Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA)

Lista completa de Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
NÃO corresponde a uma prova adotada na determinação do padrão bacteriológico e das enzimas do leite:

    A) Prova de redutase.

    B) Prova de fosfatase.

    C) Contagem microbiana.

    D) Prova de catalase.

    E) Teste de presença de coliformes fecais.

Uma das características de um abate humanitário é a realização de uma correta insensibilização do animal antes de sua sangria. Algumas avaliações podem ser realizadas em um animal insensibilizado para identificar a correta e efetiva insensibilização. Considerando este aspecto, assinale a opção que indica as características anatômicas e fisiológicas de um suíno corretamente insensibilizado.

    A) Início de fase tônica com contração da musculatura, flexão de membros traseiros, extensão de dianteiros e ausência de reflexo corneal, seguida por fase clônica, com movimentos de pedalada, chutes involuntários seguidos de relaxamento da musculatura e ausência de respiração rítmica.

    B) Início de fase clônica com movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido pelo relaxamento da musculatura, sem respiração rítmica.

    C) Início de fase clônica com movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido do relaxamento da musculatura, com respiração rítmica.

    D) Início de fase tônica com contração da musculatura, movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida por fase clônica, com flexão de membros traseiros, extensão de dianteiros seguido de relaxamento da musculatura e ausência de respiração rítmica.

    E) Início de fase clônica com movimentos de pedalada e chutes, nesta fase ainda permite-se leve reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido de relaxamento da musculatura, com respiração rítmica e ausência de reflexo corneal.

A condenação de carcaças bovinas ainda é comum nos frigoríficos brasileiros e está entre as principais causas de perdas. A produção de carcaças de boa qualidade depende, entre outros fatores, das técnicas adotadas no campo, no pré-abate e no abate. Assinale a doença em que NÃO se condena carcaças e órgãos de bovinos acometidos:

    A) Roncopneumonia verminótica.

    B) Carbúnculo sintomático.

    C) Septicemia hemorrágica.

    D) Piroplasmoses.

    E) Anaplasmose.

O manejo pré-abate dos animais tem influência direta sobre a qualidade da carcaça e da carne, devendo merecer toda a atenção do produtor e do profissional que avaliará o animal. Deve ser evitada, a juízo da Inspeção Federal a matança de, EXCETO:

    A) Fêmeas em estado adiantado de gestação (mais de dois terços do tempo normal da gravidez).

    B) Animais caquéticos.

    C) Animais desnutridos.

    D) Animais que padeçam de qualquer enfermidade, que torne a carne imprópria para o consumo.

    E) Animais com menos de 40 (trinta) dias de vida extrauterina.

Abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até a operação de sangria no matadouro-frigorífico. O abate de animais deve ser realizado sem sofrimentos desnecessários. As condições humanitárias devem prevalecer em todos os momentos precedentes ao abate. Neste artigo são abordados os temas referentes às operações ante-mortem como transporte e manejo nos currais e seus efeitos no bem-estar animal e na qualidade da carne.
É proibida a matança em comum de animais que no ato da inspeção “ante-mortem”, sejam suspeitos das seguintes zoonoses:

    A) Babesioses e Brucelose.

    B) Carbúnculo hemático e sintomático.

    C) Tétano e Gangrena Gasosa.

    D) Brucelose e Tuberculose.

    E) Todas as alternativas estão corretas.

O assunto fraude em alimentos ganhou mídia no Brasil após a operação Leite Compensado, em 2014, e posteriormente a operação Carne Fraca, em 2017, deixando os consumidores alertas sobre o tema. As fraudes em alimentos geralmente ocorrem por adulteração ou falsificação do produto. Visando coibir tais crimes, o RIISPOA atualizado em 2017 prevê penas mais severas e introduz o conceito de condições agravantes e atenuantes, que não havia no Regulamento original.
Analise as afirmativas abaixo conforme essas atualizações:
1. Caracteriza-se a habitualidade na adulteração ou na falsificação de produtos quando constatada a idêntica infração por duas vezes, consecutivas ou não, dentro do período de doze meses. 2. É proibido recolher novamente às câmaras frigoríficas produtos e matérias-primas delas retirados e que permaneceram em condições inadequadas de temperatura, caso constatada perda de suas características originais de conservação. 3. São consideradas circunstâncias atenuantes a infração ter sido cometida acidentalmente. 4. Apurando-se no mesmo processo administrativo a prática de duas ou mais infrações, as penalidades serão aplicadas pela infração mais grave.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), datado de 1952, sofreu nova regulamentação através dos Decretos n° 9.013, de 29 de março de 2017, e n° 9.069, de 31 de maio de 2017. A atualização incluiu temas ligados ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao bem-estar animal. Além disso, o texto também foi compatibilizado com outras legislações, como o Código de Defesa do Consumidor e com o Decreto que institui o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento atualizado:
1. Os produtos gordurosos não comestíveis serão desnaturados pelo emprego de fluoresceína, brucina e óleos minerais, de acordo com instruções do D.I.P.O.A. 2. É obrigatória a destinação de carcaças, de partes das carcaças, de ossos e de órgãos de animais condenados e de restos de todas as seções do estabelecimento, para o preparo de produtos não comestíveis, com exceção daqueles materiais que devem ser submetidos a outros tratamentos definidos em legislação específica. 3. As fêmeas em gestação adiantada ou com sinais de parto recente, não portadoras de doença infectocontagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento. 4. A matança de emergência é permitida na ausência de funcionário da Inspeção Federal. 5. O novo RIISPOA não traz a informação de quais substâncias desnaturantes podem ser utilizadas no beneficiamento de produtos não comestíveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Reconhecidamente a Inspeção Sanitária de Carnes realizada em estabelecimentos caracterizados como matadouros-frigoríficos, desempenha atividades preventivas da mais alta relevância para a saúde pública ao afastar do mercado carnes impróprias para o consumo ou que possam ser potencialmente prejudiciais. Dentre todas as alterações em carnes bovinas submetidas a inspeção sanitária, em matadouros, a cisticercose ocupa o 1º lugar em número de achados que determinam a retenção de carcaças. Acerca da cisticercose, os métodos de detecção e ações, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Não obstante ao reconhecimento da importância da cisticercose na saúde pública, a inspeção de carnes é irrelevante para detectar todos os cisticercos presentes nas carnes visto que, por razões de natureza estética e comercial, o inspetor normalmente não retalha todos os órgãos, vísceras e carcaças submetidos à inspeção de rotina ou posteriormente a ela.

    B) A presença de cisticercos na carcaça gera a necessidade de submeter as carnes a tratamentos preventivos (pelo frio, calor ou salga), objetivando inviabilizar os cisticercos nelas presentes, e assim eliminar completamente os riscos dos consumidores contraírem a Taeniarhyncus saginatus por ingestão de carnes mal passadas.

    C) A utilização de calor para o aproveitamento condicional de carcaças pode não estar veiculada ás instalações do estabelecimento, já que este procedimento deverá ser realizado pelo estabelecimento comercial no ato da venda da carne.

    D) De acordo com a legislação, o tratamento pelo calor que garanta a inativação de patógenos pode ser realizado na indústria de três formas distintas: cozimento a no mínimo - 76,6ºC por 30 minutos; fusão pelo calor a 121ºC ou temperatura superior a esta; ou esterilização pelo calor úmido seguida de resfriamento rápido.

    E) De acordo com o artigo 185 do RIISPOA, carcaças com infecção leve, com um cisto viável, não deverão ser tratadas pelo frio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...