As pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam  que, em sua grande maioria, os professores realizam  suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e  participação, cujo instrumento é a observação. A escola  como espaço de produção de conhecimento e seus agentes  sociais como praticantes dessas produções apontam  para a necessidade da elaboração de outras formas de  avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita  por meio da
						
						-                              A.                                                  auto-avaliação por parte dos professores e alunos, a  partir da qual estes podem verificar se assimilaram o  modelo referência ou o quanto precisam melhorar  para alcançar os objetivos propostos.
 -                              B.                                                  avaliação por parte dos professores e alunos, a  partir da qual estes podem verificar se assimilaram o  modelo referência ou o quanto precisam melhorar  para alcançar os objetivos propostos.
 -                              C.                                                  prova com questões dissertativas e níveis de dificuldades  variados, a fim de se atender às diferenças  entre os alunos e verificar se os mesmos compreenderam  os conteúdos transmitidos conforme as situações  de ensino propostas.
 -                              D.                                                  aplicação de testes de múltipla escolha que englobem  os conteúdos transmitidos, a fim de preparar os  alunos para as avaliações externas e selecionar os  que precisam de reforço.
 -                              E.                                                  produção de registros diversos, a fim de que professores  e alunos possam interpretar informações, em  um exercício constante de leitura de indicadores, a  partir dos quais se mobilizam tomadas de decisões.