Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que

  • A. a aprendizagem é disponível sempre que solicitada, em qualquer hora e em qualquer lugar.
  • B. a meta que se estabelece é voltada a desenvolver o estoque de qualificações do indivíduo.
  • C. o conteúdo que se programa para os cursos visa atualizar as qualificações técnicas do servidor.
  • D. o público-alvo ao qual se destina o processo de formação em serviço restringe-se aos servidores internos.
  • E. o responsável pelo processo de ensinar parte do pressuposto de que o servidor aprende ouvindo.

A necessidade de formação continuada nas organizações está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:

  • A. definir os objetivos da ação de formação continuada.
  • B. estabelecer as diretrizes para a ação de formação continuada.
  • C. diagnosticar quais são as reais necessidades de formação continuada.
  • D. elencar as forças restritivas do ambiente que impedem melhor desempenho profissional.
  • E. reconhecer quais as forças propulsoras para o desenvolvimento da organização.

A convenção internacional sobre os direitos da criança e do adolescente assegura à criança e ao adolescente o direito de serem ouvidos em todo o processo judicial que possa afetar seu interesse. Para assegurar esse direito, o Tribunal de Justiça recomenda que a criança ou o adolescente deve ser ouvido

  • A. em ambiente separado da sala de audiências, com sistema de depoimento videogravado e com a participação de profissional especializado no emprego da técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos da entrevista cognitiva.
  • B. na sala de audiências, sem a presença de outros profissionais, além do entrevistador, que deverá utilizar a técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos da entrevista cognitiva.
  • C. obrigatoriamente na presença do pai e/ou responsável, e entrevistado por um profissional especializado na técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos de preenchimento de questionário individual, preparado previamente por psicólogos.
  • D. depois do maior tempo possível entre o conhecimento do fato investigado e a audiência de depoimento especial, para prevenir ou atenuar a possibilidade de provocar traumas na criança ou no adolescente depoente.
  • E. por especialista em escuta judicial, capacitado especificamente para empregar durante a entrevista, a técnica de questionário investigativo, e atuar na coleta de testemunhos de criança e de adolescente.

As diretrizes conceituais do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estabelecem que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um macroconceito que envolve duas expressões:

  • A. abuso sexual praticado contra crianças, como todo ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança; e exploração sexual, quando praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação ao adolescente vítima.
  • B. abuso sexual praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação ao adolescente vítima e exploração sexual praticada por diferentes agentes da sociedade, em relação à criança vítima.
  • C. abuso sexual e exploração sexual, como todo ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação à criança e adolescente vítimas.
  • D. abuso sexual praticado por adultos da família contra crianças, atentatório ao seu direito humano ao desenvolvimento sexual, e exploração sexual, praticada pelas diferentes mídias, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual do adolescente vítima.
  • E. abuso sexual praticado pela mídia contra crianças, atentatório ao seu direito humano ao desenvolvimento sexual e exploração sexual, praticada por adultos contra jovens adolescentes, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual do adolescente vítima.

Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender.

Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que

  • A. não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
  • B. há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
  • C. há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e não há muitas dúvidas sobre o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
  • D. não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o que determina a aprendizagem do aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
  • E. a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam para o filho.

Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo Freire)

Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.

  • A. A educação não é um elemento para a mudança social, e sim, pelo contrário, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema social.
  • B. A educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira, a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social.
  • C. A educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais e de sua manutenção e perpetuação, em forma de sociedades, e sem a socialização, o sistema social é ineficaz para manter-se integrado, para preservar sua ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites.
  • D. Na estrutura social, há a estabilidade e a mudança. Com isso, observam-se aspectos de uma mesma estrutura visivelmente mutáveis, contraditórios, que alcançados pela demora e pela resistência culturais, mantêm-se resistentes à transformação.
  • E. Educação e democracia formam parte de uma totalidade em que os indivíduos deveriam ter chances iguais. Em outras palavras, igualdade de oportunidades dentro de um universo social de diferenças individuais.

A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve

  • A. dar ênfase aos conteúdos programáticos da série, para facilitar a compreensão e a consequente memorização do conteúdo.
  • B. prever a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva de orientação dos programas de ensino, para não forçar a criança a dispersar a atenção entre vários materiais.
  • C. propor projetos de trabalho desvinculados das experiências cotidianas do aluno, para despertar o seu interesse.
  • D. considerar a prova final como decisiva na avaliação do rendimento escolar do aluno, para que ele tenha oportunidade de mostrar os seus avanços ao final de determinado período.
  • E. nortear-se pela base nacional comum (LDBEN) e referendar a educação não-disciplinar, cujo ensino se caracteriza por formação de redes de conhecimento e de significações em contraposição a currículos.

Das alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente o modelo de democracia cuja experiência mais marcante e conhecida foi a da Grécia Antiga. Esse modelo, conhecido como democracia direta, é

  • A. uma forma em que o cidadão escolhe seus representantes, que devem eleger os responsáveis pela condução do poder público, nos diferentes níveis.
  • B. o sistema de eleição em que todos os cidadãos participam da escolha dos candidatos à eleição para os diferentes cargos eletivos.
  • C. o sistema em que o eleitor vota diretamente no seu representante para o Poder Executivo e Legislativo.
  • D. quando as decisões são tomadas por cada um dos cidadãos, administrar sem intermediários.
  • E. o sistema em que o cidadão escolhe, entre os candidatos do seu distrito, aquele que deverá participar da eleição em nível municipal.

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

  • A. socialismo, pragmatismo e imperialismo americano.
  • B. comunismo, idealismo e imperialismo.
  • C. capitalismo, positivismo e democracia formal para defender a liberdade.
  • D. socialismo, idealismo e monarquia parlamentarista.
  • E. capitalismo, iluminismo e monarquia.

A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientização cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor

  • A. Fernando Azevedo.
  • B. Paulo Freire.
  • C. Anísio Teixeira.
  • D. Darcy Ribeiro.
  • E. Florestan Fernandez.
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