A ideia de usar a Educação Física como ambiente propício para a criação de jogos foi proposta pela primeira vez na Inglaterra,  no fim da década de 1960. Décadas depois, a criação de jogos foi apresentada com diferentes propósitos na prática pedagógica:  com vistas ao desenvolvimento motor; social; do pensamento crítico; do conceito de democracia e do conceito de compreensão  esportiva. Recentemente, presenciou-se o surgimento de outra proposta pedagógica que visa o desenvolvimento de  uma compreensão mais holística do jogo e envolve quatro aspectos: cognitivo, psicomotor, motivação e valor (respeito às regras,  rituais, tradição e significados culturais). Nessa última proposta cabe ao professor
						
						-                              A.                                                  elaborar formas de intervenção que proporcionem ao aluno uma prática reflexiva, em que ele é convidado não só a praticar  o jogo, mas também modificá‐lo e criá-lo, o que contribui para a compreensão em sua totalidade, e não somente da  prática.
 -                              B.                                                  possibilitar situações e tempo para que os educandos vivenciem livremente a experiência de jogar a fim de que possam  adquirir os conhecimentos necessários para praticá-lo e compreendê-lo, pois o jogar é próprio da natureza humana e é o  que possibilita aflorar as potencialidades de cada um.
 -                              C.                                                  incentivar os educandos a vivenciarem os aspectos ritualísticos que compõem a tradição do jogo em questão a fim de que  possam adquirir os conhecimentos necessários para compreendê-lo como produção cultural e assim garantir a sua continuidade  na cultura.
 -                              D.                                                  fomentar situações-problema da ordem de conflitos pessoais a fim de diagnosticar as dificuldades de relacionamento dos  alunos e com isso mobilizar os elementos afetivos necessários para a superação desses conflitos, facilitando a criação de  jogos em grupos.
 -                              E.                                                  proporcionar um ambiente para que o jogo se desenvolva por meio da condução dos alunos a fim de que reconheçam e  superem os conflitos existentes de forma autônoma e com isso percebam as dificuldades que encontrarão nos jogos que  praticarão na sociedade mais ampla.