Questões de Engenharia Industrial do ano 0000

Lista completa de Questões de Engenharia Industrial do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em se tratando de diferentes níveis de quantidade produzida versus variedade de produto, uma empresa poderá se utilizar de diferentes configurações de tipos de instalação. Isto posto, considerando os tipos de arranjo físico empregados pelas indústrias e suas definições, assinale a alternativa que relaciona corretamente o tipo de arranjo físico e sua definição.

  • A. Layout por produto ou em linha – o produto permanece em uma única posição durante toda sua fabricação.
  • B. Layout de posição fixa – os equipamentos são dispostos de acordo com a função ou tipo, agrupados para aproveitar o potencial dos mesmos.
  • C. Layout por processo ou funcional – as estações de trabalho são distribuídas em uma linha, composta por recursos especializados, com estações destinadas especificamente ao produto.
  • D. Layout celular – cada célula é destinada à produção de uma mesma família de peças, ou seja, a célula se especializa na produção de determinado conjunto de peças ou produtos semelhantes, segundo o princípio da tecnologia de grupo.
  • E. Layout híbrido – decorre mais de sua flexibilidade quanto à movimentação dos equipamentos multifuncionais do que em relação aos produtos e processos de fabricação.

Em se tratando de planejamento, programação, sequenciamento dinâmico e controle de uma linha de produção e com base nos princípios fundamentais de gestão da produção, é correto afirmar que

  • A. uma das estratégias primárias de programação no chão-de-fábrica consiste em proteger o fluxo na restrição (gargalo) com material em processo (pulmões) após o mesmo, a fim de mantê-lo trabalhando continuamente em caso de interrupções a montante deste gargalo.
  • B. deve-se focalizar nas convergências do sistema a montante do gargalo, subordinando o fluxo dessas convergências ao ritmo deste.
  • C. enquanto a restrição (gargalo) trabalha de forma ininterrupta, deve-se procurar manter o nível das operações dos outros recursos em plena capacidade, promovendo o fluxo contínuo.
  • D. em relação ao fluxo de produção, havendo mais de um gargalo, pode-se dizer que o processo mais adequado para parametrizar a programação de uma linha produtiva seria priorizando-a também considerando o quanto esse recurso é estratégico (ou “difícil de ser aumentado”).
  • E. as entradas no fluxo do sistema devem, sempre e constantemente, estar acima da capacidade do gargalo.

Considerando a visão geral dos sistemas de produção e de como eles algumas vezes são automatizados e computadorizados, e examinando como os fabricantes podem competir de forma bem-sucedida recorrendo-se a modernas abordagens e tecnologias de manufatura, leia e analise atentamente as afirmações a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente a perspectiva tecnológica a ser adotada e seu respectivo contexto.

  • A. Automação: o uso de equipamentos automatizados, muitas vezes, pode compensar os custos de manufatura. Isso porque a automação pode reduzir os custos de mão-de-obra e os ciclos de produção, além de aumentar a quantidade produzida e a consistência do produto.
  • B. Tecnologias de manuseio de materiais: a produção normalmente envolve uma sequência de atividades realizadas em diferentes locais da fábrica. O objeto a ser trabalhado deve ser transportado, armazenado e, principalmente, identificado e rastreado manualmente à medida que se movimenta pela fábrica.
  • C. Sistemas de produção: envolvem a integração e a coordenação de múltiplas estações de trabalho automatizadas e/ou manuais, por meio do uso de tecnologias de gerenciamento de materiais que visam a alcançar um efeito colaborativo se comparado à operação independente das estações de trabalho.
  • D. Manufatura flexível: a flexibilidade na produção permite que os produtos possam competir de maneira efetiva na categoria “baixa diversidade / alto volume” de produtos.
  • E. Manufatura integrada por computador (computer integrated manufacturing – CIM): as tecnologias incluem o projeto auxiliado por computador (computer- aided design – CAD), a manufatura auxiliada por computador (computer-aided manufacturing – CAM) e as redes de computadores para integrar as operações de produção e contratos.

No Brasil, o alto custo da energia elétrica, associado ao crescimento significativo do consumo dessa fonte de energia, abre caminho para a instalação de centrais de cogeração que atendam às necessidades elétricas e térmicas. Baseado nesse contexto, é correto afirmar que

  • A. o setor primário está entre os setores potencialmente viáveis à implantação de sistemas de cogeração, compreendendo segmentos, tais como mineração e pecuária, que apresentam requerimentos térmicos em menor escala, quando comparados ao setor industrial.
  • B. a cogeração com termoacumulação consiste em um sistema que acumula energia a alta temperatura durante os períodos de menor demanda, consequentemente consumindo recursos (energia) das concessionárias nas horas de menor tarifação, para que essa energia acumulada seja então utilizada em períodos de maior demanda, deslocando o pico de consumo de fontes externas de eletricidade para um período em que os custos são mais baixos.
  • C. no uso da biomassa para fins energéticos, o setor sucroalcooleiro tem sido pioneiro na utilização do bagaço de cana para a geração de energia elétrica por meio de cogeração, em que o poder calorífico da biomassa resultante da prensagem da cana, em princípio, propicia o uso de turbo-geradores acionados por uma linha elétrica, resultando na produção de energia elétrica durante o período da safra, exclusivamente para consumo próprio.
  • D. uma das principais dificuldades à implantação de sistemas de cogeração consiste em conciliar os perfis elétrico e térmico produzidos com as oscilações da demanda, fazendo-se necessária a interligação dos sistemas elétricos entre o autoprodutor e a empresa de distribuição de energia local, possibilitando, assim, a comercialização das faltas e dos excedentes elétricos, prática já consolidada em outros países.
  • E. na prática, a construção de termoelétricas deve sempre ser dedicada exclusivamente à produção de energia elétrica, a fim garantir a totalidade da eficiência energética.

Assinale a alternativa correta com relação à análise de viabilidade econômica para aproveitamento de fontes de energia tradicionais e alternativas.

  • A. econômico de operação, por exemplo, de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), poderá considerar a análise de um histórico anual de vazões e preços de energia elétrica, para calcular uma regra operativa dos reservatórios da usina, cuja receita obtida seja a máxima possível, sempre considerando a participação da usina no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).
  • B. No caso de desenvolvimento de um modelo econômico para um parque eólico, como não existe armazenamento de energia, não há controle do quanto produzir. Portanto, a geração eólica é uma variável aleatória sem controle, não tendo o que aperfeiçoar, a não ser melhorar a eficiência das máquinas.
  • C. Uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), ao contrá- rio de uma usina hidrelétrica (devido ao seu porte), não se utiliza de um reservatório de acumulação para aumentar a vazão nos horários de pico, a fim de administrar a melhor decisão de defluências do reservatório que possibilitará a máxima receita ao longo de todo um período.
  • D. Dentre os fatores que poderiam contribuir para viabilizar economicamente um Sistema de Armazenamento de Energia (SAE), pode-se considerar a facilitação para a introdução de fontes renováveis de energia, em que o SAE poderia servir como estabilizador para a introdução da energia oriunda de fontes contínuas de suprimento, como a solar ou a eólica.
  • E. No estudo de viabilidade para geração de energia elétrica a partir da biomassa, o modelo deve considerar apenas a relação entre as áreas cultivadas, a análise de custos de produção, o transporte e a remuneração dos produtores rurais, além de comparações com outras alternativas energéticas.

Em avaliações da capacidade de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os períodos de demanda máxima, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem constatado problemas no suprimento de ponta nos subsistemas Sul e Sudeste desde 2010. Baseado nesse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A. As dificuldades para atender à carga de ponta nas regiões Sul e Sudeste vêm sendo superadas por meio do aumento do despacho hidrelétrico.
  • B. Esse cenário indica a importância de aperfeiçoamento do atual modelo regulatório brasileiro, pois a ausência de normatização adequada para comercializar serviços de reserva de potência não viabiliza mecanismos de incentivo em investimentos adicionais que permitiriam ampliar a capacidade instalada existente.
  • C. Dentre as medidas adotadas pelo ONS para contornar a insuficiência de Reserva de Potência Operativa (RPO) das regiões Sul e Sudeste, destaca-se, principalmente, a importação de energia, por exemplo, da Argentina.
  • D. No horizonte atual, a relação global entre oferta e demanda de energia no SIN não se apresenta balanceada.
  • E. O NOS tem mostrado que as condições de atendimento à demanda de ponta do SIN vêm se estabilizando, devido, principalmente, à expansão da oferta hidrelétrica com reservatório.

Sobre o mercado de geração de energia, é correto afirmar que

  • A. as receitas são contabilizadas e liquidadas mediante transações em termos energéticos, de acordo com as Regras de Comercialização (RC) do Mercado de Energia Elétrica, formadas por um conjunto de regras matemáticas cujas formulações algébricas são regulamentadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
  • B. a contabilização da operação de sistemas elétricos de potência ocorre no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na qual são registrados todos os contratos celebrados entre os agentes do setor, com informações de montantes de energia e período de vigência, e todos os valores de medições verificadas de geração e consumo.
  • C. a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realiza a contabilização das diferenças energéticas entre o que foi contratado com o que foi produzido e consumido, liquidando o resultado no Mercado de Longo Prazo.
  • D. as usinas produtoras obtêm receita no mercado brasileiro mediante a venda de geração ou de garantia física (GF), que representa o nível máximo de comprometimento comercial. O excedente de energia daquelas que geraram além de suas garantias físicas é comercializado livremente entre as concessionárias, de acordo com a oferta e a demanda de mercado.
  • E. as regras do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) têm como objetivo compartilhar o risco hidrológico entre todas as usinas participantes, baseando- se na troca compulsória do excedente de energia elétrica daquelas que geraram além de suas garantias físicas para as demais, ao valor tarifado pelo mercado.

As diretrizes nacionais para o saneamento básico, que compreendem o conjunto das ações de abastecimento de água (AA), esgotamento sanitário (ES), manejo dos resíduos sólidos (MRS) e manejo das águas pluviais (MAP), definem as atribuições para os municípios como titulares dos serviços, entre elas a implantação da política e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Nesse contexto, considerando a finalidade e a composição de um PMSB, bem como as categorias definidas nas diretrizes, assinale a alternativa correta.

  • A. A gestão dos serviços passa a englobar o conjunto das atividades de planejamento, prestação dos serviços, regulação e fiscalização, todas elas acompanhadas e submetidas, exclusivamente, ao controle governamental.
  • B. O saneamento passa a ser orientado, unicamente, pelos princípios da universalização, além da adoção de tecnologias apropriadas, consideração das peculiaridades locais e regionais, eficiência e sustentabilidade econômica, transparência, segurança, qualidade e regularidade.
  • C. O PMSB consiste em um dos principais instrumentos da política municipal, além de ser uma condição para a validade dos contratos de prestação dos serviços e um requisito para o acesso a recursos federais a partir de 2014. Em função disso, os municípios têm, prioritariamente, iniciado a implementação da Lei por meio de investimentos em obras de saneamento básico.
  • D. Dentre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a universalidade compreende a articulação com outras políticas associadas ao saneamento básico, observando-se que os problemas que devem ser enfrentados por um governo são sempre marcados por suas naturezas transversais (como as políticas de desenvolvimento urbano, habitacional, saúde e meio-ambiente), já que perpassam horizontalmente diversas especialidades.
  • E. Dentre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a integralidade visa propiciar um ambiente com salubridade ambiental, o que só é possível quando se considera o conjunto das intervenções sanitárias englobando os quatro componentes do saneamento (AA, ES, MRS e MAP) à determinada localidade.

Considerando as diretrizes nacionais para o saneamento básico, os indicadores de saneamento no Brasil ainda demandam conceituação, definições e esclarecimentos quanto à realidade do seu uso, principalmente em se tratando de universalização do saneamento em áreas de vulnerabilidade social, de tal forma que possam evidenciar e atender às peculiaridades da prestação dos serviços para pessoas que vivem em aglomerados subnormais urbanos. Sobre esse cenário, assinale a alternativa correta.

  • A. No Brasil, os estudos focados em indicadores para os serviços de universalização do saneamento têm criado as diretrizes para melhorar a performance dos serviços públicos essenciais de caráter coletivo, sobretudo estudos ligados à provisão de saneamento para populações mais pobres.
  • B. O modelo existente de avaliação de desempenho da prestação de serviços de saneamento atende, de forma relativamente homogênea, todas as áreas do país.
  • C. As diretrizes nacionais para o saneamento básico preconizam, entre outros, os princípios fundamentais da universalização e integralidade, cujo modelo hegemônico existente, especialmente no que concerne à universalização em áreas socialmente vulneráveis localizadas dentro e fora de áreas urbanas, tem sido capaz de responder a questões de como implementar esses princípios de forma sustentável em termos financeiros, técnicos e ambientais.
  • D. O Brasil é um país com taxas de urbanização e índices de pobreza muito altos, onde os assentamentos irregulares nas periferias possuem milhões de pessoas. Todos esses assentamentos são considerados em objetivos e metas para provisão de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
  • E. Numa estimativa preliminar da produtividade das prestadoras estaduais dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil, o sistema ainda carece de indicadores precisos relacionados à real necessidade de cobertura e atendimento de água e esgotamento sanitário, bem como às perdas e satisfação dos usuários.

Acerca das ferramentas de análise hidráulica e dos respectivos componentes de um modelo quantitativo para avaliação do funcionamento das redes de distribuição para abastecimento de água, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma dificuldade na formulação de um modelo de redes de distribuição hidráulica se dá pela complexidade em se acrescentar os dispositivos (como bombas e válvulas redutoras de pressão) e modelar os respectivos comportamentos na rede.
  • B. Num modelo para análise de redes de distribuição de água, o problema hidráulico correspondente pode ser posto como o de determinação das vazões nos diversos trechos da rede, de maneira a satisfazer as condições expressas através das equações da conservação de velocidade nos nós e de energia nos trechos da rede.
  • C. O emprego de técnicas de otimização na análise de redes é feito de modo a maximizar uma função objetiva, sujeita a um conjunto de equações lineares de restrições que representam as equações de conservação de massa nos nós e de energia nos trechos.
  • D. Considerando que o vazamento é consequência direta de defeitos na rede, a fim de avaliar as perdas, o método de análise hidráulica deve considerar que ocorrerão fugas de água na rede e que estas serão proporcionais à velocidade.
  • E. A finalidade básica dos sistemas de distribuição de água é transportar água de um lugar para o outro, garantindo que esta chegue em quantidade e qualidade desejadas ao usuário final. Assim, ao disponibilizar água ao consumidor, é preciso que a energia e a pressão da rede sejam iguais à energia e à pressão que serão usadas para superar as perdas de carga dentro dos imóveis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...