Questões de Serviço Social do ano 2005

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O que é estudo social?

  • A.

    São entrevistas individuais e coletivas.

  • B.

    É o objeto do trabalho do assistente social.

  • C.

    É o instrumento utilizado para conhecer e analisar uma situação, vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar.

  • D.

    É um laudo social.

O ativismo é uma prática mimética e inconseqüente e só a construção da análise pode superar, segundo Vicente de Paula Faleiros (1997), o mimetismo e o ativismo e refletir sobre as conseqüências dessas práticas. Assim, para esse autor, o fundamento da ação tem como condição o:

  • A.

    método.

  • B.

    processo.

  • C.

    aporte técnico.

  • D.

    conhecimento.

A dificuldade de trabalhar o particular e o complexo no cotidiano é que a razão geral ou a instrumental não podem ser separadas. São processos concretos que não se reduzem a categorias gerais, nem a arranjos de recursos. E a construção do objeto se faz ao mesmo tempo em que a constituição do sujeito. Para Vicente de Paula Faleiros (1997), o fundamento do ser do sujeito e das condições em que atua não coloca a procedência do sujeito, mas da:

  • A.

    relação social.

  • B.

    sujeição social.

  • C.

    identidade social.

  • D.

    intervenção social.

Para Vicente de Paula Faleiros (1997), as mediações se implicam mutuamente no contexto de relações histórico-estruturais, constituindo redes de mediações ou mediações em redes articuladas, sob cuja ótica é que elaboramos estratégias de ação. Nesse sentido, o desdobramento do objeto, das mediações nas suas interconexões ou multilateralidade, se dá pelo:

  • A.

    método.

  • B.

    sistema.

  • C.

    processo.

  • D.

    conhecimento.

Como trabalhador assalariado, o assistente social depende de uma relação de compra e venda de sua força de trabalho especializada com instituições que requisitem o seu trabalho profissional. Assim, é na instituição contratante que esse profissional encontra suas possibilidades de trabalho, bem como seus:

  • A.

    limites.

  • B.

    meios.

  • C.

    métodos.

  • D.

    princípios.

Robert Castel (1998), citado por Safira Bezerra Ammann como referência importante nos estudos sobre a exclusão social, argumenta que prefere não adotar a categoria "exclusão social" por considerá-la "estanque e que designa estados de privação [...], mas não permite recuperar os processos que engendram essas situações". Em vez disso, Castel utiliza a categoria:

  • A.

    apartação.

  • B.

    desfiliação.

  • C.

    desinserção.

  • D.

    desqualificação.

A idéia de liberdade que sustenta o capitalismo está fundada na posse privada dos meios de produção, por isso não se propõe eliminar as desigualdades sociais. Assim, pode-se inferir que, na definição da exclusão social, pobreza e desigualdade social são fatores que devem ser contextualizados na sociedade global e analisados de forma:

  • A.

    linear.

  • B.

    conjunta.

  • C.

    separada.

  • D.

    comparativa.

De acordo com resultados de pesquisa, comparando o ponto de vista de técnicos e de famílias em relação aos problemas vividos por famílias multiproblemáticas, verificou-se, ao longo da realização das entrevistas, que:

  • A.

    partilham-se muitas emoções

  • B.

    a hierarquia de poder é bem delimitada.

  • C.

    os filhos ficam majoritariamente com os pais.

  • D.

    as mulheres são figuras centrais nestas famílias.

No livro As funções sócio-institucionais do Serviço Social, os profissionais justificam a abordagem grupal ou individual pela natureza da situação apresentada. Com relação à intervenção grupal, os assistentes sociais costumam distinguir três tipos de grupos:

  • A.

    operativos, terapêuticos e de reflexão.

  • B.

    de orientação, operativos e institucionais.

  • C.

    terapêuticos, de atividades e de orientação.

  • D.

    de socialização, de ação social e terapêuticos.

Um juízo sobre a realidade (sobre a prática), à luz do marco operativo (diretamente) e do marco doutrinal (em última instância), denomina-se:

  • A.

    plano.

  • B.

    controle.

  • C.

    diagnóstico.

  • D.

    classificação.

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