Questão número 583482

Os ambientes geotectônicos de abertura ou divergentes e os ambientes conservativos ocorrem sempre associados às cadeias de montanhas meso-oceânicas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. O ambiente geotectônico divergente e os ambientes conservativos produzem magma proveniente do manto que se espalha em direções opostas, tanto nas cadeias de montanhas meso-oceânicas quanto nas falhas transformantes do fundo oceânico, formando a crosta oceânica.
  • B. O ambiente geotectônico conservativo e o ambiente geotectônico de abertura ou divergente são considerados os mesmos, pois ambos ocorrem nos mesmos locais, nas cadeias de montanhas meso-oceânicas.
  • C. Os ambientes geotectônicos de abertura são considerados diferentes dos ambientes geotectônicos divergentes, porém os ambientes geotectônicos de abertura são os mesmos dos ambientes geotectônicos conservativos.
  • D. Nos ambientes geotectônicos conservativos, não ocorre a criação nem a destruição ou consumo da crosta oceânica, ocorrendo apenas uma ruptura e movimentação lateral. Já nos ambientes geotectônicos de abertura ou divergentes, ocorre a formação da crosta oceânica com o magma proveniente da fusão parcial do manto.
  • E. O ambiente geotectônico divergente não ocorre associado aos ambientes conservativos. Esse último ambiente ocorre apenas nas bordas ou nos limites continentais. Um exemplo é a famosa falha transformante de San Andreas, que corta o deserto da Califórnia, no oeste do continente norte-americano.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...