Questão número 244322

Os Recursos Naturais e o Desenvolvimento Sustentável

A entidade do terceiro setor WWF (Fundo Mundial para a Natureza), em parceria com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), realizou uma pesquisa sobre a pressão exercida pelo ser humano sobre o planeta, quanto à exploração dos recursos naturais. Os resultados desse trabalho foram sintetizados no Relatório do Planeta Vivo 2000. O estudo se baseou no índice de pressão ecológica que cada pessoa exerce sobre a terra, ou seja, a necessidade que cada indivíduo tem de gerar alimentos, bens, mercadorias e energia.

Quanto ao assunto abordado pelo texto e aos diversos aspectos da temática que ele suscita, assinale a alternativa incorreta.

  • A. As pesquisas aplicadas ao desenvolvimento da agricultura, depois da revolução verde, deram origem à biorrevolução, ou seja, ao crescente processo da agricultura pela biotecnologia; assim, potencializa-se a capacidade industrial de transformar a matériaprima orgânica e se estabelece uma incrível versatilidade na elaboração de produtos básicos, erradicando os inúmeros impactos ambientais desse processo.
  • B. Entre os diversos fóruns realizados pela ONU – Organização das Nações Unidas – sobre o assunto Desenvolvimento Sustentável, merece destaque a Conferência do Rio-1992, ou Eco-92.
  • C. É fato que, quanto maior a produção industrial de bens de consumo duráveis e não duráveis, maior será a demanda por recursos naturais, em especial as fontes de energia. Consequentemente, quanto maior o consumo, maior será a produção dos diversos tipos de resíduos, daí a necessidade de promover, junto à sociedade global, reciclagem como forma de amenizar os impactos ambientais.
  • D. Recentemente, o IPCC – Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas - organizou conferências sobre o tema e, entre elas, destacam-se as Conferências das Partes realizadas no continente africano (África do Sul) e a última, no Oriente Médio (no Catar).
  • E. Vinte anos depois da Conferência no Rio de Janeiro no início da década de 1990, ambientalistas e diversos representantes de quase duas centenas de países se reuniram no Brasil para um novo encontro da ONU sobre o meio ambiente, a denominada Rio + 20.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...