Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto da utilização da Tecnologia da Informação (TI) pelos profissionais do Serviço Social, a expressão modernização conservadora é comumente utilizada para designar a
Em meados da década de 1960 inicia-se o processo de renovação do serviço social brasileiro. Sobre este processo, fundamentando-se nas análises sócio-históricas construídas por Netto (1996), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ocorre a crescente diferenciação das concepções, profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do serviço social).
( ) Tem-se a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo, mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e a pesquisa.
( ) Com o processo de renovação do serviço social brasileiro ocorre a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal.
( ) Ocorre a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o serviço social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea.
A sequência está correta em
O processo de redemocratização no Brasil, consolidado na CF, coloca o Estado a serviço do interesse público submetido ao controle social e democrático, a partir de três dimensões distintas e indissociáveis: política, técnica e ética. No que se refere à participação e ao controle social nos processos de gestão de políticas sociais e defesa de direitos sociais, julgue os itens subsequentes. A dimensão política do controle social pode ser observada na mobilização para influir na agenda de um governo mediante a indicação de prioridades. A dimensão técnica, por sua vez, diz respeito ao trabalho da sociedade para fiscalizar a gestão pública, e a dimensão ética refere-se à construção de novos valores e novas referências, fundadas nos ideais de solidariedade, soberania e justiça social.
Acerca da heterogeneidade da população brasileira e das profundas mudanças demográficas, econômicas e sociais pelas quais o país tem passado nas últimas décadas, julgue os itens que se seguem. São as entidades sociais as responsáveis por garantir à população de idosos no Brasil o direito à concessão de benefícios e à cobertura de programas e serviços como a seguridade social, que engloba saúde, previdência e assistência social.
Oliveira, ao problematizar os limites e as possibilidades na realização dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, destaca diversos fatores envolvidos. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes são ignorados quando se ocultam informações ou se dificulta o acesso aos serviços de saúde reprodutiva.
( ) A positivação nacional e internacional dos direitos humanos é suficiente para a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes.
( ) As forças capazes de transformar deveres em direitos são exclusivamente de ordem legal.
( ) A pesquisa revelou que os adolescentes podem contar com a confidencialidade por parte dos profissionais e sentem-se seguros para revelar suas dúvidas, inquietações e ensaios sexuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Guerra (2008), ao problematizar a racionalização do processo produtivo, discute a inserção do(a) assistente social na divisão social e técnica do trabalho. Considerando a visão da autora, analise as assertivas abaixo:
I. O processo de institucionalização da profissão vem com o intuito de facilitar a atuação dos monopólios e, ainda, de manter suas bases de legitimação ante as classes sociais no Brasil, para o que intervém na criação de organizações prestadoras de serviços sociais e assistenciais.
II. O serviço social enquanto um tipo de especialização do trabalho coletivo é intermediado por um contrato de compra e venda da sua força de trabalho, o qual vincula os assistentes sociais às organizações sociais públicas ou privadas.
III. O vínculo entre a força de trabalho dos(as) assistentes sociais se realiza por uma demanda do Estado e não do capital. Essa condição oferece autonomia no seu processo de trabalho.
Quais estão corretas?
Tonet (2013), apesar de reconhecer a fragmentação do conhecimento, faz uma crítica aos fundamentos da proposta da interdisciplinaridade. Considerando os argumentos do autor, analise as assertivas abaixo:
I. A forma atual do mundo, regida pelo capital, fundamenta e exige uma abordagem interdisciplinar para superar a fragmentação do saber.
II. As práticas interdisciplinares possuem uma visão de totalidade do processo social, o que permite uma compreensão desse mesmo processo superando a fragmentação e a aparência do fenômeno.
III. A interdisciplinaridade é uma solução equivocada para um problema mal equacionado, porque desfaz a dependência ontológica do conhecer em relação ao ser.
IV. A interdisciplinaridade pressupõe que a complexificação e a fragmentação são simplesmente resultados naturais do processo social, sendo a segunda uma consequência necessária da primeira.
Quais estão corretas?
Um dos pontos importantíssimos trazidos pelas novas regulamentações a respeito da assistência social, é a vigilância socioassistencial. A vigilância é uma das funções da política de assistência, realizada através da produção, sistematização, análise e disseminação das informações territorializadas. Sobre a vigilância, é INCORRETO afirmar que ela trata de:
Assinale V para verdadeiro e F para falso e assinale a sequência correta:
I. ( ) O PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto nº 5.085/2004) passando a integrar a rede de serviços socioassistenciais.
II. ( ) O CRAS é a estrutura física onde o serviço PAIF é executado, sendo a unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.
III. ( ) Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.
IV. ( ) O PAIF deve ser obrigatoriamente ofertado no CRAS. Não existe CRAS sem a oferta do PAIF.
V. ( ) Todas as famílias residentes nos territórios de abrangência dos CRAS serão obrigatoriamente inseridas no PAIF.
São fatores de risco social, escolar e pessoal relacionados ao uso de drogas, respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...