Questão número 583460

O ciclo hidrológico é um sistema fechado com armazenamento de água na superfície do terreno, nos rios e lagos, nos oceanos, na atmosfera e no subsolo. A lei empírica de Henry Darcy é utilizada para o estudo do escoamento subterrâneo em aquíferos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A equação diferencial que descreve o movimento da água subterrânea é obtida pela combinação da equação de Darcy com a equação da continuidade. A equação da continuidade envolve entradas, saídas e taxas de armazenamento em um volume elementar.
  • B. Um volume elementar de água subterrânea submete-se a forças devido à ação da pressão e à força gravitacional. São forças denominadas reativas porque são responsáveis pelo movimento da água subterrânea.
  • C. O escoamento de um elemento de fluido, em um meio poroso, é extremamente tortuoso, razão pela qual o comprimento percorrido por esse elemento de fluido é, muitas vezes, menor que a distância macroscópica entre os dois pontos.
  • D. A diferença em altura piezométrica é sempre igual à soma da elevação do nível de água nos piezômetros.
  • E. No caso em que a recarga de um aquífero for igual à descarga, há variação no armazenamento de água e, consequentemente, não há variação da altura piezométrica em relação ao tempo.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...