Questões de Sociologia do ano 2003

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O princípio que norteia movimentos sociais pró-habitação, veiculado pelas políticas sociais, indica que o acesso à moradia é

  • A.

    um direito social.

  • B.

    uma política trabalhista.

  • C.

    um benefício do Estado.

  • D.

    um dever do cidadão.

  • E.

    uma questão de privatização.

Dos aspectos de análise conjuntural mais recentes, substanciam políticas públicas as demandas advindas dos seguintes setores:

  • A.

    educação, trabalho, menor abandonado, planejamento social e assistência pública.

  • B.

    criança, Estado e sociedade civil, trabalho, lazer e educação.

  • C.

    trabalho, lazer, educação, criança e assistência privada.

  • D.

    habitação, benefícios sociais, saúde e assistência pública e privada.

  • E.

    trabalho, habitação, saúde, criança e adolescente e assistência social.

Segundo Marilda Vilela Iamamoto, a Instituição Serviço Social, sendo ela própria polarizada por interesses de classes contrapostas, participa, também, do processo social, reproduzindo e reforçando as contradições básicas que conformam a sociedade do capital, ao mesmo tempo e pelas mesmas atividades em que é mobilizada para reforçar as condições de dominação, como dois pólos inseparáveis de uma mesma unidade.

Para a autora, o Serviço Social

  • A.

    é chamado a participar da dominação de classe.

  • B.

    é neutro e, portanto, torna-se mediador entre interesses de classes contrapostas.

  • C.

    contribui para reforçar as condições de dominação e, igualmente, para reproduzir as contradições de classe.

  • D.

    participa do processo social, portanto, é mobilizado a contribuir para a organização das classes dominadas.

  • E.

    tem como função polarizar os interesses de classes e reforçar as contradições da sociedade do capital.

Os objetivos propostos para a Política de Assistência Social, definidos na Lei no 8.742, de dezembro de 1993, são:

  • A.

    proteção à família, à maternidade, à adolescência e à velhice; amparo às crianças e adolescentes carentes; promoção e integração ao mercado de trabalho; habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e promoção de sua integração à vida comunitária.

  • B.

    implantação de serviços universalizados; concessão de benefícios eventuais e continuados; proteção à criança, ao adolescente, à velhice e ao portador de deficiência física, garantindo-lhes integração comunitária.

  • C.

    concessão de benefícios eventuais e continuados, implantação de projetos de enfrentamento à pobreza; realização de atividades continuadas que visem à melhoria da condição de vida da população; integração ao mercado de trabalho.

  • D.

    implantação de serviços universalizantes; instituições democratizadas na prestação de serviços; proteção à família, à maternidade, à adolescência e à velhice; amparo aos adolescentes carentes.

  • E.

    instituições democratizadas na prestação de serviços assistenciais; utilização de critérios técnicos na triagem dos usuários dos serviços; concepção de benefícios eventuais e continuados; integração ao mercado de trabalho.

A administração em Serviço Social tem como função principal

  • A.

    preparar o profissional para atividades de chefia e supervisão.

  • B.

    planejar, coordenar e controlar as etapas do trabalho profissional.

  • C.

    ajudar o profissional no controle dos resultados da sua ação.

  • D.

    permitir o uso de técnicas racionais no agir profissional.

  • E.

    favorecer o uso racional dos recursos sociais.

A população vem pressionando, por meio de grupos organizados e movimentos sociais, para que o Estado viabilize seu acesso às condições mínimas de subsistência e cidadania. Diante dessa questão, o Assistente Social de instituição pública deve

  • A.

    assumir diretamente essas reivindicações e o papel de agente de pressão junto aos órgãos de decisão.

  • B.

    pressionar politicamente com a mobilização dos esquemas partidários, tendo em vista garantir o atendimento das reivindicações.

  • C.

    não permitir a aliança entre grupos e movimentos sociais para evitar a introdução de componente político no grupo de pressão.

  • D.

    dar apoio técnico a essas reivindicações, subsidiando- as com informações e encaminhando estudos sobre elas aos órgãos de decisões.

  • E.

    negociar com a população uma solução que esteja dentro dos limites estabelecidos pelas verbas e recursos técnicos da instituição.

O pressuposto "posicionamento em favor da eqüidade e justiça social que assegure a universalidade de acesso aos bens de serviços relativos aos programas sociais e políticas sociais, bem como gestão democrática" está contido

  • A.

    na Constituição Federal de 1967, como direitos e responsabilidades do assistente social.

  • B.

    na LOAS, como diretrizes da política de assistência social.

  • C.

    na Lei de Regulamentação da Profissão de 1991.

  • D.

    nas diretrizes gerais da Seguridade Social do Plano Plurianual Federal.

  • E.

    no Código de Ética Profissional, como princípio fundamental.

Para que a Assistência Social não se identifique apenas com sua manifestação fenomênica de atenção compensatória e emergencial aos pobres, é importante que ela seja analisada a partir da contradição:

  • A.

    caráter legal e institucional, desde que estreitamente conceituado e vinculado ao Estado democrático.

  • B.

    rentabilidade econômica e princípio de atenção às necessidades sociais em um mesmo modo de produção.

  • C.

    função da Assistência na distribuição da renda e no atendimento emergencial provocados pelas calamidades públicas.

  • D.

    planejamento vertical e execução de medidas técnico-reguladoras das desigualdades sociais.

  • E.

    atividades programadas para as comunidades e o grau de liberdade e democracia da sociedade.

Fundamenta uma das perspectivas teórico-metodológicas do Serviço Social na atualidade:

  • A.

    Buscar ou criar instrumentos técnicos que correspondam à realidade da ação do profissional.

  • B.

    Perceber, compreender e explicar as origens das dinâmicas sócio-históricas dos contextos sociais de intervenção.

  • C.

    Resgatar da realidade as práticas profissionais do assistencialismo norte-americano como forma de erradicar a pobreza.

  • D.

    Enfatizar o estudo de casos, visando a atenuar as expectativas dos pobres, sobretudo, a realidade do desemprego.

  • E.

    Atuar, prioritariamente, na conscientização da população para que ela supere as dificuldades sociais.

O assistente social junto às comunidades deve

  • A.

    trabalhar com os líderes para que se tornem candidatos nas eleições municipais, pois, dentre as práxis, a política é a mais atraente.

  • B.

    conhecer a realidade e se inserir nas lutas sociais de combate à pobreza.

  • C.

    analisar a realidade e assessorar, quando solicitado, na formação de grupos de auto-ajuda.

  • D.

    homogeneizar as demandas em função de garantir a força das comunidades.

  • E.

    buscar soluções, primeiramente, para problemas que impedem a condição de urbanização.

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