Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.

II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.

III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.

IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.

V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e V.

Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.

A conclusão correta desta análise será

  • A. utilizar papel mais simples, com 4 páginas e menos sofisticação na impressão para poder transformar a periodicidade em mensal e tornar as notícias mais atraentes.
  • B. direcionar este veículo para o público externo diante da sofisticação e periodicidade; com isso, a intranet será o veículo de comunicação para o público interno.
  • C. ampliar o verniz UV para cobrir todas as páginas. O custo não se eleva tanto e essa técnica garante a durabilidade da publicação pelo tempo de circulação de seis meses.
  • D. aumentar o número de páginas para 32, pois em seis meses há muitas novidades acumuladas que não poderão ser contempladas no formato proposto.
  • E. investir este mesmo orçamento para veículos direcionados para o público externo, que é o real alvo de uma instituição pública.

Há tamanha pletora de fatos no cotidiano que sem o processo organizativo do trabalho jornalístico não haveria a possibilidade de se produzir a notícia. Essa formulação sintetiza a teoria

  • A. hipodérmica.
  • B. do espelho.
  • C. do newsmaking.
  • D. da persuasão.
  • E. funcionalista.

Segundo Mário Rosa (A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006), a explosão populacional e a revolução tecnológica criaram um mundo de imagens sem precedentes: 450 mil vezes maior que no auge do Egito. Segundo esse raciocínio, considere:

I. Há aumento considerável da capacidade de exposição, o que eleva em igual proporção os ruídos resultantes das imagens compartilhadas em redes sociais.

II. No modelo de Shannon-Weaver, a comunicação não-verbal é a maior geradora de ruídos no século XXI.

III. O conceito de panóptico invertido não pode mais ser aplicado, pois agora as imagens não são privilégio das classes mais altas.

IV. O feedback das imagens vai depender do contexto, como os valores, do receptor da mensagem.

V. Há potencial para que imagens, mesmo em ambientes privados, transformem seus personagens em figuras públicas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. I, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. III e V.

O lead, ou lide, como foi aportuguesado no Brasil, é técnica de elaboração textual que determina que o primeiro parágrafo do texto jornalístico do jornal diário dê respostas às seguintes perguntas:

  • A. o que, quem, qual, onde, como e para quê.
  • B. quem, qual, onde, quando, como e por quê.
  • C. o que, quem, aonde, quanto, como e para quê.
  • D. o que, quem, onde, quanto, como e por quê.
  • E. o que, quem, onde, quando, como e por quê.

A construção narrativa do conteúdo dá-se, portanto, de forma mais abrangente na somatória de diversas mídias, que se complementa com novas informações, gerando novas percepções. Esse tipo de narrativa é chamada de

  • A. transmídia.
  • B. multimídia.
  • C. hipermídia.
  • D. crossmedia.
  • E. intermídia.

No relacionamento com a mídia, espera-se que o assessor de imprensa:

I. Seja um facilitador no relacionamento do jornalista com as fontes e a instituição.

II. Saiba preparar a fonte para que as entrevistas sejam objetivas e claras.

III. Peça a leitura antecipada da matéria que o jornalista realizou do assessorado.

IV. Alimente ininterruptamente a imprensa com o maior número possível de releases para mantê-la informada.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Ao planejar evento para chefes de executivo nos estados e nos municípios, interessados em contratar um novo procedimento desenvolvido por uma instituição, a equipe de comunicação considerou três ações:

1. A realização seria em um local aberto, para utilizar a luz natural.

2. O brindes seriam mudas de plantas.

3. Seria feita parceria com uma cooperativa de catadores para recolher o material logo após o término das atividades.

Estas ações

  • A. mostram preocupação com a sustentabilidade, mas não se preocupam com os clientes que terão de carregar brindes volumosos como mudas de plantas.
  • B. não têm capacidade para impressionar clientes de grande potencial, pois é preciso investir no luxo do local e dos brindes.
  • C. denotam dificuldade financeira da instituição e podem afastar possíveis clientes.
  • D. apesar de ecologicamente recomendáveis, podem gerar imagem negativa com a presença dos catadores ao final do evento.
  • E. fazem parte da comunicação sustentável, o que gera imagem positiva nos possíveis clientes.

Considere, abaixo, os conceitos da coluna "a" com as respectivas definições na coluna "b".

Está correta a seguinte associação entre as colunas "a" e "b":

  • A. 1-I − 2-III − 3-V − 4-IV − 5-II.
  • B. 1-III − 2-IV − 3-V − 4-II − 5-I.
  • C. 1-I − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-II.
  • D. 1-IV − 2-III − 3-I − 4-V − 5-II.
  • E. 1-II − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-I.

Leia as proposições abaixo.

I. Os dados divulgados no balanço social não trazem à empresa boa reputação

POIS

II. o balanço social é um relatório anual produzido pela empresa após um esforço de auditoria interna que mapeia seu grau de responsabilidade social, portanto é consequência da sua identidade.

Nesse caso,

  • A. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.
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