Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares constitui uma competência profissional do assistente social. São aspectos importantes na avaliação de políticas sociais, segundo a perspectiva crítica, EXCETO:

  • A. Analisar o processo de tomada de decisão que resulta na adoção de determinado tipo de política social.
  • B. Revelar o caráter contraditório existente entre as determinações legais e a operacionalização da política social.
  • C. Buscar analisar a política social em sua totalidade, a partir da incorporação analítica dos principais aspectos que a constituem.
  • D. Articular tanto os determinantes estruturais que conformam a política social quanto as forças sociais e políticas que agem na sua formulação e execução.

Acerca dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro.

( ) As bases da laicização do Serviço Social encontram-se nas condições novas postas à formação profissional pela autocracia burguesa. Neste período instauram-se as condições para a renovação do Serviço Social.

( ) O pluralismo profissional, radicado nos procedimentos diferentes que embasam a prática e a validação teórica, bem como nas matrizes teóricas a que elas se prendem é um traço que se instaura no Serviço Social brasileiro com o projeto ético-político hegemônico na contemporaneidade.

( ) Até a primeira metade da década de 1950, o Serviço Social brasileiro não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas fundamentadas no arranjo teórico constituído pelo neotomismo, pela doutrina social da igreja católica e pelo funcionalismo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, F.
  • D. F, F, V, V.

Na transição das décadas de 1970 e 1980, a categoria profissional, por meio de suas organizações, inicia o processo de construção do projeto ético-político profissional hegemônico na contemporaneidade. Constituem elementos do projeto ético-político do Serviço Social, EXCETO:

  • A. Os princípios e valores ético-políticos contidos no Código de Ética de 1993.
  • B. A crítica radical à ordem vigente que produz e reproduz as desigualdades sociais.
  • C. As matrizes teórico-metodológicas fundamentadas na perspectiva histórico-crítica e na perspectiva pós-moderna.
  • D. As lutas e os posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira.

A reestruturação produtiva no capitalismo tardio, com trânsito à flexibilização e as transformações que lhes são conexas a partir da década de 1970, processa-se no Brasil mediadas pela inserção subalterna do país no sistema capitalista mundial e pelas particularidades de sua formação econômico-social. Acerca do mercado de trabalho do assistente social e suas tendências de desenvolvimento a partir da década de 1990, analise as afirmativas a seguir.

I. Surge a “terceirização”, aumentando o quadro de técnicos com vínculos empregatícios com as empresas e instituições estatais.

II. Ocorre a desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais deslocando a atenção da pobreza para a iniciativa privada ou individual.

III. Ocorre uma crescente segmentação das atividades profissionais e a diferenciação progressiva das condições de trabalho nas instituições “estatais” e nas da “iniciativa privada”.

IV. Na maioria das instituições estatais o que essencialmente rebate do capitalismo tardio em busca da “flexibilização” é a alteração rápida das atribuições e papéis profissionais; nas instituições da iniciativa privada é a restrição de coberturas.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social formuladas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996), o assistente social convive diariamente com as mais amplas expressões da questão social. O assistente confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos sociais ao nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual, seja em sua vida coletiva. Sobre as mediações entre a questão social e o Serviço Social, segundo a perspectiva que embasa o projeto ético-politico profissional hegemônico na atualidade é correto afirmar que:

  • A. O Serviço Social surge no marco do capitalismo monopolista, quando as expressões da questão social tornaram-se objeto de uma intervenção contínua e sistemática por parte da profissão.
  • B. Com a crise da sociedade salarial ocorre a desagregação e a função integradora do trabalho é questionada. Neste contexto surge a nova questão social fruto do enfraquecimento da sociedade salarial.
  • C. Verifica-se na atualidade uma progressiva mercantilização do atendimento às necessidades sociais, decorrente da privatização das políticas sociais. Neste quadro os serviços sociais viabilizam os direitos sociais inscritos no circuito da compra e venda de mercadorias.
  • D. O tratamento analítico atribuído à questão social não se identifica com a “situação social problema” ou com os “problemas sociais”, em que o complexo de suas causalidades sociais é deslocado para o indivíduo isolado, responsabilizado e culpabilizado pelas carências humanas.

O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS) demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. A intervenção orientada por esta perspectiva pressupõe, EXCETO:

  • A. Leitura crítica da realidade.
  • B. Identificação das respostas existentes às expressões da questão social no âmbito do Estado e da sociedade civil.
  • C. Desenvolvimento dos programas e projetos sociais atendendo os princípios da eficácia burocrática da gestão pública.
  • D. Reconhecimento e fortalecimento dos espaços e formas de luta e organização dos trabalhadores em defesa de seus direitos.

Ao analisar os fundamentos e a história da política social, Behring e Boschetti (2008) afirmam que no Brasil, do ponto de vista da reforma democrática anunciada na Constituição de 1988, em alguns aspectos embebida da estratégia social-democrata e do espírito welfariano, pode-se falar de uma contrarreforma em curso. Sobre as políticas sociais no contexto neoliberal, é correto afirmar que:

  • A. Há um esforço de garantia dos direitos sociais através de uma política redistributiva.
  • B. Há uma refuncionalização da política social no sentido da ampliação dos direitos de cidadania.
  • C. Ocorre um enxugamento, racionalização e redução das políticas em relação a programas sociais seletivos, focalizados e emergenciais.
  • D. Ocorre uma ampliação das políticas sociais e aumento na extensão de sua cobertura devido à parceria entre iniciativa privada e Estado no trato com o social.

Sobre a questão social, fundamentando-se na análise de Iamamoto (2008) acerca do serviço social em tempo de capital fetiche, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Se identifica com a exclusão social.
  • B. A sua pulverização, típica da ótica liberal resulta na autonomização de suas múltiplas expressões.
  • C. É expressão da “disfunção” ou “ameaça” à ordem e à coesão social, segundo a tradição sociológica de E. Durkheim.
  • D. Expressa as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais.

Sobre os objetivos da gestão das ações na área de assistência social organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos sociais; definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais.

( ) Integrar a rede pública e privada de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social; garantir a primazia da rede privada na prestação de serviços, programas e benefícios da assistência social.

( ) Estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social; implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.

( ) Estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios; consolidar a gestão centralizada, o financiamento da União e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, F, V, V.
  • D. F, V, V, F.

O trabalho profissional do assistente social orienta-se por princípios e valores, dentre os quais:

I. A ampliação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos da classe trabalhadora.

II. O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

III. O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da gestão pública e do marco legal das políticas sociais.

IV. O compromisso com a implementação de políticas sociais que visem atender os segmentos da classe trabalhadora mais necessitada, segundo os parâmetros da seletividade e da focalização.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...