Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 1940, tivemos no Brasil o início do processo de institucionalização do serviço social, com a criação das primeiras instituições sociais que acolheram o serviço social. Dentre as referidas instituições, mencionadas por Iamamoto & Carvalho (1982), destacam-se:

    A) A Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Fundação Leão XIII.

    B) O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social do Comércio (SESC) e a criação de um mercado nacional de trabalho, o qual se expande na década de 1950.

    C) A Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS), a Associação Brasileira de Assistentes sociais (ABAS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    D) A Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

    E) O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Acerca dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social brasileiro bem como da dimensão investigativa, dos processos de planejamento e da intervenção profissional, julgue os itens a seguir.

I O serviço social é uma especialização do trabalho da sociedade, estando inscrito na divisão social e técnica do trabalho social.
II A doutrina social da igreja constitui um dos referenciais orientadores na emergência do serviço social no Brasil.
III A competência crítica solicita ao assistente social responder às exigências administrativas das instituições contratantes, devendo essas competências serem desempenhadas somente de forma eficaz.
IV Acerca do projeto de trabalho profissional na contemporaneidade, não há espaço para a defesa de um projeto profissional comprometido com os interesses sociais da classe trabalhadora.
V A imprecisão acerca do entendimento do que é assessoria para o serviço social faz com que a assessoria seja entendida como uma supervisão profissional ou como militância política.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas os itens I e III estão certos.

    B) Apenas os itens III e V estão certos.

    C) Apenas os itens I, II e V estão certos.

    D) Apenas os itens II, IV e V estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico. ( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais. ( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975. ( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

    A) V, F, V e F.

    B) V, F, V e V.

    C) F, V, F e F.

    D) V , F, F e V.

    E) V, V, V e F.

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

    A) Na contemporaneidade a ética deve ser entendida como conhecimento ou valores ideais desligados da vida cotidiana e da prática social dos homens.

    B) Tradicionalmente a ética era pensada como um ideal, como um conjunto de ideias e como um valor abstrato, restrita ao campo filosófico. Assim, os princípios da liberdade e da igualdade não eram concebidos abstratamente e de maneira a-histórica.

    C) Os valores morais surgem das necessidades históricas dos homens. Uma vez instituídos, passam a se estruturar como um conjunto de normas morais que visa à desregulamentação do comportamento dos indivíduos.

    D) Importante se faz o entendimento de que a ética não pode ser confundida com a moral, pois a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

    E) A discussão sobre os fundamentos sócio-históricos da ética é de extrema relevância no debate do serviço social, mas não contribui para a compreensão da perspectiva do nosso projeto profissional e dos desafios que este vem colocando para a profissão na atualidade.

Com relação ao desenvolvimento histórico da profissão de assistente social e à atuação desse profissional na política de saúde, julgue o item a seguir.


No serviço social, a década de 90 do século passado é marcada tanto pela hegemonia da tendência à intenção de ruptura quanto pela ofensiva conservadora contrária a essa tendência.

Com base no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social em vigor, no debate sobre o projeto ético-político e nos fundamentos da ética no serviço social, julgue o item que se segue.


Entre as décadas de cinquenta e setenta do século XX, o projeto ético-político do serviço social no Brasil se configurou em sua atual estrutura básica, mantendo seus eixos fundamentais e evitando a incorporação de novas questões ou problemáticas não associadas ao compromisso profissional.

Segundo o texto Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, são vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação, exceto:

    A) Vertente modernizadora, caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas.

    B) Vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica.

    C) Vertente do pensamento tomista, que orientou a profissão para a compreensão da sociedade como união dos homens para a realização do bem comum.

    D) Vertente marxista, que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 


NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 



Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.


A ocorrência de reformas estruturais e a consolidação de uma autonomia comercial no contexto do capitalismo mundial são características fundamentais da chamada modernização conservadora no Brasil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...