O grau de percepção de valor, pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento  antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias. 
  Essa mudança na percepção de valor ocorre porque
						
						-                              A.                                                  um gap é instaurado entre o que a empresa oferece  ao mercado e o que o cliente adquire, aumentando  assim a percepção de valor.
-                              B.                                                  um cliente, ao adquirir um produto ou serviço, percebe  que a sua expectativa de valor, em relação ao que  está adquirindo, excede a sua expectativa de valor de  qualquer outro produto ou serviço da concorrência.
-                              C.                                                  o grau de importância dos atributos de valor muda, à  medida que a relação do cliente com o produto aumenta,  podendo aumentar ou diminuir o valor percebido.
-                              D.                                                  o vendedor, ao adquirir um produto ou serviço, aumenta  os benefícios do cliente e isso viabiliza a redução  dos custos de aquisição, o que contribui para a  diminuição da percepção de valor.
-                              E.                                                  as empresas focam o que os clientes desejam, generalizando  e padronizando as suas necessidades,  resultando no aumento da percepção de valor, porque  os clientes são tratados de maneira uniforme.