Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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Carvalho (2001) no texto: “Avaliação de Projetos Sociais” cita que há fases da avaliação dos projetos sociais. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dessas fases de avaliação, adotando como referência o disposto por Carvalho (2001).

  • A. Avaliação ex-ante e Avaliação post-facto
  • B. Avaliação inicial e Avaliação final
  • C. Avaliação geral e Avaliação específica
  • D. Avaliação geral e Avaliação final
  • E. Avaliação semestral e Avaliação anual

De acordo com Carvalho (2001,p.68): “Podemos dizer que avaliar é atribuir valor, medir o grau de eficiência, eficácia e efetividade [...]”, sendo que cada um desses aspectos conforma um tipo de avaliação. Assim, conforme o disposto pela autora, quando realizamos a avaliação de eficácia de um projeto social estamos nos referindo a um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta o que podemos compreender por avaliação da eficácia de um projeto.

  • A. A eficácia de um projeto analisa a sua capacidade de alterar as situações encontradas na realidade
  • B. A eficácia de um projeto corresponde à quantidade de mudanças significativas e duradouras viabilizada à qualidade de vida dos atendidos
  • C. A eficácia de um projeto é mensurada com base na relevância da ação
  • D. A eficácia de um projeto está relacionada ao alcance de seus objetivos
  • E. A eficácia de um projeto está relacionada ao atendimento das reais demandas sociais

Carvalho (2001) nos indica que a avaliação de projetos sociais possui abordagens de natureza qualitativa, quantitativa ou pluralista. Sendo assim, selecione, dentre as afirmativas abaixo, as que citam, corretamente, quais as características das abordagens qualitativas de avaliação dos projetos sociais.

I. Coleta de dados com ênfase na definição de indicadores de resultado.

II. Coleta de dados com ênfase na observação e registro de dados significativos.

III. Metodologias de avaliação apoiadas na análise de processos sociais.

IV. Metodologias de avaliação assentadas na sociologia.

V. Metodologias de avaliação construídas com base no esquema hipotético-dedutivo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I, IV e V
  • E. III, IV e V

Cury (2001) em seu texto: “Elaboração de projetos sociais” nos oferece referências para a elaboração de planos, programas e projetos. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo:

I. No plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração.

II. O plano é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica de ação.

III. O programa traça as grandes estratégias e diretrizes para a intervenção na área social.

IV. O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.

V. O projeto é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução. Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, IV e V
  • C. I, II e V
  • D. I, IV e V
  • E. III, IV e V

A respeito do planejamento como processo técnico-político e das dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social, julgue os itens subsequentes. No último século, a expansão de modelos e métodos de avaliação no Brasil e na América Latina se deu a partir dos anos 70, com maior ênfase nas décadas de 80 e de 90, sob a hegemonia de uma ótica gerencial-tecnicista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento como processo técnico-político e das dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social, julgue os itens subsequentes. No Brasil, a ótica estruturalista classificou, fragmentou e tipificou os processos avaliativos e os colocou a serviço das contrarreformas do Estado com o objetivo de sustentar sua redução e transformação sob a alegação de busca de maior eficiência e eficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento como processo técnico-político e das dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social, julgue os itens subsequentes. O modelo de avaliação de políticas sociais pautado em uma grande quantidade de métodos e técnicas, com o objetivo de produzir dispositivos operacionais de aferição de políticas públicas, emergiu, originalmente, na Europa, na última década de 90.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos. A estratégia incorporada pelo planejamento estratégico relaciona-se à noção de mobilização, de negociação, de movimento, de manejo de técnicas e recursos e dos meios necessários para se enfrentar uma situação complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos. No processo de planejamento, o programa consiste em um documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos processos de planejamento e de intervenção profissional do assistente social, julgue os itens subsequentes. O planejamento e a elaboração do projeto profissional possibilitam ao assistente social a análise dos resultados do trabalho realizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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