Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, analise as proposições a seguir:


I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - dependência, sujeição e relativa expansão dos sujeitos sociais.

II- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito a diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

III- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

IV- Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure aos que necessitarem o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

V- Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.


Constitui princípio fundamental do citado Código de Ética o que se afirma apenas em:

    A) II, III e V.

    B) II, IV e V.

    C) I.

    D) I, II, III e V.

    E) II, III, IV e V.

No que diz respeito às atribuições e instâncias envolvidas no estágio supervisionado, cabe aos supervisores de campo.

    A) Inserir, acompanhar, orientar e avaliar o estudante no campo de estágio, em conformidade com o plano de estágio, elaborado em consonância com o projeto pedagógico e com os programas institucionais vinculados aos campos de estágio; garantindo diálogo permanente com o(a) supervisor(a) acadêmico(a), no processo de supervisão.

    B) Orientar os estagiários e avaliar seu aprendizado, em constante diálogo com o (a) supervisor (a) de campo, visando a qualificação do estudante durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnicooperativas da profissão, em conformidade unicamente com os objetivos institucionais.

    C) Conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo de ensino-aprendizagem, construindo conhecimentos e experiências coletivamente que solidifiquem a qualidade de sua formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as benesses da política social.

    D) Elaborar o plano de estágio com os (as) estagiários (as) e zelar por seu cumprimento e para que não haja modificações no referido plano, ao longo da realização do estágio.

    E) Ensinar ao (a) estagiário (a) as atribuições e competências profissionais referentes ao espaço sócio-ocupacional no qual o estágio será realizado, quando solicitado pelo supervisor acadêmico.

Dentre os princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social está a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão acadêmica e de campo. Esse princípio está elucidado em qual alternativa?

    A) Por potencializar a interlocução entre estudantes, professores(as) e assistentes sociais dos campos o estágio possibilita a identificação e análise das demandas, desafios e respostas mobilizadas no cotidiano de trabalho dos(as) assistentes sociais e fomenta a construção/socialização de conhecimentos e reflexões, bem como o desenvolvimento de competências profissionais.

    B) Enquanto atividade didático-pedagógica, o estágio pressupõe a supervisão acadêmica e de campo, numa ação conjunta, integrando planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do(a) estudante, na perspectiva de desenvolvimento de sua capacidade de investigar, apreender criticamente, estabelecer proposições e intervir na realidade social.

    C) O estágio se constitui como um elemento potencializador da relação entre universidade e sociedade, fomentando o conhecimento acerca da realidade e contribuindo na identificação e construção de respostas às demandas e desafios contemporâneos.

    D) Como atividade acadêmica, do estágio evidencia a unidade entre teoria e prática como processo dialético entre dimensões que não se equalizam, mas são indissociáveis.

    E) O estágio se efetiva nos diversos espaços de intervenção profissional, possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva de totalidade.

Acerca das competências do Assistente Social previstas na Lei Nº 8.662/93, analise a proposições a seguir:


I- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

II- Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

V- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.


Constituem competência do Assistente Social o que está descrito em:

    A) I, II, III, IV e V.

    B) I, II, III e IV apenas.

    C) I e V apenas.

    D) II e V apenas.

    E) II, III e V apenas.

Conforme a Lei Nº 8.662/93, é condição para exercer a profissão de Assistente Social:

    A) Possuir diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, desde que conveniado com o governo brasileiro.

    B) Possuir diploma em curso de graduação presencial em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

    C) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social, cuja formação tenha se baseado na perspectiva crítico-dialética e tenha ocorrido em instituição pública na modalidade presencial ou à distância.

    D) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social ou graduação em áreas afins, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

    E) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

A Lei Nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, caracteriza as atribuições privativas. Sobre estas atribuições analise as proposições seguintes:


I- treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários do espaço sócio-ocupacional no qual atue.

II- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Assistência Social.

III- assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

V- planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.


Constitui atribuição privativa do Serviço Social o que se afirma apenas em:

    A) V.

    B) IV.

    C) IV e V.

    D) I, III e IV

    E) II, III e V.

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social, é competência do assistente social

    A) superintender centros de estudo e de pesquisa em serviço social.

    B) revelar aos empregadores informações acerca de aspectos biopsicossociais, culturais e religiosos dos trabalhadores, observados e registrados no âmbito do atendimento social.

    C) fiscalizar, diretamente, a prática profissional de assistentes sociais, instituições e organizações na área do serviço social.

    D) ofertar assessoria e subsídio aos movimentos sociais em matéria relacionada a políticas partidárias, no exercício e na defesa dos direitos sociais da coletividade.

    E) coordenar projetos que sejam do escopo de atuação do serviço social com participação da sociedade civil.

É direito do (a) Assistente Social manter o sigilo profissional sendo, em regra, vedado revelá-lo. Todavia, conforme o Código de Ética do Serviço Social, é admissível a quebra do sigilo desde que haja situações cuja gravidade possa

    A) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

    B) envolvendo apenas fato delituoso e cuja gravidade possa trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

    C) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo ao desenvolvimento das requisições profissionais.

    D) envolvendo fato delituoso, trazer prejuízo aos objetivos institucionais.

    E) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo à hierarquia do espaço sócio-ocupacional.

No que se refere às relações com os (as) usuários (as), de acordo com o Código de Ética do Serviço Social é VEDADO aos profissionais

    A) fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.

    B) ampliar o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, contrapondo-se a atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

    C) negar-se a ser beneficiado em situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros.

    D) devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.

    E) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.

Analise as afirmativas a seguir: I. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade, é uma atividade que não pode ser realizada por um Assistente Social. II. Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, não lhe sendo asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. III. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) impossibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...