Questões sobre Meio Ambiente e Saúde Pública

Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o Agente Comunitário de Saúde, o acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária de seu trabalho, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. São ações de prevenção das doenças e de promoção à saúde, EXCETO:

    A) Busca ativa dos faltosos às vacinas.

    B) Prevenção de acidentes na infância.

    C) Busca passiva dos faltosos às consultas.

    D) Incentivo ao aleitamento materno.

    E) Cumprimento do calendário vacinal.

O território é a base do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Trabalhar com território implica o processo de coleta e sistematização de dados, que devem ser interpretados e atualizados periodicamente pela equipe. Assinale a alternativa que NÃO corresponda a dados coletados pelos ACS.

    A) Número de pessoas por sexo e faixa etária.

    B) Número de cômodos na casa e renda familiar.

    C) Número de pessoas diabéticas e acamadas.

    D) Acesso a saneamento básico.

    E) Acesso a transporte público.

A atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) não está restrita somente ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários. Referente às ações do ACS, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo.

    B) Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário.

    C) Orientar as pessoas somente com as instruções da equipe médica.

    D) Acompanhar a situação de saúde das pessoas para ajudá-las a conseguir bons resultados.

    E) Orientar ações para prevenção de doenças e promoção à saúde.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O usuário dos serviços de saúde não deve comunicar à vigilância sanitária as irregularidades relacionadas ao uso e à oferta de produtos e serviços que afetem a saúde em ambientes públicos e privados.

II. Diante de um surto de doenças transmitidas por alimentos (DTA), o profissional de saúde deve guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos, na forma em que se encontram acondicionados, até a chegada do grupo encarregado da investigação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

    B) É forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais.

    C) É forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

    D) Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

    E) É forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal.

As arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti têm se constituído em um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença e que ocorram, anualmente, 390 milhões de infecções e 20 mil mortes. Sobre a dengue pode-se afirmar que:

    A) O Aedes albopictus é o vetor da dengue na Ásia. Embora esteja presente nas Américas, até o momento, não foi associado à transmissão de dengue nessa região. Apesar disso, a espécie não pode ser desconsiderada pelos programas de controle, por ter demonstrado competência vetorial em laboratório e estar presente em todas as regiões do Brasil.

    B) A espécie Aedes aegypti não é a única comprovadamente responsável pela transmissão dessa arbovirose no Brasil.

    C) Em relação ao vírus dengue (DENV), o período de incubação intrínseco pode variar de 2 a 12 dias.

    D) Uma vez que haja infecção, a imunidade adquirida é permanente para todos os sorotipos.

    E) Em relação ao vírus dengue (DENV), o período de incubação intrínseco pode variar de 8 a 15 dias.

Os vírus dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV) são arbovírus (Arthropod-borne virus), ou seja, são vírus transmitidos por artrópodes. São assim, denominados não somente por sua veiculação através de artrópodes, mas, principalmente, pelo fato de parte de seu ciclo replicativo ocorrer nos insetos. Para prevenção e controle é necessário conhecer entre outros fatores o modo de transmissão. Considere a dengue e assinale a alternativa que corresponde ao(s) modo(s) de transmissão possível(is):


I. Via vetorial.

II. Via vertical.

III. Via transfusional.

    A) Somente I.

    B) Somente II.

    C) I, II e III.

    D) Somente I e II.

    E) Somente I e III.

Calazar, é uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia, hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outras. Quando não tratada, pode evoluir para o óbito em mais de 90% dos casos. Sobre medidas de combate e prevenção para esta patologia todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

    A) Uso de mosqueteiro com malha fina.

    B) Eliminação e destino adequado dos resíduos sólidos orgânicos.

    C) Cães com coleiras impregnadas com deltametrina a 4%.

    D) Evitar se expor nos horários de atividade do vetor, início da manhã e tarde.

    E) Uso de telas em canis individuais e coletivos.

Entre as competências do agente de combate às endemias está reconhecer os problemas de saúde e fatores de risco na sua prática de campo. Para isto, o mapeamento de vulnerabilidades auxilia, mas este deve considerar a identificação de fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva. Neste contexto assinale a alternativa CORRETA quanto ao que se considera fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva:


I. Alimentação saudável.

II. Acesso às redes de atendimento em saúde.

III. Acesso à educação.

IV. Higiene.

    A) I, II, III e IV estão corretas.

    B) Somente I, II e III.

    C) Somente II, III e IV.

    D) Somente II.

    E) Somente I e IV.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa que provoca vasculite generalizada. Considerada como reemergente no Brasil. Sobre o modo de transmissão e/ou período de transmissibilidade desta patologia é CORRETO afirmar que:

    A) A transmissão ocorre de forma indireta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar ou falar.

    B) A transmissão ocorre somente por contato com indivíduo contaminado.

    C) A transmissibilidade inicia-se seis dias antes do exantema e dura até quatro dias após seu aparecimento.

    D) A transmissibilidade inicia-se três dias antes do exantema e dura até seis dias após seu aparecimento.

    E)

    A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar ou falar e o período de transmissão inicia-se dois dias antes do aparecimento do exantema e dura até sete dias após seu aparecimento.



Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...