Questões de Turismo do ano 2011

Lista completa de Questões de Turismo do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.

  • A.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • B.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • C.

    alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas

  • D.

    identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo

  • E.

    seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    câmaras brasileiras de comércio.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

As instâncias de governança macrorregionais, órgãos colegiados compostos por integrantes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada que tratam de assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo em áreas de abrangência macrorregional, que ultrapassam os limites territoriais dos estados, propiciam o desenvolvimento compartilhado e integrado do setor de turismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

Conforme dispõe a atual legislação brasileira sobre turismo, cabe ao poder público atuar, mediante apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do turismo como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e de conservação do patrimônio natural, cultural e turístico brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

A atividade turística, embora considerada importante para o desenvolvimento sustentável do estado do Espírito Santo, não se inclui na agenda econômica e política desse estado, por ainda ser vista como residual ou simples consequência de fatos e fenômenos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

O primeiro plano de desenvolvimento do turismo do estado do Espírito Santo, elaborado em 2003, orientou as ações da SETUR voltadas às atividades do turismo capixaba no período de 2004 a 2005, posteriormente estendido até o ano de 2025.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...