Questão número 656936

A cisticercose é a infestação do organismo humano pela larva do helminto da tênia. Sua patogenia humana está na localização do parasita em tecidos nobres, como o globo ocular e o SNC. E nesse caso, a infestação do SNC pelo cisticerco da Taenia solium é conhecida por neurocisticercose e afeta ambos os sexos, sendo encontrada em qualquer idade na faixa de 5 a 75 anos, com pico de incidência entre os 25 e os 35 anos. Com relação a neurocisticercose é correto afirmar:
I. Cisticercos parenquimatosos, localizando-se preferencialmente nas áreas mais vascularizadas dos gânglios da base e do córtex cerebral. II. Cisticercos intraventriculares, que podem ser encontrados em qualquer dos ventrículos cerebrais, pequenos ou grandes, geralmente únicos e localizando-se de preferência no IV ventrículo. III. Cisticercos espinais, que podem situar-se no parênquima medular ou no espaço subaracnóideo espinal, tendo morfologia semelhante à dos cisticercos cerebrais. IV. Alguns casos podem necessitar intervenção cirúrgica devido a uma hidrocefalia obstrutiva – condição de alta mortalidade dessa parasitose – ou para remoção dos cistos que podem vir a comprimir estruturas do SNC.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...