Questão número 534382

No Brasil, o alto custo da energia elétrica, associado ao crescimento significativo do consumo dessa fonte de energia, abre caminho para a instalação de centrais de cogeração que atendam às necessidades elétricas e térmicas. Baseado nesse contexto, é correto afirmar que

  • A. o setor primário está entre os setores potencialmente viáveis à implantação de sistemas de cogeração, compreendendo segmentos, tais como mineração e pecuária, que apresentam requerimentos térmicos em menor escala, quando comparados ao setor industrial.
  • B. a cogeração com termoacumulação consiste em um sistema que acumula energia a alta temperatura durante os períodos de menor demanda, consequentemente consumindo recursos (energia) das concessionárias nas horas de menor tarifação, para que essa energia acumulada seja então utilizada em períodos de maior demanda, deslocando o pico de consumo de fontes externas de eletricidade para um período em que os custos são mais baixos.
  • C. no uso da biomassa para fins energéticos, o setor sucroalcooleiro tem sido pioneiro na utilização do bagaço de cana para a geração de energia elétrica por meio de cogeração, em que o poder calorífico da biomassa resultante da prensagem da cana, em princípio, propicia o uso de turbo-geradores acionados por uma linha elétrica, resultando na produção de energia elétrica durante o período da safra, exclusivamente para consumo próprio.
  • D. uma das principais dificuldades à implantação de sistemas de cogeração consiste em conciliar os perfis elétrico e térmico produzidos com as oscilações da demanda, fazendo-se necessária a interligação dos sistemas elétricos entre o autoprodutor e a empresa de distribuição de energia local, possibilitando, assim, a comercialização das faltas e dos excedentes elétricos, prática já consolidada em outros países.
  • E. na prática, a construção de termoelétricas deve sempre ser dedicada exclusivamente à produção de energia elétrica, a fim garantir a totalidade da eficiência energética.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...