula a saúde pública no Brasil, assinale a opção correta.

    A) Os princípios constitucionais do SUS são equidade, igualdade, fraternidade e universalidade.

    B) À direção municipal do SUS compete estabelecer normas para vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.

    C) O princípio da descentralização política e administrativa é a diretriz do SUS que utiliza a epidemiologia para o estabelecimento de prioridades na rede sanitária.

    D) A Conferência de Saúde deve reunir-se a cada quatro anos, com representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo e pelo Conselho de Saúde.

    E) As Normas Operacionais Básicas têm por finalidade primordial cobrar a responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera do governo.

Com relação à saúde pública no Brasil, julgue o item a seguir.


Os núcleos de apoio à saúde da família (NASF), cujo objetivo é apoiar e fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF), devem ser compostos por, no mínimo, cinco profissionais de nível superior de ocupações não coincidentes entre as listadas na portaria que criou os NASF.

Com relação à saúde pública no Brasil, julgue o item a seguir.


Conforme a portaria que dispõe sobre a Política Nacional de Saúde do Idoso, as principais diretrizes dessa política são a promoção de hábitos saudáveis, orientações quanto ao ambiente seguro para a prevenção de lesão por pressão, a promoção do envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento do controle social e a divulgação de informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...