Questões sobre Parasitologia em Veterinária

Lista completa de Questões sobre Parasitologia em Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior, é denominado de:

    A) Vetor.

    B) Vetor mecânico.

    C) Vetor biológico.

    D) Hospedeiro intercalado.

Entende-se por hospedeiro, todo indivíduo capaz de abrigar em seu organismo um agente causal de doença, com o qual pode estabelecer relações variadas. Diversas características do hospedeiro influem sobre sua susceptibilidade às enfermidades. Essas características podem ser divididas em próprias e variáveis, são consideradas características próprias, EXCETO:

    A) Susceptibilidade individual.

    B) Sexo.

    C) Espécie.

    D) Estado fisiológico.

Geralmente, a cisticercose é adquirida pela ingestão de alimentos ou água contaminada por ovos de tênia de fezes humanas. Entre os alimentos, vegetais crus são a principal fonte. Os ovos de tênia estão presentes nas fezes de uma pessoa infectada com os vermes adultos, uma condição conhecida como teníase. De acordo com RIISPOA. A respeito da "Cysticercose" sabe-se que devem ser condenadas as carcaças de ovinos e caprinos com infestações intensas pelo "Cysticercus ovis". Entende-se por infestação intensa:

    A) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos.

    B) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes ou nos tecidos circunvizinhos, exceto o coração.

    C) A presença de cinco ou mais cistos na superfície muscular de cortes ou nos tecidos circunvizinhos, inclusive o coração.

    D) A presença de cinco ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos, exceto o coração.

    E) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos, inclusive o coração.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Larva Migrans Cutânea (LMC) é um termo clínico que designa uma erupção dérmica de caráter linear, produzida por larvas, normalmente parasitas do intestino delgado de cães e gatos, porém, podem atingir a pele do homem.

II. Amphixenosis são agentes de doenças que se transmitem com igual intensidade entre animais e entre seres humanos. Estafilococose é um exemplo que pode ilustrar esse caso.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Contando com mais de 26 mil bovinos e aproximadamente 4.200 vacas ordenhadas (IBGE, 2018), a Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma doença cujos agentes são transmitidos pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Embora os sinais clínicos e a epidemiologia da TPB sejam similares, os agentes etiológicos são distintos. A forma nervosa da doença, causada por alterações vasculares e o acúmulo de hemácias parasitadas nos capilares cerebrais, é derivada da infecção causada por:

    A) Anaplasma marginale.

    B) Anaplasma centrale.

    C) Babesia bovis.

    D) Babesia bigemina.

    E) Babesia bigemina e Anaplasma centrale.

A infestação por Haematobia irritans (“mosca-dos-chifres”) nos bovinos e búfalos é mais comum de ser observada em animais de pelo escuro e em machos. Esse ectoparasita apresenta algumas características comportamentais bem definidas tais como:


I. Hematofagia é observada apenas nas fêmeas adultas.

II. A mosca parasita o animal no período noturno quando há menor luminosidade.

III. Geralmente essas moscas ficam voando em torno dos chifres dos animais, daí a origem do seu nome popular.

IV. São insetos que permanecem sobre o animal 24 horas por dia.

V. Apenas as fêmeas abandonam o bovino para realizar a postura de seus ovos nas fezes frescas e retornam ao animal.


Quais estão INCORRETAS?

    A) Apenas V.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas IV e V.

    E) Apenas I, II e III.

Considerando OS FATORES envolvidos coma Toxoplasmose assinale a alternativa CORRETA.
I - É uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cujo ciclo biológico tem nos felídeos em geral (ex: gato) o hospedeiro intermediário e no ser humano o hospedeiro definitivo. II - Em indivíduos imunocompetentes, a infecção aguda é quase sempre sintomática, manifestando-se com sintomas oculares e no sistema nervoso central. III - A principal fonte de infecção humana pelo toxoplasma é a oral, por meio da ingestão de oocistos esporulados presentes em frutas e verduras contaminadas ou de bradizoítos na carne mal cozida. IV - A neurotoxoplasmose pode apresentar-se como infecção oportunista em indivíduos imunocomprometidos, afetando principalmente o sistema nervoso central em indivíduos com a síndrome da imunodeficiência adquirida. V - A transmissão transplacentária do parasita pode ocorrer em gestantes, sendo que a infecção causa maiores repercussões ao feto quando ocorre em fases mais avançadas da gestação.

    A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

    C) Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

    E) As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.

A leishmaniose visceral é uma enfermidade de caráter endêmico em algumas regiões do Brasil em especial na região nordeste brasileira. É uma doença tropical negligenciada considerada essencialmente rural de transmissão doméstica e peri-doméstica. Contudo nos últimos anos tem se observado uma expansão geográfica para as áreas urbanas, inclusive de grandes cidades.
Em relação à leishmaniose, considere as seguintes afirmativas:
I - A transmissão da leishmaniose entre os cães ocorre pela ingestão acidental de um mosquito flebotomínio, que previamente tenha se contaminado ao picar outro cão infectado. II A alta prevalência da doença tem sido observada em áreas urbanas e esse fenômeno pode ser atribuído a elevada densidade populacional, aumento das migrações, alterações ambientais, condições de vida da população inadequada e adaptação do vetor ao meio urbano III - As leishmanias infectam os macrófagos dos insetos, iniciando o processo de multiplicação das formas amastigotas, que serão inoculadas nos mamíferos que desenvolverão a doença.

    A) Somente a afirmativa I é verdadeira.

    B) Somente a afirmativa II é correta.

    C) Somente a afirmativa III é correta.

    D) Somente a afirmativa I e II são corretas.

    E) As alternativas I, II e III estão corretas.

Sabendo que os principais protozoários flagelados causadores de zoonoses são transmitidos por vetores e que a incidência destas enfermidades ocorre principalmente em países tropicais e subtropicais. Leia as alternativas abaixo e marque a alternativas que contém apenas as sentenças corretas.
I - O barbeiro adquire os tripanosomos quando se alimenta do sangue de pessoas ou animais silvestres contaminados. II - Outra forma de contaminação pelo T. cruzi é pela ingestão contaminada por fezes do Triatoma. III - Leishmaniose é uma doenças que afeta células do Sistema Fagocítico Mononuclear. IV - Animais assintomático com calazar são fontes de contaminação para flebotomíneos.

    A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as alternativas II e IV estão corretas

    C) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

    E) As alternativas I, II, III e IV estão corretas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...