Questão número 495034

Um determinado sistema de coordenadas é adotado em função das atividades de engenharia a serem executadas. Dependendo da escala do mapeamento, o sistema de coordenadas UTM se torna inadequado, devido às distorções lineares provocadas, principalmente nos limites dos fusos UTM. Quanto aos sistemas de coordenadas UTM, LTM e RTM, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Enquanto o fuso UTM tem uma amplitude longitudinal de 6°, os fusos RTM e LTM têm, respectivamente, amplitudes longitudinais de 2° e 1°.

( ) O sistema LTM atende à necessidade do mapeamento urbano no que diz respeito à equivalência entre as distâncias medidas em campo e sua respectiva projeção na planta topográfica.

( ) Para escalas iguais ou maiores que 1:2.000, a distorção linear provocada pelo sistema LTM, mesmo no limite do fuso, é tão grande que não pode e nem deve ser desprezada.

( ) O sistema RTM, utilizado para evitar a transposição de fuso quando a região mapeada está próxima do limite de fuso LTM, tem os meridianos centrais localizados apenas nas longitudes pares.

( ) À origem do sistema UTM, para mapeamentos no hemisfério Sul, são atribuídos os valores de 500 km e 10000 km, enquanto para os sistemas RTM e LTM são atribuídos os valores de 300 km e 6000 km.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V – F.
  • B. V – F – V – F – V.
  • C. V – F – F – V – V.
  • D. F – V – V – F – V.
  • E. V – V – F – F – F.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...