O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão.  Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos  esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso  a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação  Física mediante situações didáticas que
						
						-                              A.                                                  os alunos possam mapear os espaços de lazer disponíveis no entorno da escola, verificar suas condições de manutenção  e elaborar atividades (campanhas e vivências) nos espaços públicos de lazer que envolvam a comunidade educativa.
 -                              B.                                                  possibilitem a readequação dos espaços, do tempo de jogo ou no número de participantes, bem como dos modos de escolhas  das equipes nas vivências práticas.
 -                              C.                                                  minimizem a violência decorrente da competitividade, aplicando jogos cooperativos.
 -                              D.                                                  promovam reflexões a respeito das decisões coletivas da turma referentes às regras do jogo vivido.
 -                              E.                                                  envolvam a participação de todos os alunos na vivência de jogos populares e danças folclóricas.