Questões sobre Assistência Social no Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Assistência Social no Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à concepção de território na Política de Assistência Social analise as afirmações abaixo.
(__)- O território é parte, texto, contexto, uso e sentidos que as pessoas em seu processo de vivência constroem e reconstroem. É o que é quente, o que está nas entranhas da vida, no modo de reprodução das relações sociais, não apenas um espaço inócuo, à espera de uma política pública pronta, acabada e que se expressa na oferta de serviços, programas e projetos; (__)- Território se refere a um objeto do qual pode-se fazer o inventário das características, variáveis e determinações. É o perímetro espacial dos locais de moradia; (__)- Território pode ser compreendido hoje como uma mediação entre o mundo e a sociedade nacional e local, e assumido como um conceito indispensável para a compreensão do funcionamento do mundo presente; (__)- No SUAS, o princípio da territorialização da rede socioassistencial baseia-se na oferta centralizada dos serviços.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é, respectivamente:

    A) V-F-V-F.

    B) V-F-F-V.

    C) F-V-V-F.

    D) F-V-F-V.

Considerando a Norma de Operação Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS 2012, é INCORRETO afirmar que são diretrizes estruturantes da gestão:

    A) controle social e participação popular.

    B) fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil.

    C) territorialização.

    D) defesa da dignidade da pessoa humana.

    E) matricialidade sociofamiliar.

Assinale a opção correta, com base no que estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social nº 8.742/93:

    A) As proteções sociais, básica e especial, serão ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social

    B) Um dos princípios da organização da assistência social no Brasil é a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

    C) O CRAS é a unidade pública estadual, de base territorial, localizada em áreas índices de vulnerabilidade e risco social intermediários, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social plena às famílias.

    D) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 60 (sessenta) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

Assinale a assertiva que contempla acertadamente uma das funções do coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

    A) Articular, acompanhar e avaliar o processo de implantação do CRAS e a implementação dos programas, serviços, projetos de proteção social básica operacionalizadas nessa unidade

    B) Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS

    C) Planejamento e implementação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, de acordo com as características do território de abrangência do CRAS.

    D) Mediação de grupos de famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias

O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços. As Equipes Volantes e a Manutenção de Lanchas da Assistência Social estão agregadas a qual dos pisos listados abaixo?

    A) Básico Fixo

    B) Fixo de Média Complexidade.

    C) Variável.

    D) Transição de Média Complexidade.

Considerando a Norma de Operação Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS 2012, a realização de diagnostico socioterritorial que compõe a elaboração dos Planos de Assistências Social em cada esfera do governo, é CORRETO afirmar realizar-se-á a cada:

    A) quinquênio.

    B) quadriênio

    C) triênio

    D) biênio

    E) anuênio.

As informações sobre o acompanhamento das famílias e indivíduos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) contribuem para a organização e sistematização das informações de cada situação acompanhada, devendo ser registradas em instrumentais adequados a este fim. Sua utilização deve ser restrita à equipe do CREAS que deverá atentar-se ao sigilo e privacidade necessários, de acordo com o código de ética dos profissionais implicados no acompanhamento. Para o registro de informações sobre o acompanhamento, podem-se adotar diferentes instrumentais, dentre os quais, exceto:

    A) Prontuários.

    B) Registro mensal de atendimentos (RMA).

    C) Plano de acompanhamento individual e/ou familiar.

    D) Relatórios.

O Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na seção IV, que contempla os Procedimentos Referentes ao Atendimento das Famílias prevê o atendimento das famílias residentes em territórios sem cobertura de CRAS e CREAS.


A respeito do tema acima, analise os itens:


I. O atendimento das famílias residentes em territórios sem cobertura de CRAS e CREAS, até sua implementação, será realizado por meio do estabelecimento de equipes técnicas da PSB e da PSE, respectivamente, que elaborarão estratégias condizentes com as previstas nesta Resolução para a implementação da Gestão Integrada, sob a coordenação do órgão gestor da política de assistência social.

II. O atendimento das famílias com beneficiários que estão em serviços de acolhimento da rede socioassistencial terá como foco a reconstrução e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a reintegração familiar e a garantia dos direitos socioassistenciais.

III. Nos casos em que for identificada a necessidade de acompanhamento pelo PAIF no CRAS ou pela equipe técnica da PSB, o atendimento terá como objetivo enfrentar as situações de vulnerabilidade social, prevenir riscos e identificar e estimular as potencialidades das famílias e dos territórios, fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários.


Está(ão) CORRETA(S):

    A) I e II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III, apenas.

    D) II, apenas.

    E) I, II, III.

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, o PAEFI, é um serviço inserido no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade. desenvolvido nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), presta ações de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.


Assinale a alternativa que aborda um objetivo do PAEFI.

    A) Promover Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idoso.

    B) Buscar a prevenção de situações de risco social.

    C) Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local.

    D) Contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários.

    E) Fortalecer os vínculos familiares e comunitários com foco principal em famílias que necessitam da Assistência Social, seja por dificuldades financeiras, sociais ou emocionais.

Com relação ao Plano de Assistência Social analise as assertivas abaixo.
(__)- O processo de planejamento se materializa no Plano Municipal (ou do DF) de Assistência Social que é um instrumento de gestão da política de assistência social no âmbito local; (__)- O Plano deve ser elaborado pelo conselho de assistência social, aprovado pelo órgão gestor, manter coerência com a Política Nacional de Assistência Social, NOB-SUAS e NOB-RH e ser expresso no orçamento; (__)- O Plano constitui elemento estratégico para a consolidação do SUAS, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para a universalização da rede de proteção social de assistência social; (__)- A definição dos territórios de vulnerabilidade e o planejamento, no tempo (curto, médio e longo prazos), da instalação de CRAS em todos os territórios, deve necessariamente ser objeto do Plano, já que a universalização da proteção básica é importante objetivo a ser alcançado pela Política Nacional de Assistência Social.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é, respectivamente:

    A) V-F-V-F.

    B) V-F-V-V

    C) F-V-F-V.

    D) F-F-F-V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...