Questão número 324587

Segundo Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré (1986), em Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística, “a reportagem é o lugar por excelência da narração jornalística”. Fundamentada, sobretudo, na predominância da forma narrativa, a reportagem possui outros elementos relevantes, que são o(a)

  • A. detalhamento de informações e dados numéricos (quando houver); a versatilidade na narração ou descrição dos fatos; e a subjetividade, característica presente nas reportagens, principalmente na abordagem de assuntos polêmicos.
  • B. descrição precisa para ilustrar com perfeição o acontecimento; a emotividade carregada de depoimentos e testemunhas que completem a reportagem; e a objetividade, como um estilo direto e conciso, que mantém o máximo de distanciamento possível.
  • C. distanciamento do leitor, mantido pela objetividade do texto ou reportagem; a atualidade que garante o “furo” da matéria; e a verdade isenta de julgamentos.
  • D. homogeneidade dos fatos expostos na reportagem; a proximidade com o leitor/expectador, com foco sempre na emoção; e a avaliação feita pela pesquisa de mídia.
  • E. humanização no relato dos fatos, pois gera identificação com as personagens na narrativa; a natureza impressionista do relato que aproxima público e acontecimento; e a objetividade, como um estilo direto e conciso, que mantém o máximo de distanciamento possível. Possível, porque não se pode falar em objetividade total, uma vez que, mesmo tentando se isentar de opiniões, o jornalista é influenciado por seus valores e pelo contexto socioeconômico em que vive.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...