Questão número 534384

Em avaliações da capacidade de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os períodos de demanda máxima, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem constatado problemas no suprimento de ponta nos subsistemas Sul e Sudeste desde 2010. Baseado nesse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A. As dificuldades para atender à carga de ponta nas regiões Sul e Sudeste vêm sendo superadas por meio do aumento do despacho hidrelétrico.
  • B. Esse cenário indica a importância de aperfeiçoamento do atual modelo regulatório brasileiro, pois a ausência de normatização adequada para comercializar serviços de reserva de potência não viabiliza mecanismos de incentivo em investimentos adicionais que permitiriam ampliar a capacidade instalada existente.
  • C. Dentre as medidas adotadas pelo ONS para contornar a insuficiência de Reserva de Potência Operativa (RPO) das regiões Sul e Sudeste, destaca-se, principalmente, a importação de energia, por exemplo, da Argentina.
  • D. No horizonte atual, a relação global entre oferta e demanda de energia no SIN não se apresenta balanceada.
  • E. O NOS tem mostrado que as condições de atendimento à demanda de ponta do SIN vêm se estabilizando, devido, principalmente, à expansão da oferta hidrelétrica com reservatório.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...