Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

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Baseado no pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26- 27), avalie as afirmativas abaixo:

I. No período de 1945 a 1964 tivemos a elevação dos gastos da previdência social com a assistência médicohospitalar no Brasil.

II. Constitui característica da Saúde no período de 1945 a 1964 a ênfase na prática médica curativa orientada para a burocratização do setor.

III. A racionalização administrativa foi uma peculiaridade da política de saúde brasileira no período de 1945 a 1964.

IV. Foi no período de 1945 a 1964 que tivemos no Brasil, na área da saúde, uma maior sofisticação às campanhas sanitárias.

V. Durante os anos de 1945 a 1964 tivemos,na área da saúde, a criação e a consolidação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs).

Estão de acordo com o pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26-27) as afirmativas:

  • A. I,III e IV
  • B. I,II e III
  • C. II,III e IV
  • D. III,IV e V
  • E. II, III e V

O desenvolvimento histórico do Serviço Social como profissão no Brasil foi a referência para a análise de Iamamoto no livro: “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos”, publicado em 1995 pela Editora Cortez. Nessa obra, a autora analisa o surgimento e também a forma de atuação dos primeiros Assistentes Sociais no Brasil. Com base na obra da autora, analise as afirmativas abaixo:

I. O Serviço Social, em seu surgimento como profissão no Brasil, tem sua ação voltada para o soerguimento moral da família operária.

II. A atuação do Serviço Social, em sua constituição profissional no Brasil, esteve orientada ao fortalecimento das reivindicações do Movimento Operário.

III. A partir do momento em que o Serviço Social se institucionaliza como profissão no Brasil, temos o rompimento da profissão com as bases confessionais da Igreja Católica até então influentes na prática dos agentes.

IV. As primeiras ações do Assistente Social, quando de sua constituição enquanto profissão no Brasil, estava, especialmente, orientada para mulheres e crianças.

V. O Serviço Social, nos primórdios de sua constituição profissional, buscava estabelecer um contraponto às influências anarcossindicalistas no proletariado urbano.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. I, II e V
  • C. I, IV e V
  • D. II, IV e V
  • E. III, IV e V

No âmbito do serviço social latino-americano, o Movimento de Reconceituação, ocorrido a partir da década de 70 do século XX,

  • A. aderiu à ideologia da autocracia burguesa.
  • B. defendeu a justiça social assentada em valores eticomorais voltados à consolidação da riqueza produzida.
  • C. recebeu influência da ação social da igreja católica.
  • D. inspirou-se na academia norte-americana.
  • E. transformou criticamente os arcabouços teórico-metodológicos, eticopolíticos e técnico-operativos da categoria profissional.

Considerando que a cidadania moderna compõe-se, tradicionalmente, de três ordens de direitos, assinale aquele que, no decurso do século XX, foram os que mais tardiamente ingressaram na agenda pública brasileira.

  • A. Direitos de expressão
  • B. Direitos Políticos
  • C. Direitos civis
  • D. Direitos humanos

O debate a respeito do projeto ético-político no serviço social brasileiro, nos últimos anos 90, foi marcado pela recusa e crítica do conservadorismo profissional. Acerca do seu processo de construção e desafios, julgue os seguintes itens. A denúncia do conservadorismo surgiu em meados dos anos 60 do século passado no contexto do movimento de reconceituação, porém, somente nos anos seguintes, com a crise do governo militar, é que essa problematização ganhou expressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil. O desenvolvimento do serviço social ocorreu no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, com a expansão dos serviços sociais públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fala-se muito em interdisciplinaridade como uma das formas de superar o problema da fragmentação do saber e da formação profissional. A fragmentação do saber tem sua origem na divisão social do trabalho e, na sua forma específica moderna, na fragmentação do processo capitalista de produção da riqueza material. Ao impedir uma visão de totalidade do processo social e ao gerar uma compreensão desse mesmo processo apenas em sua aparência, essa forma de saber contribui para reproduzir uma sociedade que favorece os interesses da burguesia. A superação dessa cisão no âmbito do saber e a almejada interdisciplinaridade passa, necessariamente, pela

  • A. atribuição de autonomia ao conhecimento, entendendo sua fragmentação como um processo que se dá no interior do próprio saber.
  • B. transformação radical do mundo que lhe deu origem e necessita dessa forma de produção do conhecimento.
  • C. composição desses diversos fragmentos, distanciando- se da obtenção de um conhecimento totalizante.
  • D. superação exclusiva da fragmentação pelas vias epistêmica, pedagógica ou comportamental.
  • E. subtração ou pela justaposição ou, ainda, por atitudes e esforços do sujeito em integrar várias áreas do conhecimento.

No período da ditadura militar no Brasil, a sociedade, mesmo sem estar organizada e sem expressão política plena, combateu o Estado autoritário. No entanto, grupos como a classe operária, os trabalhadores rurais, os jovens da classe média, grupos femininos e feministas, de vizinhança e moradores, etc. ocuparam um lugar subalterno em face do Estado, dados os limites institucionais impostos em relação às suas reivindicações. Em diferentes momentos, os interesses desses grupos, desigualmente atingidos por diversas intervenções do governo ditatorial manifestaram-se

  • A. de forma unívoca, em vista do interesse do bem maior da sociedade.
  • B. pelas evidências do protagonismo de massa, pleno de coragem.
  • C. em favor do Estado, pelas possibilidades históricas abertas.
  • D. como interesses particularistas, sem conexão uns com os outros.
  • E. estrategicamente posicionados em relação ao partido dominante.

Segundo Rizotti (2001), a criação e a extensão de direitos sociais, no período da ditadura militar no Brasil, atenderam a interesses governamentais traduzidos pela:

  • A. Legitimidade política e social dos governos militares.
  • B. Urgência na promoção do desenvolvimento nacional do Brasil.
  • C. Qualificação e manutenção da força de trabalho.
  • D. Inserção do Brasil no processo de modernização.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a _______ mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante. Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima?

  • A. 5º nação
  • B. 6º nação
  • C. 7º nação
  • D. 8º nação
  • E. 9º nação
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