Questões de Sociologia

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As relações de contato entre "índios" e "brancos" no Brasil sempre foram de oposição, gerando uma série de conflitos e de preconceitos. Em relação a esses contatos é correto afirmar que

  • A.

    os conflitos levam a dizimação de vários grupos indígenas

  • B.

    os conflitos permitiram a integração parcial entre índios e brancos.

  • C.

    os conflitos apenas ocasionaram a perda da língua e dos costumes tribais.

  • D.

    os conflitos possibilitaram a valorização do homem branco ante ao índio.

  • E.

    os conflitos ocasionaram a perda da língua e dos costumes do "brancos".

Os negros importados para o Brasil por meio do tráfico negreiro foram escravizados e depois libertados, sendo que essa liberdade não deu a eles as condições plenas de cidadania. Assim, é correto dizer:

  • A.

    Os negros foram absorvidos plenamente no mercado de trabalho;

  • B.

    Os negros libertos sofreram toda ordem de preconceitos levando-os ao chamado trauma da escravidão.

  • C.

    Os negros após a absolvição da escravatura foram trabalhar nas atividades industriais.

  • D.

    Os negros libertos passaram a trabalhar nas fazendas de café.

  • E.

    Os negros libertos tiveram acesso imediato à educação, saúde e trabalho.

A auto-identificação étnica é um dos critérios existentes para identificar grupos étnicos em interação. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar:

  • A.

    Os traços culturais são fundamentais para a auto-identificação étnica.

  • B.

    Os aspectos biológicos são determinantes para a auto-identificação étnica.

  • C.

    Os graus de desenvolvimento econômico de um grupo de étnico são marcantes para a sua auto-identificação étnica

  • D.

    A auto-atribuição étnica e a atribuição pelos outros se conjugam no processo pelo qual se realiza a auto-identificação étnica.

  • E.

    A cultura própria de um grupo é o fator a ser usado para identificar um grupo étnico.

No Brasil há um racismo disfarçado, em que as manifestações de preconceito racial se expressam diferentemente, de acordo com

  • A.

    a cor da pessoa no gradiente de cores manifestadas pelas pessoas, junto ao censo demográfico do IBGE.

  • B.

    a moral, a religião e o nível educacional.

  • C.

    a posição social ocupada na sociedade, de acordo com o cargo ocupado pelo sujeito.

  • D.

    a situação social, de disputa ou não existente entre as partes envolvidas.

  • E.

    o esporte praticado, a preferência musical e literária.

Karl Marx faz uma análise da sociedade capitalista no seu funcionamento, na sua estrutura presente e no seu devenir necessário. A respeito do pensamento desse autor é correto afirmar:

  • A.

    Marx focaliza a contradição que lhe parece inerente à sociedade moderna, que ele denomina socialista.

  • B.

    Marx considera que a história humana não se caracteriza pela luta de classes.

  • C.

    O modo de produção da vida material domina em geral o desenvolvimento da vida social, política e intelectual.

  • D.

    Marx considera a alienação uma necessidade humana indispensável.

  • E.

    Marx critica a idéia de se ter a mercadoria como um produto do trabalho humano.

Karl Marx (1818-1823) afirmou que a estrutura de uma sociedade depende da forma como os homens organizam a produção social de bens. A produção social, segundo Marx, engloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção. Entende-se por forças produtivas:

  • A.

    condições materiais e históricas de toda produção, matéria–prima extraída da natureza, instrumentos de trabalho, ferramentas e máquinas utilizadas no processo de produção

  • B.

    condições naturais que ocorrem em cada sociedade, levando em consideração as transformações políticas econômicas ocorridas no interior da sociedade.

  • C.

    a mais valia gerada no processo de produção, na medida em que nela está presente a cooperação simples.

  • D.

    O processo de organização da manufatura, pois ela incorpora o trabalho humano abstrato

  • E.

    O processo resultante de alguns fatores necessários à produção da mercadoria.

A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo. Essas características têm como base

  • A.

    os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao capitalismo.

  • B.

    a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.

  • C.

    vocação, indisciplina e o dever

  • D.

    os valores do catolicismo presentes nos indivíduos que revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo

  • E.

    a disciplina voltada para a construção de condutas de comportamento exteriores aos indivíduos.

A tarefa do cientista social, para Max Weber, é descobrir as conexões possíveis de sentido em relação ao aspecto da realidade social que lhe interessa investigar. É o indivíduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social. Isso não significa que cada sujeito possa prever todas as conseqüências de determinada ação. Portanto o objeto de estudo da sociologia weberiana é a ação social. Assim, Weber estabelece quatro tipos de ação social:

  • A.

    ação coletiva, ação exterior, ação racional e ação individual.

  • B.

    ação tradicional, afetiva, racional com relação a valores e ação comercial.

  • C.

    ação tradicional, afetiva, racional com relação a valores e racional com relação a fins.

  • D.

    ação vocacional, ação coercitiva e tradicional.

  • E.

    ação relacionada à vontade, à burocracia, à vocação e à ação tradicional.

Émile Durkheim (1858-1857) considera os fatos sociais como objeto do estudo sociológico. Para ele, a sociedade é um conjunto de normas, ações, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual, mas são também construídos exteriormente, agindo sobre o indivíduo. São características dos fatos sociais:

  • A.

    a coerção, exterioridade e a generalidade.

  • B.

    prenoções, coisas e neutralidade.

  • C.

    coerção, solidariedade mecânica e neutralidade.

  • D.

    coerção, exterioridade e praticidade

  • E.

    singularidade, movimento e estática

A primeira corrente de pensamento sociológico propriamente dita foi o positivismo, sendo um dos seus representantes A Comte. O positivismo procurava resolver os conflitos sociais utilizando o argumento da harmonia natural entre os indivíduos. O princípio central do positivismo comteano é construir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos

  • A.

    à luz das ciências naturais, procurando construir a objetividade científica, existente nas formas das ciências históricas.

  • B.

    à luz das ciências naturais, procurando construir a objetividade científica, existente nas formas das ciências naturais.

  • C.

    tendo como referência o conhecimento produzido nas sociedades primitivas.

  • D.

    sobre a ótica da sociedade de classes, com a contribuição das ciências naturais.

  • E.

    tendo como método o Historicismo.

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