Questões sobre Mecânica

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No que se refere aos freios e outros aparelhos de retardamento em veículos ferroviários, julgue os itens subsecutivos. Na frenagem dinâmica, a energia elétrica produzida pelo motor que trabalha como gerador é dissipada em forma de calor por efeito joule em um banco de resistências conectado aos terminais desse motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos freios e outros aparelhos de retardamento em veículos ferroviários, julgue os itens subsecutivos. O freio automático é um dispositivo que permite que a frenagem da locomotiva seja efetuada independentemente dos freios dos vagões. Esse tipo de freio tem por finalidade a manutenção do trem parado enquanto o sistema geral está sendo recarregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    ao fluido de freio.

  • B.

    ao líquido de arrefecimento.

  • C.

    ao combustível.

  • D.

    ao filtro de ar.

  • E.

    às velas de ignição.

  • A.

    suspensão.

  • B.

    escapamento.

  • C.

    combustível.

  • D.

    direção.

  • E.

    arrefecimento.

NÃO é um problema decorrente da quebra da correia dentada da distribuição do motor em alta rotação:

  • A.

    o atropelamento das válvulas.

  • B.

    a quebra do comando de válvulas.

  • C.

    o travamento do virabrequim.

  • D.

    o empenamento da biela.

  • E.

    a quebra da alavanca de troca de marcha.

Um motorista profissional percebeu que o veículo com que trabalha está apresentando desgaste irregular no pneu dianteiro direito pelo lado de fora. Nesse caso, deverá solicitar a aferição

  • A.

    do ângulo camber.

  • B.

    da posição do diferencial.

  • C.

    do virabrequim.

  • D.

    da árvore secundária.

  • E.

    da árvore intermediária.

Um veículo trafegando em uma rodovia começa a puxar para direita da via, sendo que o estado da pista e do tempo são considerados bons e o terreno plano. Nesse caso, a causa dessa derivação para direita poderá ser um defeito do próprio veículo no

  • A.

    cardã com folga.

  • B.

    ângulo caster desregulado.

  • C.

    platô com folga.

  • D.

    eixo piloto quebrado.

  • E.

    anel sincronizado travado.

Ao enfrentar um grande congestionamento, um motorista percebeu que o motor do veículo começou a esquentar muito, fora do normal, chegando jogar água fora do reservatório. Nesse caso, a falha provável se deve

  • A.

    ao eixo piloto quebrado.

  • B.

    ao bico da injeção eletrônica queimado.

  • C.

    ao alternador trabalhando com sobrecarga.

  • D.

    ao intercooler com restrição de ar no seu interior.

  • E.

    à válvula termostática travada.

Em uma inspeção de rotina o motorista percebeu que o nível de óleo do freio do veículo estava abaixo do nível normal. Verificou e constatou que não havia vazamento. Nesse caso, a possível falha poderá ser

  • A.

    manga de eixo com folga ou empenada.

  • B.

    pastilha de freio gasta.

  • C.

    rolamento central do cubo gasto.

  • D.

    cabo do freio de estacionamento rompido.

  • E.

    homocinética fora da especificação.

Os motoristas devem manter os extintores de seus veículos carregados e com a pressão adequada, deixando-os prontos para o uso emergencial. É necessário trocar a carga sempre que o ponteiro do medidor de pressão estiver na área

  • A.

    verde.

  • B.

    preta.

  • C.

    vermelha.

  • D.

    cinza.

  • E.

    branca.

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