Questões de Turismo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Turismo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os economistas definem demanda ou procura como uma relação entre a quantidade de qualquer produto ou serviço que as pessoas têm à disposição e as condições de compra por cada preço específico. Considerando a demanda turística, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A demanda protelada refere-se àqueles que viajarão em alguma data futura.

  • B.

    A demanda potencial é formada por aquela parcela da população que não viaja por alguma razão.

  • C.

    A demanda reprimida é a demanda adiada por causa de um problema no âmbito da oferta.

  • D.

    A demanda real ou efetiva é o número real de participantes do turismo ou aqueles que estão viajando.

A diversidade de práticas de aventura que materializam o segmento do Turismo de Aventura varia sob diferentes aspectos, em função dos territórios em que são operadas, dos equipamentos, habilidades e técnicas exigidas em relação aos riscos que podem envolver e da contínua inovação tecnológica. A respeito da caracterização das diferentes práticas de aventura, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Arvorismo – técnica vertical de descida em corda. Por extensão, nomeiamse, também, as atividades de descida que utilizam essa técnica.

  • B.

    Tirolesa – deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.

  • C.

    Balonismo – vôo de longa distância com o uso de aerofólio (semelhante a um pára-quedas) impulsionado pelo vento e aberto durante todo o percurso, a partir de determinado desnível.

  • D.

    Canionismo – caminhada, escalada ou ambos, praticada em ambiente de montanha.

Na confirmação da reserva, o hóspede receberá o voucher com todos os dados negociados com o Departamento de Reservas. Nesse mesmo documento as regras de cobrança de no-show devem estar muito claras e objetivas, para que o mesmo não alegue que não teve acesso a essa informação. O no-show ocorre:

  • A.

    quando o hóspede que tinha reserva confirmada e não efetuou o cancelamento dentro do prazo estipulado não comparece.

  • B.

    quando o hóspede deixa o hotel sem realizar os trâmites do check-out na recepção, deixando pendente o pagamento das despesas efetuadas.

  • C.

    quando o hóspede chega ao hotel sem reserva prévia.

  • D.

    quando o hóspede pretende deixar o hotel após o horário estabelecido para a saída.

A segmentação traz enormes vantagens para as empresas turísticas que atuam dentro da economia de escala, aumentando a concorrência no mercado, criando políticas de preços e de propaganda especializada, além de promover maior número de pesquisas científicas sobre turismo. Sobre os segmentos existentes no turismo, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Turismo de eventos - compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

  • B.

    Turismo Social - é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.

  • C.

    Ecoturismo - compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

  • D.

    Turismo Cultural - constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

O Plano Nacional do Turismo 2007-2010 apresenta, de forma consolidada e sistemática, as diretrizes da Política Nacional de Turismo, constituindo um instrumento de planejamento, gestão e ação estratégica que orienta a atuação do governo no setor, de forma articulada com a iniciativa privada. Dentre seus objetivos:

  • A.

    desenvolver e implementar estratégias relacionadas à logística de transportes articulados, que viabilizem a integração de regiões e destinos turísticos e promovam a conexão soberana do país com o mundo.

  • B.

    estimular o desenvolvimento turístico nacional, a partir da descentralização das políticas públicas de turismo e do fortalecimento do planejamento turístico nos municípios.

  • C.

    define como um de seus objetivos estratégicos a descentralização a partir do fortalecimento das secretarias e órgãos municipais para a gestão do turismo, a transferência de responsabilidade para a gestão das atividades turísticas e a delegação de atividades a entidades privadas.

  • D.

    visa à conscientização, a sensibilização, o estímulo e a capacitação dos vários monitores municipais, para que despertem e reconheçam a importância e a dimensão do turismo como gerador de emprego e renda, e tendo como resultado a participação e a gestão da comunidade no Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

A pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná - SETUR/PR (2008) sobre a dinâmica da cadeia produtiva do turismo no litoral do Paraná deixa evidenciado, em termos estatísticos:

  • A.

    a superioridade de Paranaguá no que tange à infraestrutura e aos equipamentos urbanos de suporte ao turismo.

  • B.

    a infraestrutura de Paranaguá está voltada para atender essencialmente à demanda gerada pela atividade industrial.

  • C.

    a inferioridade de Paranaguá no que tange à infraestrutura e aos equipamentos urbanos de suporte ao turismo.

  • D.

    a infraestrutura de Paranaguá está voltada para atender essencialmente à demanda gerada pela atividade turística.

O planejamento do Marketing Turístico é iniciado a partir do produto estruturado, sendo considerado como tal o atrativo que já foi devidamente preparado para o mercado, que já se encontra organizado e disponível para comercialização e, ao ser promovido fora de sua localidade, se transforma em oferta. Desse modo, oferta pode ser definida como:

  • A.

    centralização da demanda efetiva em determinados períodos do ano pressiona a capacidade nominal instalada inflacionando os preços, desequilibrando aspectos operacionais.

  • B.

    atividade econômica que se permeia entre diversas outras atividades, mobilizando fatores macroeconômicos, socioculturais a interagirem na qualidade de vida e do enriquecimento do conhecimento das diversidades de uma nação.

  • C.

    realização por parte do público consumidor, das atividades propostas no produto: visitar, passear, comer, comprar, assistir, praticar esportes, etc.

  • D.

    um produto promovido mediante programas de atuações de comercialização, venda e comunicação, dirigidas tanto ao público profissional, o chamado “trade turístico”, como ao turista potencial, ou consumidor.

O desenvolvimento do turismo que se tem documentado na Ilha do Mel data do início do século XX. Sobre o desenvolvimento do turismo na Ilha do Mel, analise as afirmações a seguir:

I - Na primeira fase do turismo local, a Ilha era muito procurada por famílias da classe alta de Curitiba que iam lá veranear; pode ser considerado o primeiro recanto turístico do litoral do Paraná.

II - Na década de 1970, a abertura da estrada de acesso às praias prejudicou o desenvolvimento turístico e o estabelecimento dos balneários, como Matinhos e Guaratuba.

III - No final da década de 1980, o desenvolvimento do turismo também foi favorecido pelo estabelecimento da energia elétrica com a Usina a Diesel da COPEL, localizada na extremidade sul da Ilha.

IV - De 1997 a 2004, houve uma redução no número de casas de veranistas em 50% das residências. A queda do número de residências de veraneio não significa decréscimo de ocupação de imóveis destinados ao turismo, visto que muitas destas casas foram transformadas em estabelecimentos de uso predominantemente comercial ou misto.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e III.

  • A.

    O movimento de visitantes no parque é crescente desde 2006, quando o número total foi de 954.039 visitantes, e em 2010 alcançou o número de 1.265.765.

  • B.

    Os meses de janeiro e dezembro foram os de maior representatividade no fluxo de turistas de 2006 a 2010.

  • C.

    A variação do movimento de visitantes demonstrado indica que apenas o período de 2008/2009 obteve queda, de 7,3%, passando de 1.154.046 visitantes para 1.070.072.

  • D.

    O estudo serve de base para que se descubram as tendências que o turismo está seguindo, visando à criação de estratégias para o aperfeiçoamento da atividade, possibilitando atrair o maior número de visitantes esperado dentro da capacidade de carga física e psicológica do atrativo, para que não cause danos futuros.

“Conjunto de obras e instalações de estrutura física da base, que criam condições para o desenvolvimento de uma unidade turística, tais como: sistema de transportes, de comunicações, serviços urbanos”. A citação apresentada refere-se ao conceito de:

  • A.

    Demanda turística.

  • B.

    Mercado turístico.

  • C.

    Equipamentos e serviços turísticos.

  • D.

    Concentração espacial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...