Questão número 65259

A cidadania é o eixo vertebrador da educação escolar brasileira, o que implica a flexibilização e abertura do currículo escolar. Dessa forma, os temas sociais deverão receber o mesmo tratamento das áreas convencionais, sendo abordados didaticamente de acordo com a contextualização das diferentes realidades locais e regionais e, ainda, de forma a possibilitar a aprendizagem e reflexão dos alunos sobre os temas transversais. Considerando que cabe à escola e ao professor a elaboração e desenvolvimento de seu projeto educativo, ao trabalhar o tema Pluralidade Cultural, devem ter em mente que os aspectos jurídicos, histórico-geográficos, sociológicos e antropológicos devem abordar, respectivamente,

  • A.

    de forma disciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.

  • B.

    de forma disciplinar, legislações de direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social no Brasil; diferenças étnicas e regionais; cultura, raça e etnia.

  • C.

    de forma interdisciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura, raça e etnia.

  • D.

    de forma disciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura e etnia.

  • E.

    de forma interdisciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.

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