Questões sobre Questões sociológicas

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Sobre “cibercultura” analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata‐se da ampliação de formas de conexão entre homens e homens, máquinas e homens e máquinas e máquinas motivadas pelo nomadismo tecnológico da cultura contemporânea e pelo desenvolvimento da computação.

( ) Se origina e se fundamenta na sofisticada e bem integrada infraestrutura comunicacional, apenas se considerada numa escala global.

( ) O seu desenvolvimento se deu com o surgimento da microinformática nos anos 70, com a convergência tecnológica e o estabelecimento do personal computer (PC).

( ) A cidade é quase sempre o palco da cibercultura e das tecnologias digitais, e as novas formas de conexão sem fio criam novas formas de relação social no espaço urbano.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, F, V, V.

Observe a charge.

Ela se relaciona a um dos conceitos da indústria cultural. Esse termo foi originalmente formulado em 1940 por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Sobre o conceito de indústria cultural e sua vigência, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode ser considerada um mecanismo ideológico, pois transforma o consumo em interesse geral disseminado.

II. A homogeneização dos produtos e a padronização dos gostos corroboram o consumo indiferenciado da massa.

III. As diversidades culturais e étnicas são em suma, os grandes empecilhos para uma expansão da indústria cultural pelos países periféricos.

IV. O grande segredo do sucesso da indústria cultural é esconder os vultosos e lucrativos investimentos no mercado, preconizando apenas fins sociais.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. II, III, IV, apenas.

No Brasil, a sociedade passou na década de 1940 por um grande processo de urbanização e industrialização, marcado pelo pós‐guerra e pela modernidade.

No entanto, apesar da existência do rádio, como meio de comunicação bastante difundido, a nossa indústria cultural

  • A. foi instalada e expandiu‐se a partir do desenvolvimento nacionalista da “Era JK”, bancado pela política desenvolvimentista.
  • B. era ainda orientada diretamente pela hegemonia de mercado europeia, que buscava regiões americanas para expandir seu mercado.
  • C. não existia, naquele período, pois não havia a ideia de consumo de massa devido à falta de integração nacional e do desequilíbrio econômico entre as regiões.
  • D. só começou a existir de fato a partir da adoção de produtos culturais brasileiros, mesmo que com perfil norte americano, tais como o “Zé Carioca” e a “Carmem Miranda”.

A trajetória da produção sociológica brasileira é uma prova de que ela se constitui disciplina no debate entre diferentes concepções teóricas responsáveis por respostas a questões que a sociedade se coloca em momentos diversos e, por isso, não está livre de contradições. A história das ciências sociais no Brasil atesta a vitória de uma estratégia de afirmação quando o quadro social e político do país era adverso, como apontam Vianna, Carvalho e Melo (1995). A sociologia no Brasil demonstra, paradoxalmente, que as condições de democracia para uma ciência com baixo prestígio social e mercado profissional escasso não foram decisórias, pois ela se cria e se expande mesmo assim. Sobre a expansão e afirmação da sociologia enquanto ciência e disciplina no Brasil, é correto afirmar que

  • A. os cursos secundários abrigaram a disciplina antes da sociologia ser considerada disciplina acadêmica em cursos do ensino superior. Só mais tarde surgem cursos superiores de ciências sociais e de sociologia e política.
  • B. as mudanças na sociedade rural e urbana com movimentos sociais pela terra, messiânicos, estudantis, operários e questões ligadas às minorias indígena, negra e migrante eram temas proibidos em sociologia brasileira.
  • C. o desenvolvimento da pesquisa sociológica e a formação de quadros intelectuais e técnicos para pensar o Brasil e dar suporte às políticas públicas só começaram a acontecer a partir da Nova República e do processo de redemocratização política.
  • D. a centralização do sistema educacional no país, a partir do Estado Novo, e a reforma do ensino levam a sociologia a ser considerada disciplina do núcleo comum, posição que ela ocupa até hoje, juntamente com as matérias de conteúdo básico.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, V, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.

Tendo em vista o contexto do mundo atual, uma das grandes missões da sociologia contemporânea seria:

  • A. Subordinar as leis e políticas públicas às análises sociológicas, a fim de garantir a equidade social.
  • B. Eliminar as aparências sociais, que levam à mistificação e à aculturação dos povos, num contexto de mundialização da cultura.
  • C. Quantificar e qualificar o fenômeno da globalização, impedindo suas tendências mais generalizantes e seus impactos nas sociedades atingidas.
  • D. Incrementar categorias de análise científica e sociológica, a fim de traçar parâmetros de ações que possam minimizar os problemas gerados pela globalização.

Assinale a alternativa que está de acordo com a afirmativa anterior.

  • A. A urbanização nos países pobres apresenta dramáticos aspectos negativos, pois as cidades refletem muitas vezes as decisões tomadas nos países ricos.
  • B. De acordo com a Nova ordem Mundial e com a Organização Internacional do Trabalho, a divisão de classes e de empregabilidade municipal deve obedecer aos parâmetros nacionais.
  • C. As situações ligadas à modernização e urbanização de uma cidade são, na maioria das vezes, um reflexo da participação cidadã de sua população e sua relação com o governo estabelecido.
  • D. No mundo de hoje, os aspectos ligados à globalização e mundialização da cultura podem ou não influenciar a nível local, uma vez que existe a preocupação geral de se manter a autodeterminação e liberdade.

Essa festa tipicamente brasileira evidencia um processo de:

  • A. Supressão simbólica.
  • B. Reestruturação cultural.
  • C. Imposição étnico‐racial.
  • D. Desmistificação religiosa.

A vida na zona rural do Brasil nunca foi fácil, seja para os trabalhadores empregados, seja para os posseiros e pequenos proprietários. Em boa parte do território brasileiro, as condições de sobrevivência, isolada da unidade familiar de produção, por exemplo, foram bastante precárias. Sobre a situação das pessoas que residem em zonas rurais no Brasil, é correto afirmar que

  • A. a grande maioria vive ainda em grandes propriedades monocultoras, com produção voltada para a exportação, onde sobrevivem de trabalho compulsório.
  • B. os assentamentos e a reforma agrária, em franco desenvolvimento, criam elementos de uma nova ordem social que dialogam com os princípios do passado e os reforçam.
  • C. no âmbito das relações familiares, do trabalho e da participação no governo, múltiplas lideranças surgem no campo, conscientes de seu papel e de sua hegemonia política.
  • D. as transformações socioeconômicas tornaram o mundo rural brasileiro heterogêneo. Emergem sujeitos sociais marcados pelo desenraizamento e pela tentativa de reconstrução da identidade social de trabalhador rural.

Considerando os planos, programas e conferências produzidos e promovidos pelo governo federal no processo de formulação e implementação de políticas públicas no Brasil, julgue os itens seguintes. O ponto de partida para a formulação e a implementação de políticas públicas relativas à sexualidade é a necessidade de preservação de crenças, valores e tradições prevalecentes no imaginário coletivo a respeito desse tema.

  • C. Certo
  • E. Errado
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