Questão número 332854

Uma etapa fundamental no processo editorial e jornalístico refere-se aos critérios de seleção das notícias pelos meios de comunicação. Para o entendimento de como se processa tal seleção, assume uma importância vital a compreensão histórica da teoria do gatekeeper. Embora contestada por várias outras teorias contemporâneas, a teoria do gatekeeper adquire essa relevância por tratar de uma figura central e sempre atual na definição dos critérios e na seleção de notícias em veículos de imprensa: o editor. Com base nas informações apresentadas, a respeito do verdadeiro conceito da teoria do gatekeeper, assinale a alternativa correta.

  • A. Surgiu como uma forma de explicar que o processo de edição de uma notícia é determinado única e exclusivamente pelos anseios populares e pela relevância que a informação tem para o bem-estar social.
  • B. Estabelece a tese de que o processo de produção da informação é um processo de escolhas, no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos “portões” até a sua publicação. Entende que há intencionalidade no jornalismo e que o processo é arbitrário e subjetivo.
  • C. Explica a importância da mídia comunitária de cunho local e popular, que possibilita o surgimento de uma nova modalidade de comunicação, centrada em editores independentes, que fogem ao estereótipo do editor da mídia corporativa, unicamente interessado em atender aos interesses particulares dos empresários da imprensa.
  • D. Esbarra nos limites da educomunicação, que não está organizada na figura de um editor, mas de todo um processo de comunicação organizado por educadores, que veem a comunicação como ferramenta primordial para o ensino, mas não para efeitos dos interesses corporativos da imprensa.
  • E. Revelou-se para explicar que as escolhas do editor para as notícias que seriam veiculadas se davam mais por questões como encaixe no tempo do noticiário ou por espaço nos veículos de imprensa, mas não por uma avaliação individual de noticiabilidade.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...