Os públicos de uma organização são definidos como internos,  externos e mistos, com referências em áreas como a  sociologia, psicologia social e até em ciências militares.  Segundo Fabio França, autor de Públicos − Como identifica-  los em nova visão estratégica − Business Relationship,  na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva  da organização e do seu negócio, os públicos podem ser  definidos como
						
						-                              A.                                                  primários, formados pelos colaboradores, secundários,  do qual fazem parte os clientes e fornecedores  de itens essenciais à produção, e de apoio, formado  pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
 -                              B.                                                  essenciais, dos quais a organização depende, e não  essenciais, que não participam das atividades fim, e  de redes de interferência, que podem exercer influências  no desempenho da organização.
 -                              C.                                                  principais, que são os consumidores de produtos e  serviços, secundários, que são a comunidade ao  redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
 -                              D.                                                  constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados,  variáveis, que são os membros de instituições  integrantes de projetos esporádicos, e circulantes,  que são contatados sazonalmente.
 -                              E.                                                  nucleares, ou os clientes da organização, periféricos,  que são os acionados em situações específicas, e  semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores  de serviços para a organização.