Questões sobre Classificação de vias

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Nas vias urbanas de Paranaguá, qual o limite máximo de velocidade para uma coletora?

  • A.

    30 km/h.

  • B.

    40 km/h.

  • C.

    60 km/h.

  • D.

    80 km/h.

Nas Rodovias próximas a Paranaguá, qual o limite máximo de velocidade que um veículo caminhão pode manter?

  • A.

    60 km/h.

  • B.

    80 km/h.

  • C.

    90 km/h.

  • D.

    110 km/h.

Nas Rodovias próximas a Paranaguá, qual o limite máximo de velocidade que um veículo ônibus pode manter?

  • A.

    60 km/h.

  • B.

    80 km/h.

  • C.

    90 km/h.

  • D.

    110 km/h.

Através de seu conhecimento em vias urbanas, ligue a primeira com a segunda:

I - Via Arterial.

II - Via coletora.

III - Via de Trânsito Rápido.

IV - Via local.

( ) não possuem cruzamentos diretos, nem semáforos, nem travessia de pedestres em nível.

( ) distribuem o trânsito dentro das regiões da cidade e dão acesso a vias de maior porte.

( ) vias de trânsito restrito, com cruzamento geralmente sem semáforos.

( ) ligam diferentes regiões de uma cidade, com cruzamentos ou interseções geralmente controlados por semáforos.

De cima para baixo a ordem que relaciona corretamente as vias é:

  • A.

    III, II, IV e I.

  • B.

    II, III, IV e I.

  • C.

    IV, I, II e III.

  • D.

    I, IV, III e II.

Baseado nas informações do texto, qual a velocidade mínima que o motorista da camioneta poderia estar desenvolvendo?

  • A.

    40

  • B.

    45

  • C.

    50.

  • D.

    55.

Lembrando que não havia sinalização nesta rodovia; qual a velocidade máxima que o micro ônibus poderia desenvolver?

  • A.

    60 km/h.

  • B.

    80 km/h.

  • C.

    90 km/h.

  • D.

    110 km/h.

Leia e analise as medidas relacionadas a seguir.

I Regulamentação de velocidade mínima de 50 km/h.

II Implantação de inibidores de velocidade, principalmente nas interseções.

III Implantação de baias para parada de ônibus.

IV Sinalização de estacionamento ao longo do acostamento.

São medidas que visam garantir a segurança viária em rodovias, ao longo de travessias urbanas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas II e IV.

  • D.

    Apenas III e IV.

Com base nos parâmetros de volume de tráfego e de relevo da região, o DNER, hoje DNIT, estabeleceu critérios para a classificação técnica das rodovias brasileiras. Quanto às classes de projetos, analise as afirmações que seguem.

I As classes de projetos são numeradas de 0 a 4 e diferenciam-se apenas pelo controle de acesso, seja este total ou parcial.

II Cada classe de projeto tem uma velocidade diretriz recomendada, que é a menor velocidade para se percorrer a rodovia com segurança.

III Os critérios de classificação técnica para tomada de decisão entre uma rodovia I-A ou I-B avaliam, principalmente, o nível de serviço esperado e o volume de tráfego projetado.

Marque a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmação III está correta.

  • B.

    Apenas a afirmação II está correta.

  • C.

    As afirmações I e II estão corretas.

  • D.

    As afirmações I e III estão corretas.

A classificação funcional das rodovias é determinada em função das suas características básicas de acessibilidade e mobilidade. Quanto a essa classificação, é correto afirmar que numa rodovia

  • A.

    local, temos a predominância de viagens interestaduais e os níveis de acessibilidade são elevados.

  • B.

    coletora, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • C.

    local, temos a predominância de viagens intramunicipais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • D.

    arterial, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

O condutor de uma camioneta transita por uma rodovia, onde não existe sinalização regulamentadora. Nesse caso, a velocidade máxima será de:

  • A.

    120 km/h

  • B.

    110 km/h

  • C.

    90 km/h

  • D.

    80 km/h

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