Para muitos, a denominada crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, deriva da falta de definição  de sua especificidade. É a partir de seu objeto que se estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte.  Comumente, alguns termos contribuíram para sua identificação e correlatos a eles a definição da sua função e fundamentação  teórica. Diante disso, o termo
						
						-                              A.                                                  atividade física ou atividade físico-esportiva e recreativa atribui à Educação Física a função de facilitar o desenvolvimento  cognitivo, afetivo e motor do indivíduo e a aquisição de hábitos saudáveis, fortalecendo a noção de educação integral.  Ancora-se nos fundamentos da psicologia do desenvolvimento.
 -                              B.                                                  cultura corporal ou cultura corporal do movimento atribui à Educação Física a função de possibilitar a compreensão e  atuação crítica nos contextos e processos sociais nos quais a cultura é produzida, transmitida e partilhada por meio da  aquisição de um saber fazer corporal e um saber sobre o realizar corporal. Ancora-se nas ciências humanas e sociais.
 -                              C.                                                  movimento humano atribui à Educação Física a responsabilidade pela educação do movimento e a educação pelo  movimento, que incidem na aquisição de habilidades motoras e proprioceptivas básicas com repercussões na aptidão  física e nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ancora-se nos fundamentos das ciências biológicas.
 -                              D.                                                  preparação física atribui à Educação Física a função de habilitar o educando para enfrentar as exigências do mundo do  trabalho e selecionar os que se destacarem como mais talentosos para atividades esportivas e ginásticas. Ancora-se na  biomecânica, na fisiologia do exercício e nas teorias das inteligências múltiplas.
 -                              E.                                                  comportamento motor atribui à Educação Física o papel de facilitar a aquisição dos mecanismos e processos subjacentes  à aquisição das habilidades motoras por parte dos educandos e o enfrentamento dos fatores que as afetam, tendo em  vista a qualidade dos movimentos e a promoção da atuação crítica na sociedade. Ancora-se nas teorias sistêmicas e comportamentais.