Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Trabalho e Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Lamamoto, quais são as dimensões que fundamentam e caracterizam o Serviço Social, enquanto mediações da prática profissional nos mais variados espaços sócio-ocupacionais?

    A) Aperfeiçoamento operacional, técnico e ético.

    B) Política, ética, social.

    C) Ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.

    D) Ética, política e ético-política.

    E) Técnico-operativa, social e metodologia.

Segundo Iamamoto (O Serviço Social na Contemporaneidade, 2003, p. 27), o “Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho”. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

    A) A questão social constitui-se, atualmente, dos problemas sociais vivenciados pelas famílias em situação de risco e exclusão social.

    B) Para o efetivo enfrentamento da questão social é necessário apreendê-la como o conjunto das expressões das desigualdades produzidas pela sociedade capitalista como resultado da contradição entre capital e trabalho.

    C) O objeto de intervenção do Serviço Social - a questão social - formou-se historicamente nas situações de pobreza vivenciadas pelos segmentos sociais subalternizados.

    D) O enfrentamento das expressões da questão social deve ser efetivado considerando um aperfeiçoamento técnico-operativo do assistente social, tendo em vista uma intervenção qualificada.

    E) A concepção de questão social não está enraizada na relação capital x trabalho.

A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista e, para Iamamoto (2001), “expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais”. Isso posto, tais desigualdades se constituem como expressões da questão social na medida em que:

    A) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do processo de desenvolvimento da ciência e tecnologia e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    B) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto da sociedade e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    C) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do projeto societário socialista e, em torno deste, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    D) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto de conflitos partidários e, em torno de tais organizações políticas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    E) Foram e são percebidas e reconhecidas como fruto da organização dos movimentos sociais burgueses e, em torno desta organização política, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

A Questão Social tratada como expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no interior do modo de produção capitalista, pode se AFIRMAR que:

    A) A Questão Social se traduz em um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos resultante da exploração desmedida da força de trabalho pelo capital.

    B) A Questão Social eclodiu, no Brasil, a partir da década de 1980 com os movimentos de redemocratização do país.

    C)

    As expressões da Questão Social passaram a ser objeto de intervenção do Serviço Social somente nos anos de 1990 com a revisão do Código de Ética.



    D) A Questão Social reconhecida, desde sua gênese, como ato legítimo da classe trabalhadora por parte do Estado é elemento central de atenção das políticas sociais.

    E) O enfrentamento das expressões da Questão Social se constitui como objeto de intervenção exclusivo do Serviço Social.

Por movimentos sociais compreende-se:

    A) ( ) Esta? ligada a ac?a?o humana e pode ser definida como um conjunto de normas de conduta adotadas por uma coletividade de acordo com os valores ali vigentes.

    B) ( ) Consiste no conhecimento de uma determinada realidade alcançada através de um processo de estudo ou investigação de suas condições em um determinado momento.

    C) ( ) Conjunto ordenado de políticas e planos de ação de uma organização que partem do presente, sob uma perspectiva concreta para o futuro.

    D) ( ) Trata-se de um conceito utilizado para fazer referência à ajuda que é oferecida aos outros sem requerer respostas ou algo em troca.

    E) ( ) A ação coletiva é direcionada a lidar com problemas coletivos, modificar contextos de injustiça, obter bens públicos, monitorar fontes de insatisfação, e expressar o suporte à valores ou princípios específicos, articulando-os em temos políticos e sociais.

Analise as afirmativas abaixo sobre a temática serviço social e trabalho e, em seguida, responda o que se pede.
I- Na década de 1980 o serviço social foi considerado como uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho. II- Existe uma vertente que não considera o serviço social como trabalho, uma vez que parte da premissa de que esta profissão não realiza a transformação da natureza. III- Na discussão sobre o serviço social como trabalho existem duas concepções divergentes. No entanto, elas têm como fundamento o pensamento de Karl Marx.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) II e III apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II apenas.

    D) I e III apenas.

    E) I apenas.

O contexto atual vem proporcionando novos espaços ocupacionais e inéditas requisições para o exercício profissional do/da assistente social. Dentre essas requisições, pode-se destacar:

    A) Desempenho nos conselhos de políticas sociais; onde os/as assistentes sociais estão sendo chamados a atuar na esfera da execução terminal das políticas públicas.

    B) Atuação no empreendedorismo, que se configura como forma oculta de trabalho assalariado e que permite a proliferação das distintas formas de flexibilização.

    C) Trabalho nas empresas através de ações na área dos recursos humanos, contribuindo para o distanciamento entre gerência e trabalhadores.

    D) Prática profissional no espaço do terceiro setor, dado o alargamento do Estado na área social e a transferência de responsabilidades para a esfera da sociedade civil.

    E) Ações em cooperativas multiprofissionais através do serviço social de caso, grupo e comunidade.

Conforme Netto (1993), o neoliberalismo vem ganhar ressonância nos anos de 1980 e na década de 1990 dá sinais de existência. Para o autor, há duas causas que contribuíram para a entrada da ofensiva neoliberal na cena da sociedade:

    A) O fortalecimento do socialismo e a ameaça comunista.

    B) O fortalecimento do welfare state e do regime socialista.

    C) O fim da segunda guerra mundial e a crise do capitalismo.

    D) A crise do welfare state e a crise do socialismo real.

    E) A crise mundial de 1970 e o triunfo do socialismo.

No texto Desigualdade, pobreza e Serviço Social, José Paulo Netto afirma: “ao contrário do que sustentam alguns ideólogos, não estamos diante de uma ‘nova’ questão social – entendo que estamos confrontados com novas expressões da questão social.” Nesse contexto, o autor apresenta como novas problemáticas algumas situações que antes não eram socialmente reconhecidas como significativas, mas que adquiriram magnitude. Assinale a alternativa que não representa uma dessas novas problemáticas apontadas pelo autor.

    A) Violência campesina.

    B) Migrações involuntárias.

    C) Conflitos étnicos e culturais.

    D) Opressão / exploração nas relações de gênero.

  As transformações sociais, econômicas e políticas, que ocorreram a partir do século 16 na chamada Europa moderna, expressaram-se na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. Marx, Durkheim e Weber, em suas respectivas abordagens teórico-metodológicas, debruçaram-se na tentativa de explicar o referido contexto. 


 QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, com adaptações.  

Considerando o texto apresentado a respeito das matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político, julgue o item a seguir.


Conforme Marx, a existência das classes sociais vincula-se a circunstâncias históricas específicas, quais sejam, aquelas em que a criação de um excedente possibilita a apropriação privada das condições de produção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...