Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

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O Serviço Social tradicional postulava uma metodologia de intervenção composta por três modalidades. Quais são?

  • A. Estudo, Diagnóstico e Tratamento.
  • B. Planejamento, Processos e Técnicas.
  • C. Funcionalismo, Fenomenologia e Marxismo.
  • D. Caso, Grupo e Comunidade.

O/A Assistente Social vem sendo cada vez mais requisitado para atuar na formulação, planejamento, avaliação de políticas, programas, projetos e serviços sociais, no nível municipal, estadual e federal. Em consonância com o projeto Ético-Político do Serviço Social, no tocante à intervenção do/a Assistente Social numa perspectiva de ampliação da cidadania e aprofundamento da democracia, impõe-se a esse profissional a adoção de uma postura e conduta democrática nesse nível de atuação. Para isso, o/a Assistente Social, deve ter:

  • A. Competência teórico-metodológica, ético-normativa e técnico-operacional.
  • B. Competência ético-política, teórico-metodológica e técnico-normativa.
  • C. Competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-resolutiva.
  • D. Competência ético-política, técnico-operacional, e teórico-intelectual.
  • E. Competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional.

A materialização da dimensão técnico-operativa do Serviço Social, se expressa no cotidiano dos/as Assistentes Sociais, nas instituições onde atuam, através de ações profissionais, procedimentos, instrumentos e técnicas, que podem ser assim categorizados.

  • A. De caráter individual; de caráter comunitário, de caráter administrativo/organizacional; e de caráter investigativo.
  • B. De caráter individual, de caráter coletivo; de caráter administrativo/organizacional; e de formação profissional, de capacitação e de pesquisa.
  • C. De caráter individual; de caráter comunitário; de caráter administrativo e de formação profissional.
  • D. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter comunitário, e de caráter administrativo / organizacional.
  • E. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter organizacional; e de formação, de capacitação e de pesquisa.

Para o desenho do projeto de pesquisa, um dos primeiros passos fundamentais para a elaboração do plano de pesquisa é a (o)

  • A. definição dos procedimentos de coleta e análise de dados.
  • B. identificação das razões para se fazer a pesquisa.
  • C. revisão de literatura a respeito do tema, com base nos periódicos publicados nos últimos anos acerca desse tema.
  • D. estudo das variáveis para a elaboração da hipótese.
  • E. construção da pergunta de partida.

Quanto aos métodos e às técnicas de pesquisa em serviço social, assinale a alternativa correta.

  • A. Objetivo geral é definido como etapas que devem ser cumpridas em uma pesquisa social.
  • B. Hipóteses de relação causal são aquelas de ligação entre duas ou mais variáveis.
  • C. Hipóteses multivariadas são aquelas que apresentam apenas uma variável e mais de um indicador social.
  • D. O universo da amostra de uma pesquisa define-se como finito e infinito no que se refere à amplitude.
  • E. Hipóteses de nulidade são formuladas com base no marco referencial.

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, assinale a opção correta.

  • A. Na dimensão técnico-operativa, há primazia da teoria sobre a prática, considerando-se a importância da teoria para construir um quadro explicativo do objeto, em contraponto ao conjunto de técnicas e instrumentos de valor operacional.
  • B. Devido à especificidade do seu processo de trabalho, o instrumental utilizado pelo assistente social pode ser aplicado e analisado isoladamente, por ser condicionado a normatizações institucionais.
  • C. Os instrumentos e as técnicas utilizadas pelo serviço social são, predominantemente, quantitativos, para possibilitar a análise das condições socioeconômicas e a inserção dos usuários em programas e políticas sociais.
  • D. Os instrumentos constituem a atuação de uma profissão dentro das relações sociais, a partir de condições estritamente subjetivas e das técnicas que compõem uma prática profissional.
  • E. Os instrumentais técnico-operativos são mediadores das demandas sociais do cidadão e das potencialidades de concretização do projeto eticopolítico do serviço social.

Observe a frase: “Trata-se da relevância, do porquê tal pesquisa deve ser realizada”(MINAYO, 1994,p. 42). Nela temos a menção da autora a uma parte integrante dos projetos de pesquisa. Selecione, dentre as alternativas abaixo, a que cita de forma correta a qual parte do projeto de pesquisa se refere a frase de Minayo (1994) inserida no início deste enunciado.

  • A. Objetivo
  • B. Justificativa
  • C. Metodologia
  • D. Hipóteses
  • E. Tema

A elaboração de projetos de pesquisa constitui elemento da discussão proposta por Minayo (1994). Nesse sentido, a autora nos apresenta os principais elementos que compõem um projeto de pesquisa, incluindo, nesse sentido, a metodologia. De acordo com a autora, a metodologia de um projeto de pesquisa possui determinados elementos, dentre os quais os citados nas afirmativas:

I. Definição da amostragem.

II. Coleta de dados.

III. Objetivos.

IV. Hipóteses.

V. Organização e análise de dados.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, IV e V
  • D. III, IV e V
  • E. I, II e V

Com relação ao processo de elaboração e execução de um projeto de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A. A relevância de uma pesquisa é determinada pelas contribuições que ela pode oferecer ao pesquisador para a compreensão teórica, a abordagem metodológica ou para a intervenção prática.
  • B. Quanto à metodologia, na escolha das fontes de informação, se o pesquisador optar por dados institucionais já existentes, ele estará utilizando fontes primárias.
  • C. Uma das técnicas de pesquisa mais utilizadas para a coleta dos dados é o estabelecimento das categorias quantitativas ou qualitativas.
  • D. A análise é um processo de descrição dos dados obtidos, isento de interpretação ou reflexão a respeito das informações adquiridas ao longo da pesquisa.
  • E. As pesquisas sociais voltadas à investigação de uma determinada realidade para atuação prática restringem-se a duas fases: execução e apresentação dos resultados obtidos.

Sá (2010) nos coloca que a interdisciplinaridade acontece por ascensão, ou seja, há níveis de conhecimento interdisciplinar. Com base na análise da autora, o nível mais alto de interdisciplinaridade denomina-se:

  • A. Multidisciplinaridade
  • B. Transdisciplinaridade
  • C. Intersetorialidade
  • D. Interdisciplinaridade
  • E. Pluridisciplinaridade
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