Questões de Turismo do ano 2011

Lista completa de Questões de Turismo do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base em seus conhecimentos sobre as características e atribuições do Estado neoliberal, no âmbito jurídico, político, econômico e social, é correto afirmar que ele:

1. promove ou incentiva a flexibilização das relações de trabalho.

2. tende a deixar de ser provedor de serviços à população (privatização dos serviços públicos).

3. busca promover o pleno emprego.

4. promove a abertura dos mercados e a redução de impostos.

Estão corretos os itens:

  • A. 1 e 2 apenas.
  • B. 2 e 3 apenas.
  • C. 3 e 4 apenas.
  • D. 1, 2 e 4 apenas.
  • E. 1, 2, 3 e 4.

Segundo Giles (1985, p. 23), o Estado é, antes de tudo, o poder institucionalizado e, por extensão, a própria instituição em que reside o poder, pois, para agir, ele necessita de recursos que só uma organização pode fornecer. Além da forma de poder acima mencionada (poder institucional do Estado), outras formas de poder ou concepções acerca do poder podem ser identificadas. Qual das alternativas abaixo se refere à noção de Foucault acerca do poder?

  • A. O poder, quando exercitado, é política, pois é uma ação social. O poder legítimo exerce seu domínio sobre os outros, com o reconhecimento daqueles que o obedecem.
  • B. O poder é sempre hierárquico e implica centralização.
  • C. O poder não se localiza numa instituição, ou no Estado, nem pode ser concedido a alguém, pois ele é uma relação de forças. O poder exercido de forma celular está presente nas microrrelações sociais.
  • D. No estado democrático, o poder resulta da conjugação de três esferas: executivo, legislativo e judiciário.
  • E. O poder político e o econômico andam juntos. Enquanto os keynesianos defendem a não intervenção do estado na economia, os liberais promovem ações intervencionistas.

  • A. 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
  • B. 5 – 1 – 3 – 4 – 2.
  • C. 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
  • D. 1 – 3 – 2 – 4 – 5.
  • E. 5 – 1 – 2 – 4 – 3.

Cada vez mais os locais competem entre si para atrair turistas, negócios e investimentos. Nesse contexto, o marketing de localidades tornou-se uma atividade econômica importante, muitas vezes sendo o principal gerador de riquezas locais. A organização de um programa para desenvolver e divulgar uma localidade requer um profundo entendimento dos mercados-alvo. Assinale a alternativa que aponta esses principais mercados-alvo, constituídos por grupos específicos que um local pode tentar atrair:

  • A. Mercados de exportação; empreendedores e investidores; turistas em geral; moradores.
  • B. Empreendedores; moradores e trabalhadores; visitantes; indústrias.
  • C. Mercados internacionais; turistas em geral; moradores e trabalhadores; investidores.
  • D. Visitantes; moradores e trabalhadores; negócios e indústrias; mercados de exportação.
  • E. Mercados internacionais; turistas e viajantes; profissionais especializados; empreendedores.

O fordismo é um conjunto de princípios aplicados à organização do trabalho da indústria automobilística, no início do século XX. Com relação ao fordismo, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Trata-se de uma forma de produzir e conceber o trabalho que se estendeu também para outras dimensões da vida.

( ) A organização fordista é típica da produção em massa.

( ) A esteira rolante foi uma das inovações do fordismo em relação ao taylorismo.

( ) Equipes semiautônomas e autogerenciáveis são comuns nos sistemas fordistas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – V – V – F.
  • C. V – F – F – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – F – V – V.

A sociologia clássica compreende três perspectivas de análise da sociedade, cada qual com uma abordagem teóricometodológica distinta. Tendo em vista o contexto histórico das primeiras análises sociológicas, as teorias e os conceitos então produzidos, considere as seguintes afirmativas:

1. A sociologia de Durkheim buscava conhecer os fenômenos que explicariam a integração social e tinha, entre seus principais conceitos, os de coesão social, solidariedade mecânica e orgânica, instituições sociais e consciência coletiva.

2. Uma das principais contribuições de Karl Marx para a Sociologia foi a análise da mudança social, em especial o conhecimento da dinâmica da sociedade capitalista. Entre os conceitos que fazem parte de sua teoria, tem-se conflito de classe, modo de produção, contradição social, trabalho e mais-valia.

3. Tendo por objetivo conhecer e transformar a sociedade de seu tempo, Marx analisou-a segundo a dialética materialista (ou método dialético).

4. Visando estabelecer uma metodologia própria para a Sociologia, Weber escreveu “As regras do método sociológico”, obra na qual sistematizou seu percurso analítico.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Levando em conta seus conhecimentos sobre Durkheim, Marx e Weber, e a relação entre indivíduo e sociedade, considere as seguintes afirmativas: 1. Max Weber propôs interpretar o sentido da ação social. Assim, a partir do indivíduo, seria possível compreender os fenômenos sociais. 2. O indivíduo criativo e empreendedor, independentemente de sua posição na estrutura social, teria poder revolucionário, segundo Marx. 3. As análises de Durkheim sobre a relação entre indivíduo e sociedade mostraram que o indivíduo tem poder e autonomia frente à sociedade e a modifica, independentemente das instituições sociais e da tradição. 4. Para Durkheim, a sociedade é totalmente determinada pelo ambiente físico. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Nos serviços da hotelaria a hospedagem e a governança são setores de extrema importância. Associe a primeira coluna com a segunda para atribuir a definição correta ao vocabulário comum a estes departamentos.

1. Over booking

2. Relatório de discrepância

3. Rooming list

4. Serviço de turn down

5. Walk in

( ) Arrumação complementar do apartamento realizado no final de tarde que pode incluir retirada do cobre leito da cama e brinde de “boa-noite”.

( ) Cliente que chega ao hotel para se hospedar sem possuir reserva

( ) Quantidade de reservas efetuadas superior a capacidade do hotel decorrente de falha humana ou do sistema operacional de reservas.

( ) Listagem contendo nomes e distribuição de apartamentos entre os membros de um grupo.

( ) Listagem contendo apartamentos visitados pela camareira que possuem indícios de que a ocupação real não confere com a ocupação descrita no sistema de hospedagem.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    4, 5, 1, 3, 2

  • B.

    4, 5, 1, 2, 3

  • C.

    2, 3, 1, 5, 4

  • D.

    4, 1, 5, 3, 2

  • E.

    4, 1, 5, 2, 3

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)

  • A.

    forma de turismo interno que visa ao aumento das viagens entre os setores da população cuja renda não lhes permite utilizar os serviços convencionais da prestação turística.

  • B.

    conjunto de agentes econômicos ligados diretamente ao setor de prestação de serviços para o turismo: agências de turismo, hotéis, operadoras, restaurantes e outras entidades empresariais.

  • C.

    área limítrofe ou intermediária entre dois ecossistemas.

  • D.

    profissional que exerce atividades de acompanhamento, orientação e informação de pessoas ou grupos em excursões.

  • E.

    conjunto de atrativos turísticos em um determinado espaço que apresenta adequada estrutura de serviços e equipamentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...