Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

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  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Tendo em vista o debate quanto à instrumentalidade do Serviço Social, o conhecimento das técnicas é muito importante no uso dos instrumentos de trabalho do(a) assistente social, mas a técnica, em si mesma, não é capaz de garantir uma competência profissional.

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Tanto a escolha do instrumento a ser utilizado quanto o domínio dele requerem que o (a) assistente social tenha consciência e conhecimento de suas finalidades e de seus objetivos, uma vez que os instrumentos fazem parte, exatamente, do processo de busca do alcance dessa finalidade.

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Em relação ao debate acerca da dimensão técnicooperativa do Serviço Social, o instrumental define-se por constituir-se dos instrumentos e das técnicas, ao passo que esses, por sua vez, são entendidos como elementos que contribuem para a efetivação profissional.

Julgue o item subsequente, relativos aos fundamentos éticos do serviço social. 
Na relação com o sistema de justiça, é dever do assistente social apresentar, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e sem violar os princípios éticos contidos no código de ética profissional.

Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.
O assistente social, como detentor de um poder/saber profissional conferido pelo conhecimento teórico-prático por meio do estudo social no campo sociojurídico, tem como principal objetivo a fiscalização dos sujeitos envolvidos.

Em relação aos direitos sociais e de atendimento dos(as) pacientes em tratamento de câncer, julgue o item a seguir.


A qualidade das práticas interventivas dos(as) assistentes sociais deve ser pautada pela empatia e pelo respeito aos (às) pacientes, buscando-se sempre o equilíbrio na prática de atuação.

Quanto ao processo de comunicação como ferramenta de trabalho dos(as) assistentes sociais, julgue o item a seguir.


O fornecimento de informações, a comunicação e o estímulo à autonomia dos(as) pacientes oncológicos(as) devem ser apresentados como ferramentas de responsabilidade profissional da saúde e dos(as) profissionais para com o ser humano, assim como de promoção e defesa dos direitos sociais.

Quanto ao processo de comunicação como ferramenta de trabalho dos(as) assistentes sociais, julgue o item a seguir.


A comunicação do(a) assistente social em atendimento aos (às) pacientes oncológicos em fase final de vida deve ser embasada na confiança e não na cumplicidade.

Cláudio, assistente social, atua junto ao Poder Judiciário na vara de família de sua cidade. Rotineiramente realiza estudos sociais e elabora laudos, relatórios e pareceres sociais para subsidiar processos de disputa de guarda entre pais e mães quese separaram.
Acerca dos instrumentos técnicos citados nessa situação hipotética,assinale a opção correta.

    A) Diferentemente do parecer social, o laudo pode limitar-se a relatar, descrever e(ou) detectar problemas de ordem emocional dos indivíduos envolvidos no estudo social.

    B) O assistente social muitas vezes utiliza o termo parecer ou conclusão; seja qual for o termo utilizado, nem sempre estará embutido um posicionamento profissional.

    C) Ao término do estudo social, o assistente social deve evitar posicionar-se frente à realidade encontrada, ainda que atue com alteridade, e sempre buscar ter esse compromisso com os usuários centrais, que, na disputa de guarda, acabam sendo os filhos, crianças ou adolescentes.

    D) Elaborar pareceres implica uma postura ética, em fundamentos teórico-metodológicos e em coerência. O assistente social deve centrar-se em aspectos éticos e preservar os envolvidos, e sua intervenção deve ser técnico-pedagógica, desde que realize os juízos de valor que se fizerem necessários.

    E) No corpo do relatório social elaborado para um processo de disputa de guarda, o profissional deve contar e expor a problemática, o posicionamento de cada parte frente a ela e o histórico de vida de cada um e o de cada parte em relação à criança. Deverá interpretar falas, dados e situações, bem como analisá-las para, em seguida, emitir seu parecer.

Julgue os itens a seguir quanto à dimensão técnico-operativa do serviço social.

I A dimensão técnico-operativa se confunde com a questão dos
instrumentos e técnicas e, diferentemente das outras dimensões(ético-política e teórico-metodológicas), mobiliza as condições subjetivas do trabalho e as condições objetivas dos agentes profissionais.
II O uso competente e crítico dos instrumentos (observação,
abordagem individual e coletiva, entrevista, grupos e reuniões,visita domiciliar, entre outros) permite que as respostas sejam dadas, mas eles não se confundem nem podem ser confundidos,com as respostas profissionais.
III Os procedimentos são os conjuntos de atividades que os
profissionais realizam e se confundem com as ações desenvolvidas por esses profissionais, necessariamente, com as suas intervenções.Assinale a opção correta.

    A) Apenas o itens I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

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