Questões de Turismo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

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Um dos fatores que mais motivam um país a sediar uma Copa do Mundo é o fluxo turístico que tal evento gera – não somente de forma direta, por meio de torcedores que vão assistir à competição, como também indiretamente, em função da exposição na mídia internacional. A respeito deste ponto, analise as afirmações a seguir:

I - O fluxo turístico traz consigo uma entrada significativa de divisas, notoriamente direcionada para os setores de hotelaria, transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista.

II - Estima-se que o fluxo turístico induzido direta e indiretamente pela Copa do Mundo seria responsável por receitas adicionais de até R$ 5,94 bilhões para as empresas brasileiras.

III - Há muita expectativa em torno da preparação adequada das cidades-sede para o evento. Muito se questiona se estarão totalmente de acordo com as exigências impostas pela Fifa no que tange à infraestrutura de estádios, mobilidade urbana, hotelaria e segurança, principalmente.

IV - Quanto ao número de estádios e cidades participantes, a Copa contará com 12 cidades-sede, que, distribuídas entre as cinco macrorregiões do País, diferem significativamente entre si, em termos de condições de infraestrutura, capacidade e adequação de seus estádios e características geográficas.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II e III.

Na hotelaria recepção é termo designado ao espaço onde se registram os hóspedes, se retiram as chaves, correspondência ou recados, se obtêm informações, se depositam valores e se pagam as contas. O check-in, processo realizado na recepção de um meio de hospedagem, pode ser definido como:

  • A.

    procedimento de chegada do hóspede. O momento em que ele vai até a recepção, recebe a chave do seu apartamento e as orientações sobre a sua hospedagem.

  • B.

    momento da saída do hóspede. Quando ele devolve a chave da unidade habitacional (UH) em que estava hospedado, paga suas despesas, se ainda houver, e se retira do hotel.

  • C.

    a definição para dois apartamentos que são interligados por uma porta. Estes são muito usados por famílias, onde o casal fica em um apartamento e os filhos no outro.

  • D.

    processo pelo qual um estabelecimento hoteleiro vende virtualmente mais unidades habitacionais do que realmente possui na prática. Ou seja, vende além da sua capacidade real.

Os Convention & Visitors Bureaux desempenham papel estratégico para o turismo. A missão de um Convention & Visitors Bureaux é:

  • A.

    promover o desenvolvimento socioeconômico do destino por meio do aumento do fluxo turístico e da captação de eventos.

  • B.

    criar e distribuir mapas da cidade com localização dos principais atrativos, centros de eventos, meios de hospedagem e vias de acesso e disponibilizar o guia turístico do destino.

  • C.

    subsidiar e acompanhar a execução da política de pesquisa científica e extensão no setor do turismo.

  • D.

    apreciar e dar parecer aos projetos de pesquisa ou propostas de ação, apresentados pelo poder público, que visam a implantação de produtos e/ou serviços turísticos.

Turismo de Negócios e Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Considerando os tipos e formatos de eventos, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:

  • A.

    Visitas técnicas – reuniões pré-agendadas entre produtores e compradores geralmente realizadas paralelamente a feiras. Durante as reuniões, as empresas apresentam suas ofertas e demandas podendo concretizar negócios naquele momento ou apenas realizar um contato inicial.

  • B.

    Debate – exige um moderador ou mediador, que propõe perguntas e coordena a discussão entre duas ou mais pessoas, cada uma defendendo seu ponto de vista sobre assuntos propostos.

  • C.

    Palestra – têm características similares aos seminários, sendo o encontro de pessoas com interesses comuns onde o palestrante coloca sua experiência e trabalho, com a realização de atividades práticas sobre o tema desenvolvido.

  • D.

    Workshops – projetos geralmente organizados e coordenados por entidades de classe e órgãos do governo. Trata-se da formação de grupos de empresários para visitar potenciais mercados externos e identificar novas oportunidades de negócios.

A elaboração do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014 dá início a um processo de reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento do Turismo brasileiro para os próximos anos. Com relação à estruturação da oferta turística, o documento propõe:

  • A.

    restringir a inclusão dos diferentes atores sociais no processo de planejamento territorial do Turismo.

  • B.

    proibir o uso público nas Unidades de Conservação Ambiental.

  • C.

    consolidar a Regionalização do Turismo como referência territorial às ações de estruturação da oferta turística.

  • D.

    consolidar a Municipalização do Turismo como referência territorial às ações de estruturação da oferta turística.

O Plano Nacional de Turismo – PNT 2007/2010 – é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no país. As proposições do PNT 2007/2010 são organizadas em macroprogramas e programas. Sobre os macroprogramas e programas, analise as afirmações a seguir:

I - Os macroprogramas são desdobramentos temáticos agregados, escolhidos pelo seu potencial de contribuição para atingir os compromissos estabelecidos nas metas do PNT 2007/2010.

II - Os macroprogramas são constituídos por um conjunto de programas que organizam, por temas afins, as diversas atividades executivas da atuação ministerial e seus parceiros.

III - Os programas se desdobram em diversas ações, que traduzem o seu detalhamento em projetos e atividades que propiciarão a realização das metas.

IV - A avaliação de eficiência, eficácia e efetividade dos macroprogramas e programas deve estar desassociados das metas propostas no âmbito PNT 2007/2010.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

O processo de planejamento está relacionado á organização de futuros eventos para atingir objetivos específicos de antemão. Ainda que o planejamento, como conceito dinâmico, possa assumir uma série de formas, o estabelecimento de objetivos ou metas consiste em um dos estágios principais do processo de planejamento. Alguns dos objetivos principais comumente encontrados em planos de desenvolvimento de turismo são apresentados a seguir, EXCETO:

  • A.

    desenvolver um setor turístico que, em todos os aspectos e em todos os níveis, seja de alta qualidade, mesmo que não necessariamente de alto custo.

  • B.

    encorajar o uso do turismo, tanto para o intercambio cultural quanto para o econômico.

  • C.

    concentrar os benefícios econômicos do turismo, tanto dos diretos quanto dos indiretos, para os investidores externos, sem a preocupação de distribuí-los com a comunidade anfitriã.

  • D.

    Auxiliar regiões periféricas, aumentando os níveis de renda e emprego, diminuindo ou interrompendo a emigração.

O ambiente, seja ele natural ou construído, é o ingrediente artificial mais fundamental do produto turístico. Entretanto, assim que a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo. A deterioração física de ambientes naturais e artificiais pode ter consequências sérias, EXCETO:

  • A.

    as dunas por sobreuso podem ser danificadas e sofrer erosão.

  • B.

    a vegetação pode ser destruída por caminhadas.

  • C.

    lixo em locais impróprios pode danificar a qualidade estética do ambiente e prejudicar a fauna.

  • D.

    a criação de parques nacionais e parques com animais selvagens.

Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural. Sobre o tema, podemos afirmar que:

  • A.

    o ecoturismo não apresenta característica de sustentabilidade, pois o turismo atual constitui atividade que gera uma série de subprodutos a serem consumidos apenas do ponto de vista econômico.

  • B.

    o setor de ecoturismo se propõe a possibilitar o contato dos indivíduos com os espaços naturais de modo a garantir a estes últimos sustentabilidade econômica e ecológica.

  • C.

    a atividade de ecoturismo praticada em áreas naturais não pode contribuir para a conservação da área de destino e para manutenção dos valores da comunidade local.

  • D.

    a atividade turística utiliza o meio ambiente como atrativo principal. Contudo, a apropriação do meio ambiente pelo turismo não promove a degradação da área.

A gestão estratégica do marketing turístico promove transformações essenciais no desenvolvimento dos produtos nas regiões face ao poder criativo que exerce e ao fato de suas ações estarem direcionadas para a promoção do deslocamento das pessoas até os destinos turísticos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

  • A.

    O marketing não pode ser um indutor e direcionador da demanda turística, dessa forma, é somente uma ferramenta promoção mas não causa a melhoria das relações do turismo na região.

  • B.

    O marketing é apenas a soma de ações promocionais para gerar demanda, portanto, os gestores não devem fazer uso das ferramentas de marketing para gerir destinos de forma responsável.

  • C.

    O marketing turístico deve ter como estratégia básica conhecer bem os seus clientes reais e potenciais para, a partir desse conhecimento, desenvolver produtos que venham a satisfazer apenas os desejos e necessidades dos visitantes.

  • D.

    Pensar o marketing para um espaço turístico pressupõe a compreensão da atividade de turismo, com o intuito de pensar em como planejá-la e geri-la, analisando e mensurando a atividade.

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