Questões sobre Microbiologia em Veterinária

Lista completa de Questões sobre Microbiologia em Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Infecção causada por bactérias do gênero Brucella e que nas fêmeas dos animais domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, porcinos) pode levar ao abortamento, sem ser este patognomônico; aborto contagioso das vacas, aborto epizoótico, aborto infeccioso, moléstia de Bang. Brucella é um gênero de bactérias gram-negativas causadoras de brucelose, uma zoonose caracterizada por uma infecção granulomatosa crônica. A espécie considerada mais patogênica e invasora em humanos é a:

    A) Brucella canis.

    B) Brucella ovis.

    C) Brucella melitensis.

    D) Brucella abortus.

    E) Brucela suis.

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. O controle microbiológico dos alimentos principalmente aqueles de origem animal é fundamental para a higiene e saúde pública veterinária, uma vez que os alimentos estão sujeitos a contaminação de microrganismos patogênicos, diante disso surge a importância da inspeção e fiscalização desses alimentos nos estabelecimentos industriais e comercias. A respeito disso assinale a alternativa que não apresenta aspectos de agentes microbianos causadores de doenças transmitidas por alimentos (DTA):

    A) Entre os alimentos mais frequentemente contaminados pela bactéria Shigella spp estão os alimentos desidratados, os cereais e as especiarias.

    B) Clostriduim perfringens uma bactéria anaeróbica é comumente isolada de alimentos, principalmente de produtos cárneos originados de bovinos e aves. A contaminação destes alimentos pode ocorrer durante o processo de abate, no varejo ou durante a manipulação domiciliar.

    C) As toxinfecções associadas ao Bacillus cereus, geralmente ocorrem devido à manutenção de alimentos prontos em temperatura inadequada e reaquecimento insuficiente.

    D) O Staphylococcus coagulase positivo é um dos agentes microbianos que mais causam surtos de intoxicação alimentar, isso se deve ao serem normalmente transmitidos aos alimentos através de manipuladores, portadores assintomáticos.

    E) O gênero Shigella identifica bactérias gram-positivas, aeróbias facultativas, imóveis, nãoesporuladas e em forma de bastão intimamente relacionadas com a Escherichia coli e Salmonella.

A pandemia causada pela infecção do coronavírus (COVID-19) impõe certas medidas, como o distanciamento social, higienização das mãos com água e sabão, bem como o uso de álcool em gel, visando reduzir a possibilidade de transmissão da doença. O uso do sabão também é uma medida indicada nos casos de pessoas que sofreram agressões de cães e gatos, principalmente mordidas e arranhaduras, pensando na possibilidade de transmissão da raiva. Ao fazer uso do sabão, tanto nos casos do coronavírus como nos casos do vírus da raiva, a ação desse produto ocorre em qual estrutura viral?

    A) Capsídeo.

    B) Envelope.

    C) Ribossomo.

    D) Mitocôndria.

    E) Ácido nucleico.

"A importação, a fabricação, a comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana, estão proibidos em todo território nacional. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está na Instrução Normativa (IN) nº 1, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23/01/2020. A medida atende a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o posicionamento Tripartite OMS/OIE/FAO, de que há urgência e prioridade para a proibição pelos países do uso de antimicrobianos importantes na medicina humana para a promoção de crescimento”.
Notícia disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/ pecuaria/mapa-proibe-uso-de-aditivos-para-melhorar-desempenho-de-animais/
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) Os antimicrobianos espiramicina e eritromicina, com finalidade de aditivo melhorador de desempenho na alimentação animal, são permitidos no Brasil. ( ) Saccharomyces cerevisiae, lactobacillus acidophillus e Bacillus subtilis são aditivos aprovados pelo MAPA para uso na alimentação animal, classificados como probióticos. ( ) Na bactéria gram-negativa, a complexidade da parede bacteriana dificulta o acesso do ß-lactâmico ao seu sítio de ação. ( ) A resistência bacteriana intrínseca ocorre por meio da pressão seletiva exercida pelo uso indiscriminado de antimicrobianos. ( ) Os Staphylococcus resistentes à oxacilina possuem resistência cruzada com a meticilina, sendo denominados de Staphylococcus meticilina resistentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • F • V • F

    B) V • F • V • V • F

    C) F • V • V • F • V

    D) F • F • V • F • V

    E) F • F • F • V • V

A Família Enterobacteriaceae são bactérias presentes em uma ampla variedade de ambientes, sendo constituintes da microbiota dos homens e animais domésticos. Sobre está família assinale a assertiva CORRETA.

    A) São bastonetes, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

    B) São bastonetes, Gram positivos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

    C) São bastonetes, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (inibição do fagossoma e LPS).

    D) São cocobacilos, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (Lipídeo A e Fímbrias).

    E) São cocos, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

Sobre o glicocálice bacteriano responda a alternativa correta:

    A) É constituído de oligossacarídeos, polipeptídeos ou ambos, e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

    B) É constituído de polissacarídeos, oligopeptídeos ou ambos, e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

    C) Quando esse componente está em recobrindo toda célula firmemente é conhecido com matriz viscosa

    D) Nos biofilmes a substância polimérica extracelular (SPE) auxilia na proteção além de facilitar a comunicação celular

    E) É constituído de polissacarídeos e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

Micotoxinas são compostos secundário resultantes do metabolismo de fungos filamentosos que se desenvolvem em condições de estresse ambiental, como umidade e temperatura. Podem contaminar diversos grãos, ocasionando impactos econômicos na agricultura e também doenças em humanos e animais Nesse contexto define-se a micotoxicoses como doenças causadas pela ingestão dos alimentos contaminados por micotoxinas em que os sinais clínicos estão diretamente relacionados com a quantidade ingerida e com os tipos de fungos envolvidos. Diante desses dados assinale a alternativa correta

    A) Os principais fungos produtores de micotoxina em suínos são as Aspergillus flavus e Fusarium

    B) Os principais fungos produtores de micotoxina em suínos são Staphylococcus aureus e Salmonella ssp;

    C) Os principais fungos produtores de micotoxina em suínos são Bacillus cereus e Clostridium perfringens;

    D) Os principais fungos produtores de micotoxina em suínos são as Aspergillus flavus e Salmonella ssp;

    E) Os principais fungos produtores de micotoxina em suínos são Bacillus cereus e Fusarium

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...