Questão número 660275

O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em:

    A) São as mais comuns e apareceram mais fortemente no campo científico nas décadas de 60 e 70. Em função de sua generalidade falam pouco sobre os componentes que as formam ou como o conceito pode ser operacionalizado, normalmente incorporam ideias de satisfação/insatisfação e de felicidade e descontentamento e por essa razão o conceito destaca-se como subjetivo e individual.

    B) Dividem o conceito numa série de partes, componentes ou dimensões que contribuem para a qualidade de vida global, podendo ainda identificar um ou mais componentes como essencial. Essas definições são melhores operacionalizáveis e podem abranger tanto questões objetivas (como estado de saúde e capacidade funcional, nível socioeconômico, etc.) como subjetivas (julgamento pessoal sobre a satisfação com a vida, autoestima, etc.).

    C) Trata-se de uma subdivisão das definições por componentes. Nestas definições um ou mais componentes são focalizados e analisados mais detalhadamente. Normalmente este tipo de definição é usado na área da saúde na qual são privilegiados certos aspectos específicos de cada quadro patológico.

    D) São normalmente definições globais que especificam um ou mais componentes, tratando, por exemplo, da satisfação geral da vida, dando ênfase ao aspecto físico, mas não analisando o contexto social.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...