Questões de Atualidades da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Atualidades da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere a esse tema e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

  • A. Os políticos britânicos que apoiam a saída consideram que o Reino Unido deve criar restrições a imigrantes e exercer uma política econômica vinculada à União Europeia.
  • B. A grave recessão econômica e o aumento do número de refugiados reacenderam o sentimento anti-imigração, e a xenofobia e o medo de que os estrangeiros passem a competir no mercado de trabalho com os cidadãos britânicos foram fatores decisivos para a vitória do Brexit.
  • C. A grave recessão econômica e o aumento do número de refugiados reacenderam o sentimento anti-imigração, e a xenofobia e o medo de que os estrangeiros passem a competir no mercado de trabalho com os cidadãos britânicos foram fatores decisivos para a vitória do Brexit.
  • D. A maior preocupação dos britânicos está na possibilidade de não terem mais o euro como moeda oficial, pois é um câmbio reconhecidamente forte e imponente no mundo.
  • E. As condições políticas e econômicas que levaram o Reino Unido e a Grécia a se isolarem do contexto regional são semelhantes, pois ambos são potências econômicas e desejam a saída do bloco mais estruturado e evoluído no mundo, a União Europeia.

Não há dúvida quanto à importância da produção energética no mundo atual, para gerar desenvolvimento econômico ou para os debates e as ações em relação à proteção ambiental. As tecnologias aceleram as transformações nesse setor e, ao mesmo tempo, degradam e comprometem a vida no planeta. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A produção de xisto tem provocado uma revolução na produção de energia nos Estados Unidos e no mundo; contudo, não chega a ameaçar a hegemonia do petróleo, que mantém, ainda hoje, produção e preços crescentes.
  • B. O Brasil é, na atualidade, o maior produtor de etanol do mundo, sendo a soja e a mamona as matérias-primas mais utilizadas para esse produto no País, além de serem menos poluentes que os derivados do petróleo.
  • C. A região do pré-sal continua a ser a principal área produtora de petróleo do Brasil. A produção possui custos menores que nas regiões marítimas tradicionais, além de o País possuir tecnologia de ponta para o setor.
  • D. A principal vantagem da instalação de uma usina hidrelétrica, em qualquer parte do mundo, é que não há impactos socioambientais, fator relevante para a escolha de uma política energética nacional.
  • E. A produção de carvão vegetal ainda é um sério problema socioambiental para o Brasil, pois, além de provocar grande devastação da vegetação, há uma grave violação dos direitos humanos, quando observada a presença de trabalho análogo ao escravo em algumas áreas exploradas.

A respeito da relação do Zika vírus e da microcefalia, assinale a alternativa correta.

  • A. Gestantes ou mulheres que desejam engravidar devem tomar precauções adicionais para evitar as picadas – pelos efeitos que o vírus Zika pode causar no bebê – e contar com a ajuda de familiares, amigos e vizinhos para destruir os lugares de reprodução dos mosquitos.
  • B. Microcefalia é uma malformação congênita, causada apenas pelo vírus da Zika, em que o cérebro de bebês, ainda no período de gestação, não se desenvolve de maneira adequada; por isso, é importante que gestantes façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nessa fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.
  • C. Uma prevalência para a distribuição dos kits em regiões do nordeste do País é observada, no entanto, sabe-se que os estados com maiores registros da doença foram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que leva a entender que as ações da UNICEF deveriam, estrategicamente, iniciar na região sul do País.
  • D. Os kits distribuídos a todas as famílias pernambucanas com crianças até 3 anos de idade é uma forma eficaz de assegurar que essas sejam imunes à microcefalia, uma vez que, utilizando os brinquedos e objetos conforme as instruções, os bebês estarão mais fortes contra a picada de insetos.
  • E. As crianças com microcefalia precisam de estimulação precoce para redução do comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente da malformação. O período mais importante para essa estimulação é na puberdade, fase de maior resposta aos estímulos, segundo Piaget. Por isso, o objetivo dos kits é complementar.

Com a forma de pirâmide irregular e fachada lateral composta por cubos e retângulos de Athos Bulcão, essas fotos mostram o conjunto arquitetônico, em Brasília, dedicado inteiramente às artes. Esse conjunto arquitetônico é a (o)

  • A. Biblioteca Nacional de Brasília.
  • B. Museu Nacional Honestino Guimarães.
  • C. Teatro Nacional Cláudio Santoro.
  • D. Espaço Cultural Renato Russo.
  • E. Panteão da Pátria Tancredo Neves.

A respeito dos temas recadastramento biométrico e Eleições Gerais para 2014 no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. A identificação biométrica de eleitores tem sido usada na Justiça Eleitoral desde 2008. Começou com um pequeno volume de eleitores identificados e tem expandido o cadastro das impressões digitais dos eleitores desde então.
  • B. No Distrito Federal, haverá eleições para governador e vice, senadores, deputados federais e distritais, administradores regionais e vereadores.
  • C. O uso da identificação biométrica foi testado no segundo turno das primeiras eleições presidenciais diretas após o processo de abertura democrática, em 1989. A implementação foi suspensa por falhas ocorridas no processo de apuração de votos.
  • D. As eleições que acontecerão em outubro de 2014 elegerão, além de outros cargos eletivos, três representantes de cada Estado e do Distrito Federal para o Senado Federal.
  • E. Em 2014, os cidadãos brasileiros residentes no exterior, maiores de 18 anos de idade, também devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento e voto), que também se tornaram compulsórias para os maiores de 16 e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do País,

  • A. é focado na apresentação de documentários que contam a história da Capital Federal, desde os aspectos históricos da sua construção até os aspectos atuais da sociedade brasiliense.
  • B. foi criado pelo então Ministro da Educação e Cultura do Governo JK, o Sr. Clóvis Salgado da Gama. Durante todo o período do regime militar, o festival foi interrompido e só voltou novamente a acontecer após a democratização do País.
  • C. ocorre a cada dois anos, intercalando com o Festival de Gramado do Cinema Brasileiro, que acontece no Rio Grande do Sul.
  • D. tem como símbolo e prêmio máximo concedido, o Kikito, uma estátua risonha, fabricada em bronze e folheada em ouro.
  • E. tem, entre os premiados na categoria de melhor filme, as produções Xica da Silva (de Cacá Diegues), Tenda dos Milagres (de Nelson Pereira dos Santos) e Baile Perfumado (de Paulo Caldas e Lírio Ferreira).

O Museu Vivo da Memória Candanga, instalado próximo ao Núcleo Bandeirante, em ambiente que outrora foi o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO),

  • A. é também conhecido por ter sido a primeira residência oficial do Presidente Juscelino Kubitschek (JK) no Distrito Federal. O projeto museográfico procura retomar as referências de época, preservando-se alguns objetos e o mobiliário original.
  • B. narra a história de Brasília desde os primórdios de sua construção até a sua inauguração em 1960 e é composto por edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital.
  • C. é o museu mais antigo da capital. Ele foi inaugurado no mesmo dia da inauguração de Brasília e integra o Conjunto Cultural Três Poderes. Em uma de suas fachadas, pode-se apreciar uma escultura da cabeça de JK, que se destaca das linhas retas do conjunto.
  • D. conta com um teatro de arena e vários cômodos que eram utilizados por cantores populares que passavam por Brasília em visitas ou temporadas para trabalhos. Também chamado de Casa do Cantador, ele promove uma ampla programação cultural e oficinas de repente e cordel.
  • E. compartilha o espaço com o complexo arquitetônico do Espaço Cultural 508 Sul. Entre os espaços lá existentes e destinados à cultura, destacam-se o Teatro Galpão, o Teatro de Bolso, a Musiteca e Estúdio de Som e o Galpão das Artes.

Dulcina de Moraes estreou como protagonista aos 15 anos de idade na peça Lua Cheia, a convite de Leopoldo Fróes, um dos maiores mitos teatrais do século 20, sendo apontada como uma verdadeira revelação. Nos anos 40, obteve grande consagração com a estreia do espetáculo Chuva, no Teatro Municipal, adaptação de uma novela de Somerset Maugham, dirigida e protagonizada por ela, vivendo a personagem Sadie Thompson. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta sobre Dulcina de Moraes e sua história.

  • A. O Teatro Dulcina de Moraes foi primeiramente instalado na Cidade Livre, atualmente Núcleo Bandeirante, e serviu de ponto de encontro para diversão e difusão das artes cênicas entre os migrantes que vinham construir a nova capital.
  • B. Filha de consagrados atores franceses de teatro, Dulcina de Moraes fugiu para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, logo após a invasão nazista em Paris.
  • C. Com o crescente interesse do público pelo cinema, deixou o teatro em segundo plano e foi protagonista em diversos filmes entre nos anos de 1950 e 1960, tendo sido premiada com a Palma de Ouro, do Festival de Cannes, por sua participação no filme O Pagador de Promessas.
  • D. Em homenagem a Dulcina de Morais, uma das grandes damas do teatro brasileiro, uma das salas do Teatro Nacional Cláudio Santoro foi inaugurada com o nome dela.
  • E. Após bem-sucedida carreira como atriz de teatro, Dulcina liderou, ainda no Rio de Janeiro, a criação da Fundação Brasileira de Teatro, com foco na formação de atores e atrizes. Na década de 1970, mudou-se para Brasília, onde continuou as suas atividades até o final da vida.

Qual evento cultural, realizado em Brasília no último mês de abril, fez homenagem a Eduardo Galeano e Ariano Suassuna, e atraiu mais de 100 mil pessoas?

  • A. O XX Festival de Cordel e Repente da Casa do Cantador.
  • B. A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura.
  • C. O Porão do Rock 2014.
  • D. O 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
  • E. A abertura da Copa das Confederações, da FIFA.

Assinale a alternativa que indica a qual país, inserido no contexto da Primavera Árabe, o texto apresentado faz referência.

  • A. Egito, que passa do contexto da Primavera Árabe para o contexto da revolução e contrarrevolução, haja vista ter escolhido em 2014, por meio do sufrágio universal, um representante pela via democrática.
  • B. Líbia, que, por ter a indústria naval como a principal fonte de riqueza do país, facilitou todo o seu processo eleitoral para levar ao poder Mohamed Morsi.
  • C. Iraque, que, com seu ameaçador programa nuclear para fins militares, aprovado recentemente pela ONU por intermédio da Agência Internac ional de Energia Atômica, ameaça a segurança de um importante aliado na região dos EUA, no caso, Israel.
  • D. Trata-se do Líbano, que, nos primeiros meses de 2014, sofreu constantes atentados em Beirute, onde a autoria foi internacionalmente confirmada pelo Hezbollah, braço político do governo sírio de maioria alauíta.
  • E. Trata-se da Síria, que vive, na atualidade, uma guerra civil e é controlada com mãos de ferro por Bashar Hafez al-Assad e tem como principal aliado na região o Irã e, no Conselho de Se gurança da ONU conta com o apoio da Rússia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questões de concurso

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...